História do Paraná

História do Paraná

História

2 de abril de 1971

Durante o 3º Encontro de Dirigentes Cooperativistas, no auditório da cooperativa Agro-mate, na Avenida Marechal Floriano 1.368, em Curitiba, é fundada a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

2 de abril de 1971

3 de abril de 1971

É constituída a Associação de Orientação de Cooperativas do Estado do Paraná (Assocep), com o objetivo de prestar serviços na gestão, informação, administração e auditoria do sistema cooperativista.

1971

Se intensificam os trabalhos de reorganização do cooperativismo, primeiramente com o Projeto Iguaçu de Cooperativismo (PIC), seguido anos depois pelo Projeto Norte de Cooperativismo (Norcoop) e Projeto Centro Sul de Cooperativismo (Sulcoop).

1971

17 de dezembro de 1971

Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Ocepar aprova a constituição do Fundo Cooperativo de Garantia contra o Granizo e do Fundo de Desenvolvimento de Pesquisa do Trigo (Fundespe).

Junho de 1972

Começa a circular a primeira edição do Jornal Paraná Cooperativo, veículo oficial de comunicação do sistema cooperativista, transformado em 2004 na Revista Paraná Cooperativo.

Junho de 1972

1972

É criado o Departamento de Pesquisa da Ocepar. Por meio do Fundespe, os recursos para pesquisa do trigo recolhidos pela Comissão de Comercialização do Trigo Nacional (Ctrin) passam a ser administrados pela Ocepar.

1975

É inaugurada a sede própria da Ocepar, na Avenida Cândido de Abreu 501, em Curitiba, com as presenças do governador do Paraná, Jayme Canet Jr., do ministro da Agricultura Alysson Paulinelli e do Presidente da Ocepar, Guntolf van Kaick.

1975

1982

É constituído o Comitê Pró-Constituição das Cooperativas de Crédito com a finalidade de organizar e estimular a expansão do ramo crédito. O Comitê passa a funcionar na sede da Ocepar, com apoio técnico e financeiro da entidade.

2 de julho de 1982

É inaugurado o Centro de Pesquisa Eloy Gomes, da Ocepar, em Cascavel, em solenidade com a presença do ministro da Agricultura, Ângelo Amaury Stábile e do governador do Paraná, Hosken de Novaes.

2 de julho de 1982

19 de abril de 1988

É aprovada em Assembleia, a transformação do Departamento de Pesquisa da Ocepar em cooperativa. Surge, então, a Coodetec.

A nova Constituição do Brasil de 1988, no artigo 5º, assegura a autonomia do cooperativismo e acaba com a tutela estatal, vedando a interferência governamental no funcionamento das cooperativas.

Setembro de 1990

É aprovada, em Assembleia Geral Extraordinária, a criação do Programa de Autogestão das Cooperativas do Paraná. O cooperativismo paranaense foi pioneiro entre os estados na execução desse programa.

Setembro de 1990

1996

É aprovado o Plano Paraná Cooperativo 2000, um planejamento estratégico baseado em estudos aprofundados e com um cronograma de metas e ações necessárias para efetivá-las. No mesmo ano, é criada a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

3 de abril de 1998

É publicada a Medida Provisória 1.715, criando o Programa de Revitalização das Cooperativas de Produção Agropecuária (Recoop). O artigo 7º da MP autoriza a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), o Sistema S do cooperativismo. A Ocepar tem forte atuação em ambos os temas.

3 de abril de 1998

21 de setembro de 1999

O Sescoop é implantado no Paraná com o objetivo de promover a formação profissional, promoção social e o monitoramento das cooperativas, dando início a um processo de transformação sem precedentes no setor.

2000

A Ocepar intensifica ações para ampliar os projetos de intercooperação no cooperativismo paranaense. As parcerias entre as cooperativas geram novas oportunidades econômicas, aproximam e integram diferentes ramos de atuação.

2000

2002

Sugerido pela Ocepar e após dois anos de negociação, o governo lança o Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop).

23 de maio de 2006

A Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) obtém o registro sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. O cooperativismo paranaense passa a ter uma estrutura sindical completa.

23 de maio de 2006

2015

O Sistema Ocepar inicia a formatação do Planejamento Estratégico do Cooperativismo Paranaense (PRC100). A meta é fazer com que o setor dobre o faturamento, alcançando R$ 100 bilhões em faturamento.

1º de abril de 2016

Depois de cinco mandatos, João Paulo Koslovski deixa a presidência da entidade. Em seu lugar, referendado por unanimidade durante AGO, assume o então superintendente, José Roberto Ricken.

1º de abril de 2016

2018

Diversas ações marcaram o ano, como o lançamento do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense, a mobilização para minimizar os impactos da greve dos caminhoneiros, deflagrada em 21 de maio e que paralisou o país por dez dias, e o lançamento de um programa inovador de educação política, o parana.coop+10.

18 de março de 2020

É declarado o estado de pandemia da Covid-19 no Brasil. Pela primeira vez, em 49 anos de existência, o Sistema Ocepar deixou de atender presencialmente o público, adaptando suas atividades ao formato remoto.

18 de março de 2020

2021

O Sistema Ocepar lança a proposta de um novo planejamento estratégico para o cooperativismo paranaense, o PRC 200, com a meta de dobrar o faturamento, atingindo R$ 200 bilhões em movimentação financeira.

2024

O Sistema Ocepar lança o novo ciclo do PRC - Plano Paraná Cooperativo

2024

Veja onde o coop está

O cooperativismo está em todos os setores produtivos, entregando soluções que facilitam nosso dia a dia. São 7 ramos que fortalecem os brasileiros e a economia do país, já que, em todos eles, o desenvolvimento econômico e social andam juntos.

Ramo Agropecuário
Ramo Consumo
Ramo Crédito
Ramo Infraestrutura
Ramo Saúde
Ramo TPBS
Ramo Transporte