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Melhoras nas estimativas de oferta no Canadá, na União Europeia e na Ucrânia levaram o Departamento da Agricultura dos EUA (USDA) a revisar para cima sua projeção para a produção mundial de trigo nesta safra 2011/12. De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (12/09) pelo ministério americano, a colheita global deverá render 678,12 milhões de toneladas, 0,9% mais que o previsto em agosto para a atual temporada e 4,6% acima do volume de 2010/11.
Demanda mundial - O USDA também elevou, em 0,3%, seu cálculo para a demanda mundial de trigo em 2011/12 na comparação com a previsão de agosto, para 676,86 milhões de toneladas - 3,4% mais que em 2010/11 -, e os estoques finais globais foram redimensionados para 194,59 milhões de toneladas, 3% acima da estimativa de agosto e 0,6% mais que na temporada passada. No quadro dos EUA, o USDA reduziu sua previsão para as exportações em 2011/12 e, com isso, ampliou os estoques finais do país.
Chicago - Na bolsa de Chicago, as cotações reagiram negativamente aos novos números. Os contratos com vencimento em dezembro, que ocupam a segunda posição de entrega (normalmente a de maior liquidez) fecharam a US$ 7,2725 por bushel, em baixa de 2,50 centavos. Mas foi uma queda até modesta se comparada à da soja, produto para o qual o USDA elevou sua previsão para a produção global em 0,6% na comparação com o levantamento de agosto, para 258,99 milhões de toneladas - 1,9% menos que na temporada 2010/11.
Principal fator - Diante da manutenção da projeção para a demanda, esse foi o principal fator para a ampliação de 2,6% nos estoques finais em relação à estimativa anterior. O novo número para os estoques (62,55 milhões de toneladas) ainda é 9,1% inferior ao de 2010/11. As correções para os EUA foram modestas, e a projeção para colheita do grão no Brasil em 2011/12 foi mantida em 73,5 milhões. Em Chicago, a segunda posição (novembro) recuou 30,75 centavos e fechou a US$ 13,96 por bushel.
Milho - No caso do milho, o departamento reduziu as projeções para produção e demanda mundiais na safra em curso, mas o saldo foi positivo para os estoques finais. Segundo o USDA, a colheita deverá somar 845,67 milhões de toneladas, 0,7% menos que o projetado em agosto, mas ainda 3,7% acima de 2010/11. A demanda total foi ajustada para 861,58 milhões de toneladas, 0,8% abaixo do levantamento de agosto, mas 2,1% maior que no ciclo passado. E os estoques foram calculados em 117,39 milhões de toneladas, 2,5% mais que o volume de agosto, mas 5,6% menos que em 2010/11.
Redução - Para o milho nos EUA, o USDA reduziu as previsões para produção, demanda e estoques finais em 2011/12, principal motivo para a alta em Chicago, onde a segunda posição (dezembro) subiu 9 centavos, para US$ 7,4550 por bushel. No quadro do Brasil, a projeção para a produção que ainda será plantada passou a ser de 61 milhões de toneladas, ante as 57 milhões previstas em agosto e as 57,5 milhões de 2010/11. (Valor Econômico)
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Em uma parceria inédita, a multinacional DuPont e a Escola Municipal Imaculada Conceição na Vila Paraíso em São João promoveram, no dia 9 de setembro, uma manhã de conscientização ambiental com pais e alunos. Na ocasião, 80 estudantes assistiram a uma palestra sobre preservação da água, uso e manuseio correto de EPI’S (Equipamento de Proteção Individual), entre outros assuntos, além de participarem do plantio de 12 mudas de canela em uma praça da comunidade. Também houve a distribuição de mais 150 mudas de espécies nativas como a pitanga.
