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RAMO EDUCACIONAL II: Formação além dos campos

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A difusão da cultura da cooperação na formação de cidadãos conscientes das questões coletivas e comunitárias é um processo que tem começado cedo em algumas escolas. Baseado na integração entre escola, família e comunidade, o programa "A união faz a vida", desenvolvido pelo Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicredi), pretende construir valores de cooperação e cidadania em crianças de escolas municipais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.

 

Sicredi - Por meio de parcerias com prefeituras, o programa já atende cerca de 200 mil alunos do maternal à 4.ª série, capacitando os professores para agregarem os princípios do cooperativismo e do empreendedorismo às disciplinas tradicionais. "Queremos gerar cidadãos mais conscientes e socialmente responsáveis, e fazer com que eles aprendam que, unindo forças, é possível buscar as soluções que não vêm do poder público", explica a assessora de programas sociais do Sicredi Maringá, Maria Rosângela de Freitas. Fátima Gouvêa Dias é a assessora pedagógica responsável pela capacitação das três escolas londrinenses em que o programa está sendo implantado. "O trabalho com os professores é feito através de oficinas. Eles passam a estimular os alunos a criarem projetos cooperativos, cujos temas são sugeridos pelas próprias crianças", explica. O resultado são iniciativas de proteção ao meio ambiente, reciclagem, reaproveitamento de alimentos, entre outras.

 

Humanização - Segundo Fátima, o efeito mais marcante da metodologia é a humanização. "Isso implica em libertar estes alunos da perspectiva individualista. Estamos formando indivíduos qualificados para o exercício da humanidade". Para ela, isso certamente será refletido na vida profissional desses alunos. "A empregabilidade está cada vez mais ligada à questão do comprometimento e o de­­sejo de cooperar com o grupo em que se está envolvido", acrescenta.

 

Contribuições - O trabalho de inserção do cooperativismo nas escolas tem de ser essencialmente voltado para o professor. "A criança começa aprendendo a dividir o doce com o colega através do professor, que é um agente de disseminação. Ele tem que transformar princípios em atividades práticas para que a criança compreenda o conceito", lembra a gerente de formação e qualificação profissional do Ser­viço Nacional de Apren­diza­gem do Cooperativismo (Sescoop), Andrea Sayar. Segundo ela, iniciativas de cooperativismo em escolas já mostraram contribuições para a menor evasão escolar e melhoria no desempenho dos alunos. "Os programas com essa tônica tem uma incrível capacidade transformadora." (Gazeta do Povo)

BATAVO: Cooperativa inicia Pós graduação com o apoio do Sescoop PR

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Teve início na última sexta-feira (17/06) o curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e o Agronegócio, que a Batavo Cooperativa Agroindustrial realiza em parceria com o Sescoop-PR e ISAE-FGV. Na abertura, a Analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop, Vera Regina de Paula, ressaltou o sucesso da parceria firmada há cinco anos com a ISAE-FGV. "Isto reflete o quanto o Sescoop Paraná se esforça em oferecer às cooperativas mais qualificação dos seus profissionais para um processo de desenvolvimento de forma sustentável. Somente neste ano, teve início cinco turmas de pós através desta parceria", argumentou Vera, que na ocasião fez uma apresentação dos dados referentes a evolução dos eventos realizados desde 2002.

Seriedade e competência - Para o presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus, a seriedade e competência do Sescoop nestes doze anos de atuação no Paraná, estão contribuindo de forma expressiva para a competitividade das cooperativas do Estado. "Esta parceria na área de capacitação, junto com renomadas instituições de ensino, como a FGV, vem somar na consolidação de projetos que geram impactos significativos em termos de benefícios em relação à cooperativa, aos associados, aos colaboradores e às comunidades de abrangência onde estamos instalados. Trazer este curso para os colaboradores contribui para favorecer novas atitudes e para a gestão do conhecimento, resultando no pensamento estratégico essencial para o empreendedorismo", afirmou o presidente.

Inovação - Na sequência, a coordenadora acadêmica e professora da FGV, Aneli Martins Silva, reforçou as palavras do presidente da Batavo, Renato Greidanus, ao expor a visão da FGV nas parcerias com o Sescoop-PR e as cooperativas, formando profissionais capazes de atuar de forma estratégica através da criação de processos que tragam inovação para novos produtos ou serviços para os clientes internos e externos. "A principal e mais importante ferramenta neste processo de inovação será o diálogo entre os profissionais, o que garantirá que uma boa ideia saia da invenção e se torne uma inovação importante para a estratégia da empresa", comentou a coordenadora.

