COOPERJOVEM: Profissionais do Instituto Sicoob e do Sebrae conhecem detalhes do programa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A gestora administrativa e a assistente de projetos do Instituto Sicoob, Emanuelle Soares e Júlia Fagan, respectivamente, e o assessor da diretoria do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, estiveram na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na última sexta-feira (17/08), para conhecer os detalhes que envolvem a implantação do Cooperjovem nas escolas e a metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades. As informações foram repassadas pela coordenadora estadual do Programa, Vanessa Christófoli. Segundo Emanuelle Soares, o Sicoob quer estender o Cooperjovem às 19 cooperativas paranaenses filiadas ao Sistema de coperativismo de crédito. “Atualmente, contamos com duas cooperativas que já implantaram o programa: O Sicoob Oeste, em Toledo, em parceria com quatro escolas, e o Sicoob Norte do Paraná, em Londrina, em uma escola. Este ano, nosso objetivo é abranger mais quatro cooperativas, em parceria com pelo menos uma escola cada: o Sicoob Pato Branco (Pato Branco), o Sicoob Metropolitano (Maringá), o Sicoob Centro-Leste (Telêmaco Borba) e o Norte Pioneiro (Jacarezinho)”, disse a gestora do Instituto Sicoob.

Visita – Na quinta-feira (16/08), Emanuelle e Júlia estiveram em Ipiranga, na região paranaense dos Campos Gerais, para ver de perto os resultados obtidos no Contraturno Escolar Criança Viva, estabelecimento de ensino onde o Cooperjovem é executado desde 2010, em parceria com a Cooperativa Coopagrícola, secretaria municipal da Educação e Sescoop/PR. “Ficamos encantadas com o trabalho desenvolvido lá. Há um grande envolvimento entre professores, diretores e secretaria da Educação”, afirmou Emanuelle. Para o assessor da diretoria do Sebrae/PR, as experiências proporcionadas pelo Cooperjovem mostram que a cultura da cooperação é trabalhada entre as crianças de maneira bastante produtiva, podendo ser adotadas para enriquecer um programa de desenvolvimento local implementado pelo Sebrae/PR em municípios do interior do Estado. “É um instrumento que queremos adotar para ser somado ao trabalho que estamos fazendo, que pode despertar a cooperação nessas comunidades”, afirmou.

Cooperativas mirins – A reunião na Ocepar e a visita ao Contraturno Escolar Escola Criança Viva integram o processo de implantação de outro projeto que visa a criação de cooperativas mirins no Paraná. A proposta foi apresentada pelo presidente do Instituto Sicoob, Carlos Alberto Pimentel Gonçalves, ao Sescoop/PR e Sebrae/PR no último dia 24 de julho. “Essas cooperativas seriam formadas por estudantes que já participaram do Cooperjovem e teriam como foco o processo educacional baseado na vivência do cooperativismo na prática, preparando os alunos para replicar esse conhecimento. A nossa intenção é buscar parcerias para construirmos esse projeto juntos”, explicou Emanuelle. No dia 8 de setembro, representantes do Sescoop/PR, Instituto Sicoob e Sebrae viajam até Nova Petrópolis (RS) para conhecer as experiências bem sucedidas na formação de cooperativas mirins existentes no município.

{gallery}noticias/2012/agosto/20/Cooperjovem/{/gallery}

Conteúdos Relacionados