Ideia - A ideia surgiu a partir de um projeto, o “Novos Olhares”, desenvolvido pela professora do terceiro ano do Ensino Fundamental, Fernanda Ribeiro de Souza. “As crianças fizeram fotos nas propriedades de situações que consideravam boas e ruins para o meio ambiente e para toda a população. A partir disso produzimos um mural de conscientização com as fotos, elaboramos um jornal com o relato dos alunos do que vivenciaram e também realizamos em conjunto com a DuPont o plantio de mudas”, explica.
Parceria – A DuPont promove mundialmente o Projeto Natureza DuPont. O engenheiro agrônomo Idacir Pitt explica que a empresa desenvolve ações no mundo todo e que iniciativas como essa já foram realizadas em outros municípios da região Sudoeste do Paraná. “O objetivo é desenvolver ações ambientais, com apoio de parceiros, por meio da conscientização da comunidade, através de treinamentos com estudantes de escolas”, destaca Pitt. O projeto contou ainda com o apoio da Coasul Cooperativa Agroindustrial. (Imprensa Coasul)
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Uma parceria vai garantir a continuidade do Programa de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos que, ano passado, recebeu 12 milhões de recipientes – o equivalente a mais de 5 mil toneladas de plástico. Foi assinado um convênio entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), o Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto opera a partir de um sistema que compreende cinco fases: treinamento dos funcionários envolvidos no processo, atividades de educação ambiental para conscientizar os agricultores, controle das embalagens devolvidas, fiscalização dos produtores rurais quanto à devolução dos recipientes e pesquisas com os dados do programa.
Pontos de recebimento - Atualmente, o Paraná conta com 75 pontos de recebimento, com destaque para as centrais do Oeste, que processam o maior volume de materiais.
De acordo com o presidente do Inpev, João Cesar Rando, as embalagens são recolhidas pelo sistema de logística reversa. "Temos 17 associações de revendedores de agrotóxicos cadastradas e responsáveis por transportar o material devolvido para os locais de destinação adequada", explica. No Paraná, estima-se que 280 mil agricultores utilizem agrotóxicos em suas plantações.De acordo com o presidente do Inpev, João Cesar Rando, as embalagens são recolhidas pelo sistema de logística reversa. "Temos 17 associações de revendedores de agrotóxicos cadastradas e responsáveis por transportar o material devolvido para os locais de destinação adequada", explica. No Paraná, estima-se que 280 mil agricultores utilizem agrotóxicos em suas plantações.
Capacitação - Pelo acordo, a UFPR ficará responsável por capacitar os professores e alunos envolvidos no programa. Até agora 6 mil pessoas já receberam o treinamento.
As embalagens devolvidas são recicladas e reaproveitadas para a fabricação de materiais como tubos para canalização de esgoto, eletrodutos (conduites) para construção, bombonas plásticas para incineração, entre outros. (Folha de Londrina)As embalagens devolvidas são recicladas e reaproveitadas para a fabricação de materiais como tubos para canalização de esgoto, eletrodutos (conduites) para construção, bombonas plásticas para incineração, entre outros. (Folha de Londrina)
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Prosseguem, até o dia 28 de outubro, as inscrições para o 3º Prêmio Unimed de Jornalismo. Neste ano, o tema é bem geral: Saúde. As matérias concorrentes poderão envolver questões como prevenção, qualidade de vida, medicamentos e tecnologias (novidade e uso adequado), esclarecimentos sobre doenças e enfermidades (sintomas, causas e tratamentos) e demais assuntos que afetem, direta ou indiretamente, a Saúde Pública e a Suplementar. O Prêmio é uma realização da Federação das Unimeds do Paraná e conta com apoio da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) e Sindijor (Sindicato dos Jornalistas do Estado do Paraná).
Público - Podem participar profissionais e estudantes de jornalismo, preferencialmente, do estado do Paraná (veja regulamento). São quatro categorias (profissional, destaque acadêmico, mídia corporativa e categoria especial), que pagarão, ao todo, R$ 37 mil, livres de impostos.