Duração - O curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e o Agronegócio O curso terá 435 horas/aula e mais de 80% do quadro de docentes é formado por mestres e doutores. (Imprensa Batavo)

CAPAL: Entidades de Taquarituba recebem R$ 55 mil

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COCAMAR I: Encontro regional de Jovens Aprendizes será em Maringá

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O Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) promove, nesta quarta-feira (15/06), das 8 às 16 horas, na Associação Cocamar, em Maringá, o Encontro Regional de Jovens Aprendizes Administrativos. Apoiada pela Cocamar, o evento tem a finalidade de fortalecer o vinculo entre jovens aprendizes de cooperativas da região, por meio da troca de experiências, ideias e vivências. A programação inclui o debate de temas como cooperativismo, integração, resistência às mudanças e espírito de equipe. "Sem limites para vencer" é o tema de uma das palestras do dia. A partir das 13 horas, está prevista reunião paralela entre coordenadores das cooperativas envolvidas no programa, para apresentação de curso administrativo por competência e do Aprendiz Industrial para a área de alimentos.

Informações - Mais informações: (44) (44) 3221-3640 | (44) 3221-3259. (Imprensa Cocamar)

CAFÉ: Cooperativas do PR promovem retorno da cultura

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O café foi o motor da colonização do norte do Paraná e motivou a criação da maior parte das cooperativas agrícolas da região. Mas, a partir dos anos 60, a pecuária, a soja, o milho e a cana-de-açúcar tomaram o lugar de destaque dos cafezais, abandonados após sequência de geadas e queda na produtividade. A atividade pioneira estava nos nomes da Cooperativa de Cafeicultores de Maringá (Cocamar) e da Cooperativa de Cafeicultores de Mandaguari (Cocari).

Renascimento - Mais de quatro décadas depois de criadas, o desafio desses grupos é promover o renascimento do café. Rebatizadas de Cocamar Cooperativa Agroindustrial de Maringá e Cocari Cooperativa Agroindustrial e Industrial, ambas investem em projetos de fomento à cafeicultura. O preço favorece: entre 2010 e 2011, o preço da saca com 60 kg praticamente dobrou, passando de R$ 260 para R$ 500.

 

Mecanização - Na Cocari, são 2 mil produtores dedicados à cultura. O grande desafio é fazer com que troquem o manejo manual pelo mecanizado, já que a escassez de mão de obra provou ser um obstáculo permanente para o avanço dos cafezais. A Cocari foi precursora da mecanização, trazendo uma máquina colheitadeira há 3 anos e estimulando seu uso entre os cooperados. Na cultura que é bienal, o próximo ano, de safra alta, deverá se de crescimento na mecanização. "Todos os especialistas estão aconselhando a adequação às máquinas e não precisa ser equipamento grande", diz o engenheiro agrônomo Roberval Simões Rodrigues, do departamento de café da cooperativa Cocari.

 

Custo - Colheitadeiras manuais, chamadas de derriçadeiras, custam menos de R$ 1 mil. Já grandes colheitadeiras de café têm valor entre R$ 300 mil e R$ 400 mil. A soja, o milho e o trigo representam uma fatia maior que a do café na estrutura de receita da Cocari, mas os recentes ganhos de produtividade obtidos pela mecanização podem virar esse jogo. De 5 a 10 anos, Rodrigues projeta que 50% dos cooperados que atuam na cafeicultura vai aderir à mecanização, abandonando o processo totalmente manual. Além das colheitadeiras e derriçadeiras, a mecanização envolve o plantio mecânico, pulverização, irrigação e secagem com o uso de equipamentos próprios.

 

Adaptação - Para que isso seja possível, a cooperativa orienta os produtores a adaptar suas lavouras, aumentando o espaçamento entre as plantas, para que o equipamento possa entrar e trabalhar. "O problema é que na nossa região o café foi plantado em terras caídas. Com a cultura do adensamento, as plantas foram plantadas próximas uma das outras", explica Rodrigues.

 

Origem - A Cocamar possui atualmente 5 mil hectares com cafezais no noroeste. A cooperativa foi fundada por 46 produtores de café, em 1963, mas a cultura perdeu espaço nas décadas seguintes. De acordo com o jornalista e pesquisador Rogério Recco, os produtores estavam endividados devido as grandes safras que deprimiam os preços e também a ação dos intermediários que aviltavam ainda mais as cotações. "O surgimento da cooperativa, portanto, por meio do Banco do Brasil, foi uma maneira de organizar a produção e, ao mesmo tempo, abrir perspectiva de os produtores conseguirem beneficiar e padronizar o café, além de fazer a venda ao mercado sem passar pelos atravessadores", explica Recco.

 

Geada - O avanço das culturas mecanizadas e outros fatores levaram ao declínio do café, que teve seu golpe de misericórdia com a geada de 1975. Nos anos 80, o que restou da cafeicultura foi sumindo rapidamente da região de Maringá. A Cocamar começou a resgatar a cultura do café em 1992, quando introduziu na região o sistema adensado e superadensado, pouco praticada no Brasil na época. A técnica envolve a redução do espaçamento entre os pés de café, ampliando a quantidade de plantas por hectare, com o objetivo de aumentar a produtividade em até três vezes. A década de 90 não teve preços favoráveis e a produtividade foi baixa.

 

Preços - Os preços altos em 2011 mudaram a tendência. Neste mês, a cooperativa trouxe uma máquina de colher café, fruto de um acordo com empresa prestadora de serviços de Araguari (MG). A máquina reduz o custo da mão de obra em 40% e em uma semana faz o trabalho que demoraria 3 meses. (O Diário de Maringá)

COCARI: Personagens do Cooperjovem visitam escolas de Apucarana

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RAMO CRÉDITO III: Instituto Sicoob promove curso em parceria com o Sebrae

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No período de 17 a 20 de maio, 14 colaboradores do Sicoob, de diversas cidades do Paraná, vivenciaram a metodologia do Programa de telessalas Sebrae, sob supervisão da consultora Indakeia Marisol Lima.Os tópicos abordados envolveram desde integração, relacionamento interpessoal,  andragogia (educação de adultos), processo de facilitação e condução de grupos até empreendedorismo.
 
Proveitosa - De acordo com Vanessa Peron, do Sicoob Credioeste, "A capacitação foi muito proveitosa. A partir de agora, como orientadores de aprendizagem poderemos levar para a comunidade a semente do empreendedorismo, motivando sonhos e o surgimento de novas empresas".
 
Meta - No término do curso, todos adotaram como meta pessoal a realização de novas turmas de telessalas, para contribuir com o desenvolvimento das características comportamentais empreendedoras dos jovens, de forma a mudar a realidade local e possibilitar a geração ao de empregos e renda. (Informativo Sicoob Central PR)

RAMO SAÚDE: Aberta inscrições para o Curso para Gestantes da Unimed Maringá

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Será realizado nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho, o Curso para Gestantes da Medicina Preventiva da Unimed Maringá (MEP). Oferecido todos os meses gratuitamente para os clientes, o curso também é aberto para a comunidade.  As vagas são limitadas, por isso recomenda-se que as interessadas façam sua inscrição com antecedência, pelo telefone (44) 3227-2724 ou diretamente na sede da MEP, localizada na Av. Laguna, 1.371. A gestante pode levar um acompanhante. O curso aborda todos os cuidados preventivos da gestação e da saúde do recém-nascido. (Imprensa Unimed Maringá)

COCAMAR II: Manejo racional do greening é indispensável, diz pesquisador

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A região noroeste do Paraná pode ser considerada, ainda, uma área privilegiada em relação ao greening, doença que ataca os pomares de laranja e não tem tratamento. Enquanto no vizinho Estado de São Paulo o nível de infestação está próximo de 2%, com tendência a continuar evoluindo rapidamente, no noroeste paranaense há apenas 0,03% de pomares infectados. "O padrão do noroeste do Paraná é de encher os olhos", afirmou o especialista do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Renato Bassanezi, um dos palestrantes do Encontro de Produtores de Citrus realizado ontem (quinta-feira, 19) pela Cocamar em Paranavaí.