Novidade - A novidade, deste ano, é que a categoria especial tem temática específica, O uso consciente dos recursos e serviços de saúde, e vai pagar R$ 5 mil ao vencedor. Os interessados podem o menu do hotsite (www.unimed.com.br/parana), tirar suas dúvidas e fazer sua inscrição. Podem ser inscritas matérias veiculadas de 10 de novembro de 2010 a 28 de outubro de 2011. Mais informações, no setor de Comunicação Corporativa, Marketing e Responsabilidade Social, da Unimed PR, por meio da Assessoria de Imprensa, pelo telefone (41) 3219-1488 ou pelo e-mail
Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . (Unimed Paraná)
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A globalização é um dos elementos que levam à necessidade de uma educação permanente, e, para atender a essa demanda, os cursos a distância incorporam também os avanços tecnológicos. O assunto está sendo amplamente discutido em Manaus (AM), no 17º Congresso Internacional de Educação a Distância. O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maurício Alves, e a gerente de Formação, Andréa Sayar, participam dos debates. Este ano, o evento tem como tema “A Grande Conversação: Diferentes Formas de Aprender, Conteúdos Variados e Tecnologias Diferenciadas – Interação com Diversidade”.
Tecnologia a favor - “Nós acreditamos que as tecnologias estão a nosso favor”, disse Alves, que está à frente do projeto de criação da rede de Ensino a Distância (EaD) da organização – o Sescoop online. O projeto foi aprovado em julho deste ano pelo Conselho Nacional do Sescoop. “O EAD pode ajudar muito na qualificação profissional de cooperados, pois permite uma combinação eficaz de estudo e trabalho, garantindo sua permanência no seu próprio ambiente”, avalia o gestor.
Realidade - Para ele, o curso a distância se adéqua muito à realidade dos cooperados que passam a ser sujeito ativo em sua formação. Ele destacou ainda que o evento traz novidades tecnológicas cada vez mais sofisticadas e necessárias para o sucesso do ensino, além de promover a troca de idéias e experiências sobre planejamento, implantação e operação de programas de EAD em entidades corporativas.
Exposição - As novidades do ensino a distância serão expostas por 24 expositores, no salão Ponta Negra, do Tropical Hotel, durante os três dias do congresso. A abertura oficial do evento ocorrerá na noite de hoje. Durante o dia, os representantes do Sescoop participaram de 14 mini-cursos ministrados por especialistas com foco nos diversos aspectos da EAD, como tecnologia, tutoria, ambientes educacionais, softwares, material didático, avaliação, gestão e planejamento. O encontro continua até esta sexta-feira (02/8) e é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). (Informe OCB)
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Há alguns anos, as cooperativas paranaenses tomaram a iniciativa de suprir sua necessidade de matéria-prima florestal, seja de lenha para aquecimento ou para construção de estruturas como palanques. Essa avaliação é do analista técnico-econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Gilson Martins. Segundo ele, o consumo anual das cooperativas para secagem de grãos é de 30 mil a 35 mil hectares de florestas.
Fórum - Para ampliar a produção, a Ocepar promove o Fórum de Produção Florestal, de duas a três vezes ao ano, apresentando as florestas como opção de renda ao produtor. ''Hoje boa parte desses cultivos florestais pertence a cooperativas e não a produtores'', revela. Martins afirma que muitas cooperativas do Estado estão adiantadas no cultivo de área próprias de plantios, sendo que algumas estão perto da autossuficiência.
Exemplos - A Coamo Cooperativa Agroindustrial possui 4.390 hectares de área florestal, sendo 3.845 com plantio de eucalyptus e 1.445 de área nativa. Segundo o chefe da Fazenda Experimental da Coamo, Joaquim Mariano Costa, esse cultivo está distribuído em 46 áreas localizadas no Norte de Santa Catarina, Centro-Oeste do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul. ''Nosso objetivo é ter fonte própria de energia renovável e limpa, além de evitar que a lenha usada pela Coamo contribua com o consumo de mata nativa.''
Primeira - A primeira propriedade com plantio florestal da cooperativa foi fundada em 1979, com recursos próprios. Hoje, 80% do consumo de lenha da Coamo é contemplado por floresta própria. Costa afirma que para atingir os 20% restantes, a cooperativa estimula os cooperados a manter áreas florestais.
Produção - A Coamo reserva, desde 1980, 5% das árvores sem abater com o objetivo de servir à indústria madeireira. ''Todo o consumo interno da Coamo para construção civil, é feito com eucalyptus próprios'', salienta. A cooperativa manteve, de 1975 a 2000, um viveiro florestal, por meio do qual distribuiu mudas nativas para os cooperados. Costa afirma que todo os anos, entre 3 mil a 4 mil associados participam de treinamentos envolvendo produção florestal.
Reflorestamento - Até o início de 2012, a Copacol Cooperativa Agroindustrial Consolata, com sede em Cafelândia (Oeste), deve consumir 900 metros cúbicos de lenha. Para atender a essa necessidade, seriam necessários mais de 5 mil hectares de florestas. De acordo com o diretor presidente, Valter Pitol, a Copacol já possui área de 1.200 hectares com eucalyptus e, em breve, deve adquirir mais 800 hectares. ''Nos próximos três ou quatro anos devemos implantar mais mil hectares de reflorestamento de eucalyptus'', revela.
Plantio intensificado - Pitol lembra que os trabalhos de reflorestamento da cooperativa começaram há mais de 20 anos. ''Intensificamos o plantio para não ficar à mercê do mercado de lenha'', afirma. A Copacol também fornece mudas para os cooperados interessados, mas a maioria utiliza a madeira para aquecimento do próprio aviário. Segundo Pitol, os cooperados recebem orientações sobre proteção de mina e cuidados com mata ciliar de acordo com a legislação. (Folha Rural/ Folha de Londrina)
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Tem início, nesta sexta-feira, dia 26, mais um curso de MBA oferecido pelo Sescoop/PR (Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). Desta vez, 30 funcionários da Coodetec, Primato, C.Vale, Copacol, do Sicredi e Sicoob serão beneficiados. O MBA Liderança e Gestão Organizacional será realizado na sede da Coodetec, em Cascavel, e seguirá até dezembro de 2012.
Conhecimento - De acordo com o analista de desenvolvimento humano, Leandro Roberto Macioski, o MBA Liderança e Gestão Organizacional, busca conduzir os participantes a auto-avaliação. “É uma busca por processos de conhecimento. Através disso, será possível um desempenho superior de equipes e de suas cooperativas, com o desenvolvimento de sistemas e processos inovadores para uma liderança de alta performance.”
Instrutores - Instrutores da Franklin Covey, empresa global especializada em treinamentos de pessoas e organizações, serão responsáveis pelas aulas ministradas na Coodetec. Durante o curso, serão apresentados cases e realizadas discussões entre os participantes. Os alunos contarão com disciplinas diferenciadas, como Liderança Organizacional, Produtividade em Gestão e Comunicação Institucional. A abertura do MBA Liderança e Gestão Organizacional está programada para as 19 horas, no Centro de Treinamento da Coodetec, em Cascavel (BR 467, km 98). (Imprensa Coodetec)
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), para atender às necessidades das cooperativas de crédito de formação profissional e aprimoramento da gestão, está desenvolvendo o Programa Nacional de Educação do Cooperativismo de Crédito. A iniciativa tem a participação do Comitê de Educação do Ramo Crédito (Cerc). Inicialmente, o programa terá duas linhas básicas: o Curso de Formação de Conselheiros Fiscal e de Administração, e a qualificação de empregados de cooperativas tendo como base o modelo de gestão por competências.
Licitação - Neste mês de agosto, foi finalizado o processo licitatório para contratação da empresa que prestará os serviços de construção do conteúdo e metodologia a serem aplicados no Curso de Formação de Conselheiros de Administração e Fiscal. A empresa contratada para a produção dos materiais (Dialétika Fenômenos Organizacionais) vai atuar em três etapas principais, conforme explica a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar: “Nesta primeira fase serão desenvolvidos a metodologia didático-pedagógica, os conteúdos teóricos, materiais pedagógicos e de apoio instrucional, além da sistemática de avaliação dos resultados a serem gerados pelo programa.
Piloto - Posteriormente, o curso será ministrado para uma turma-piloto, com duração de aproximadamente cinco meses, correspondentes a cinco módulos, que totalizarão 120 horas para Conselheiros de Administração e 100 horas para Conselheiros Fiscais”. Andréa complementa que,após os ajustes necessários, será a vez do repasse metodológico para as unidades estaduais. A previsão é que essa entrega aos estados aconteça em junho de 2012.
Demanda - A demanda pelo Programa partiu do Conselho Consultivo do Ramo Crédito (Ceco) da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para atender à necessidade da profissionalização da gestão e qualificação dos empregados de cooperativas de crédito. “Em seus relatórios anuais sobre o sistema financeiro, o Banco Central apontou a necessidade de se realizar investimentos mais expressivos e consistentes na capacitação dos quadros funcional e diretivo das cooperativas de crédito e de se promover a implantação de uma política sistêmica de formação. Esse foi o grande mote para o desenvolvimento deste Programa”, explica Andréa. (Informe OCB)
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A Granopar Corretora de Mercadorias está oferecendo o Curso Intensivo de Hedging com Derivativos Agrícolas e Análise Gráfica a clientes e parceiros de negócios. Com duração de dois dias, terá forte direcionamento prático, com exercícios e simulações, em tempo real, com as Bolsas de Mercadorias de Chicago e Nova York. Será realizado dias 29 de 30 de setembro, no Hotel Deville- Sala Tibagi, em Curitiba.
Estratégias - De acordo com os organizadores, o mercado de commodities agrícolas está ficando cada vez mais complexo e dinâmico e os instrumentos clássicos de proteção de preços ainda são amplamente utilizados. Por outro lado, trazem alguns inconvenientes quando o mercado vai contra um determinado posicionamento vendido ou comprado. A ideia é capacitar os participantes a recorrer às modernas ferramentas de análise, que possibilitam flexibilizar e baratear a proteção de preços, tanto de compradores como de vendedores, utilizando estratégias com opções sobre contratos futuros.
Instrutor – O instrutor do curso é Miguel Biegai Júnior, corretor de mercado físico e futuro de commodities. Ele é responsável pela área de montagem de estruturas de proteção de preços utilizando futuros/opções e análise técnica/gráfica de mercado futuro de commodities da Corretora Granopar. Miguel também é analista de mercado, com experiência de 14 anos em análise agroeconômica, mercado futuro e opções de commodities. As inscrições ao curso devem ser feitas com Miguel, pelo fone (41) 2169-3000 ou pelo email
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Clique aqui para conferir a programação do Curso Intensivo de Hedge com Derivativos Agrícolas
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Já está circulando a segunda edição da revista Paraná Cooperativo - Técnico e Científico, elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná (Sescoop/PR) em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV). A publicação, de 78 páginas, traz seis artigos de gestores de cooperativas cursando pós-graduação, selecionados por um grupo de profissionais das duas instituições - idealizadoras dos programas de MBAs no estado.
Qualidade - O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos, destacou a qualidade dos artigos, que serão, com certeza, um referencial teórico. “É uma satisfação ter em mãos uma publicação com tanto conhecimento desenvolvido por pessoas que estão atuando no meio cooperativista. O Sescoop/PR e a FGV tiveram uma brilhante idéia em compartilhar esse tipo de trabalho acadêmico. Esse material tem que transitar não só no sistema cooperativista, como também em outros ambientes educacionais".
Conhecimento - A revista foi criada para disseminar o conhecimento produzido por gestores de cooperativas durante os programas de pós-graduação. Os artigos apresentam modelos e soluções inovadoras, desenhadas de acordo com as necessidades de cada instituição, que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do estado do Paraná. (Informe OCB)
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Com o objetivo de esclarecer e aprofundar o conhecimento sobre a legislação que determina a contratação de jovens aprendizes em empresas de médio e grande porte, será realizado em São Paulo, no dia 28/09,o curso “Regulamentação da Lei do Aprendiz”. A organização do evento é da empresa Consultoria em Treinamentos, que oferecerá aos participantes todo o material de apoio, e certificado ao final. A gerência de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) considera importante a articulação das unidades estaduais para participação no evento, uma vez que está prevista para 2012 a operacionalização do Programa Aprendiz Cooperativo em âmbito nacional.
Regras - O novo texto da Lei do Aprendiz (10.097/2000), regulamentado em 2005 pelo Decreto 5.598/2005, estabelece que as médias e grandes empresas reservem entre 5% e 15% das vagas para a formação profissional de jovens aprendizes. É considerado jovem aprendiz aquele contratado diretamente pelo empregador, ou por intermédio de entidades sem fins lucrativos, que tenha entre 14 e 24 anos, esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Fundamental e esteja inscrito em curso ou programa de aprendizagem desenvolvido por instituições de aprendizagem. Recentemente, estão sendo propostas mais alterações ao instrumento, que ainda prevê que os aprendizes façam jus a uma remuneração, mas não aos benefícios acordados nas convenções sindicais.
Investimento - O investimento é de R$ 790,00 por participante, com direito a coffebreak e estacionamento reservado. A programação completa está disponível no site da organização (www.consultoriaemtreinamentos.com.br). O formulário de inscrição deve ser solicitado por telefone (11 - 3681-1451) ou por e-mail (
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Serviço - Curso: Regulamentação da Lei do Aprendiz / Data: 28/9/2011 / Local: Regent Park Hotel – Rua Oscar Freire, 533 – Jardins – São Paulo (SP) / Horário: 8h30 às 17h / Investimento: R$ 790,00 / Inscrições: (11) 3681-1451 /
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Até o fim de agosto, as singulares do estado receberão o enxoval completo da campanha Todo Cuidado com Você, que será disponibilizada pela Unimed PR. A campanha é uma adaptação da campanha de mesmo nome, de autoria da agência OZ Propaganda,desenvolvida, há dois anos, para a Unimed Londrina. “A Federação adquiriu o direito de veiculação da campanha para uso gratuito de suas 22 Singulares, pelo período de 12 meses”, conta Bruno Tanferri, analista de Marketing da Unimed PR.
Objetivos - Liège Mazanek, coordenadora de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social da Unimed PR, lembra que o objetivo da campanha é conscientizar, esclarecer e educar cooperados, prestadores, clientes e sociedade, mostrando a forma racional como a cooperativa busca administrar seus recursos. As mensagens buscam estabelecer uma relação de parceria entre a cooperativa e o cliente, para que todas as ações sejam no sentido de otimizar os serviços e garantir maior qualidade de atendimento.
Conselhos - Confiar no médico, seguir as suas orientações, guardar exames anteriores e levá-los nas novas consultas, ligar avisando caso queira cancelar a consulta agendada, evitar usar os pronto-socorros em situações que não forem de emergência, entre outros, são conselhos de bom relacionamento que fazem o serviço da Unimed ser mais rápido, prático e seguro para todos os pacientes.
Pré-lançamento - No início do mês, houve o pré-lançamento na própria Federação, durante reunião do Comitê Interno de Comunicação. Para a adesão à campanha, as diretorias das Unimeds têm assinado um termo de compromisso. Pelo contrato entre a Federação e a agência, as Singulares ficam expressamente proibidas de alterar o layout, imagem ou o conteúdo de qualquer peça da campanha. A equipe de Comunicação da Federação faz as adaptações quanto ao formato, inscrição, local da ANS, SAC e Portal, e envia arquivo customizado para cada singular. (Imprensa Unimed PR)
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No último dia 5 de agosto, o Portal Unimed completou nove anos de existência como a principal empresa desenvolvedora de conteúdos e soluções web para o Sistema Unimed. Com 15 produtos e dois serviços de assessorias de Comunicação On-line e Marketing Digital, o Portal Unimed mantém a busca pela melhoria contínua e prepara-se para sua maior renovação tecnológica.
Mudança - Com o Programa Janus, a empresa mudará a plataforma tecnológica atual para uma plataforma web corporativa baseada na ferramenta Liferay. A escolha por essa solução foi fundamentada nos conceitos agregados por ela e priorizados pelo Portal Unimed, que unem inovação, gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e comunicação web. A primeira fase do Programa Janus, correspondente às áreas restritas do Portal, será lançada ainda no final deste ano, com uma novidade: uma solução de Intranet.
Facilidades - Com essa mudança, o Portal Unimed proporcionará mais facilidades e novidades para o Sistema Unimed, além de ficar em consonância com as opções mais atuais em relação a ambientes corporativos na internet. Com isso, a empresa espera comemorar muito mais que aniversários, mas a certeza de estar mais uma vez no caminho certo para fazer a diferença a favor da comunicação, do desenvolvimento e da integração do Sistema Unimed através da internet.
O Portal Unimed - Criado em 2002, o Portal Unimed gerencia o endereço nacional do Sistema Unimed (www.unimed.com.br) e desenvolve soluções web voltadas para as Singulares e Federações Unimed. Atualmente, oferece 15 produtos - Agenda Corporativa, Aton, Blog, Boleto de Pagamentos, Canal do Colaborador, Canal do Cooperado, Extrato de Contas Médicas, Fórum, Gestão de Concursos, Guia Médico, Hotsites, Páginas Digitais, Pesquisas On-line, Reuniões Virtuais e Site Padrão – e assessorias especializadas em comunicação e marketing digital. (Portal Unimed)
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O Encontro Nacional de Educação Cooperativa (Enec), que acontece até esta quinta-feira (18/08) na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em Brasília (DF) proporcionou aos participantes uma apresentação realizada pela Fundação Dorina Nowill Para Cegos, instituição sem fins lucrativos e de caráter filantrópico que se dedica à inclusão social das pessoas com deficiência visual.
Inclusão - Na palestra “A inclusão das pessoas com deficiência visual, por meio do acesso à educação e à cultura”, a gerente de serviços especializados da fundação, Eliana Cunha, abordou a importância desse trabalho e o papel que o cooperativismo tem a desempenhar nesse processo. “Os principais espaços para inclusão das pessoas com todo tipo de deficiência são as escolas, os ambientes educacionais. Nesse sentido, o cooperativismo tem um papel bastante importante inserindo o ramo educacional nessas discussões”, afirmou.
Pessoas com deficiência - A gerente de Promoção Social do Sescoop, Andréa Sayar, diz que a intenção do Sescoop ao trazer uma entidade como a Fundação Dorina para falar aos educadores cooperativistas é fazer com que as ações dos programas desenvolvidos pela instituição passem a atender às necessidades das pessoas com deficiência, tornando materiais didáticos, por exemplo, acessíveis a todos. “As apostilas que estão sendo produzidas para implantação do programa Aprendiz Cooperativo a partir de 2012, por exemplo, terão versões escritas, em audiobook e em libras. E o mesmo deverá ser feito com todas as outras ações e projetos do Sescoop”, afirma a gerente.
Temas essenciais - Na manhã desta quarta-feira (17/08), os participantes do Enec se dividiram em grupos para trabalhar três temas essenciais para nortear a inserção do tema educação cooperativa nas instituições de ensino brasileiras. Na primeira oficina, as equipes debateram a convergência metodológica para a inserção do conteúdo nas escolas. O segundo trabalho foi sobre como estabelecer resultados de qualidade para os programas de Educação Cooperativa e, depois, foram definidos indicadores de resultado para os programas. No último dia do encontro, os participantes irão consolidar os resultados alcançados em cada oficina. (Informe OCB)
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Com foco na promoção da saúde, as Unidades de Negócio da Unimed Londrina ampliam os serviços oferecidos pela singular, reduzindo custos assistenciais e oferecendo novas oportunidades aos clientes. A unidade de Medicina Preventiva é uma delas e, no último mês ,atingiu uma marca significativa: dois mil clientes atendidos pelos programas “Bem-me-Quer” e “Prover”, que atendem pacientes com diabetes e hipertensão arterial.
Mudanças de atitude - Os programas preventivos visam estimular mudanças de atitudes nos clientes Unimed, orientando-os sobre hábitos saudáveis, minimizando efeitos de comportamentos de risco e incentivando o melhor controle de doenças crônicas. Uma equipe multidisciplinar composta de assistentes sociais, professores de educação física, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos dá o apoio necessário aos tratamentos prescritos pelos médicos.
Retornos - “É comum encontrarmos pacientes hipertensos e diabéticos que estão há mais de um ano sem comparecer aos retornos solicitados pelos médicos, como também aqueles que não usam corretamente as medicações prescritas, não realizam os exames solicitados e, principalmente, não adotam os hábitos de alimentação, atividade física e cessação do tabagismo orientados pelo médico”, conta o gestor de Promoção à Saúde da Unimed Londrina, Wilson Liuti Costa Júnior.
Adesão - Para Wilson, o grande papel da equipe de promoção de saúde é auxiliar esse paciente a conseguir aderir a todas essas recomendações, lembrando da importância dos retornos com seus médicos de referência e auxiliando na mudança de hábitos. “Esse trabalho tem como objetivo, principalmente, prevenir complicações como infarto ou acidente vascular cerebral, que, pela análise do perfil epidemiológico, estão entre as doenças responsáveis pela maior parte do custo assistencial em internações de nossa Cooperativa”, explica.
Estímulo à prevenção - O superintendente da área de Provimento de Saúde, Jorge Luiz Gonçalves, ressalta que atingir esta meta consolida a visão da cooperativa no estímulo à prevenção. “É um desafio, algo que precisa ser construído gradativamente. Estes programas melhoram a qualidade de vida dos clientes e, em consequência, ajudam a Cooperativa na administração do risco da carteira de clientes.” O superintendente destaca também que projetos como estes estão em sintonia com os objetivos estratégicos da empresa traçados para médio e longo prazo e que contribuem na melhora do Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS) junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Outros programas - A gestão de promoção de saúde da Unimed Londrina conta ainda com programas como “Curso de gestantes”, “Planejamento familiar”, “Amamentar” e “Atividade física”, além do circuito de Medicina Preventiva nas empresas, abordando o tabagismo. “Todos fazem sucesso com seu público específico e, cada vez mais, as indicações boca a boca entre os clientes e as indicações dos médicos cooperados têm trazido clientes para participar dos grupos”, ressalta.
Avaliação - Para serem atendidos pelos programas, os clientes que apresentem diabetes e hipertensão arterial podem procurar a unidade de Medicina Preventiva ou ligar agendando uma avaliação. É preciso que o paciente traga um documento comprovando que tenha diabetes ou hipertensão, que pode ser um exame ou a própria receita médica. Para tabagistas e gestantes, não é exigido encaminhamento médico. Segundo Wilson, vários colaboradores que se encaixam no perfil dos programas já estão participando das atividades. (Imprensa Unimed Londrina)