Medidas - De acordo com Bassanezi, o manejo racional do greening "é indispensável" para manter a enfermidade em níveis baixos na região. Ele elogiou a ação coordenada pela Cocamar nos pomares de seus associados e disse que duas medidas não podem deixar de ser feitas: a eliminação de árvores doentes e o controle do vetor - o inseto psilideo, disseminador da bactéria causadora do mal. Se os produtores continuarem tomando todos os cuidados, garante Bassanezi, haverá um retardamento da disseminação do greening e, por outro lado, os pomares continuarão produzindo normalmente e de forma sustentável, inclusive com aumento de produtividade. No Estado de São Paulo, afirmou o especialista, não há organização quanto ao enfrentamento da doença. "Se tivéssemos cooperativas como a Cocamar por lá, as coisas poderiam ser diferentes", completou.

 

Premiados - Durante o Encontro, foram conhecidos os vencedores do Concurso de Produtividade 2010/11. Com 1,412  caixas colhidas em média no pomar de 19 hectares, o campeão geral foi Izaías Schelive, ligado à Unidade de Nova Esperança. Ele integra a categoria de 15,1 a 40 hectares, que teve como segunda colocada Cecília Barros de Melo Falavigna, de Maringá, com 1.065 caixas; em terceiro, Álvaro Damião, de Floraí, com 967. Na categoria até 15 hectares, Geraldo Aparecido Genovês, de Floraí, ficou em primeiro, com 1.153 caixas de média, seguido de Augusta Frasson Ortiz, de Paranavaí, com 1.086 caixas, e Tatsugi Sugawara, também de Paranavaí, com 1.045. Na categoria acima de 40,1 hectares, o vencedor foi Takeo Ninomiya, com 1.049 caixas. Em segundo, Celso Carlos dos Santos Júnior, de Nova Esperança, com 996; e, em terceiro, Edilson Fernandes Lopes, de Paranavaí, com 823. O engenheiro agrônomo Julio Antonio da Costa Daniel foi homenageado como o técnico com melhor produtividade. (Imprensa Cocamar)

RAMO SAÚDE: Atleta da Unimed Maringá vence a 37ª Prova Tiradentes

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COASUL I: Comitiva da Agrária é recebida para troca de experiências

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A intercooperação é um dos princípios do cooperativismo. Nesse sentido, as cooperativas do Paraná dão exemplo. É o caso do Benchmarking, ou troca de experiências, entre a Coasul Cooperativa Agroindustrial de São João e a cooperativa Agrária de Guarapuava. Esteve visitando a Coasul, no dia 04 de maio, o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, representantes da fábrica de ração e marketing. O objetivo do encontro foi trocar ideias e implementar melhorias em ambas as cooperativas baseadas nas experiências vivenciadas por elas. De acordo com Karl, a Coasul é vista pela Agrária como referência há bastante tempo. "A nossa relação com o diretor presidente da Coasul, Paulino Capelin Fachin, sempre foi boa. Temos um sistema de gestão na Agrária e inserido nele temos uma etapa que é Benchmarking. Isto é, fazemos uma comparação com outras cooperativas do Estado similares a nós. Por isso, viemos conhecer a Coasul internamente e também oferecer o que a Agrária tem de experiência. É uma troca de figurinhas", finaliza. (Imprensa Coasul)

COCAMAR: Evento inova na comemoração do Dia do Trabalhador

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Para marcar o 1º de Maio, data em que se celebra o Dia Mundial do Trabalho, a Cocamar promove neste sábado (30) na Associação Cocamar em Maringá, a Festa do Trabalhador. A programação começa às 7h30 com recepção e café e segue até às 17h30. A previsão é que 2 mil pessoas participem, entre colaboradores da Administração Central, das 56 unidades operacionais, parque industrial, setores de apoio, empresas parceiras e convidados. 

Conteúdo temático - Segundo informou o gerente de Relações Humanas, Marçal Siqueira, em paralelo ao caráter festivo, com diversas atrações e brincadeiras, o evento terá conteúdo temático, focado na "Odisseia Cocamar 2011-15", como foi intitulado. Os participantes, explica Siqueira, vão se deparar com ícones contendo informações sobre a visão da cooperativa de 2011 a 2015. "Além de reconhecer todo o esforço que eles dispensam durante o ano para o crescimento da cooperativa, a Festa é uma maneira de informar e tornar os colaboradores ainda mais comprometidos com esses objetivos", citou o gerente.

 

 Empresas parcerias - Entre as maiores realizações do gênero na região, a Festa do Trabalhador da Cocamar terá a participação de dez empresas parceiras com espaços para apresentação de seus produtos e serviços. 

 

Sorteios - A diversão está garantida. Para concorrer a 3 aparelhos netbooks, 2 TVs e 1 motocicleta, que serão sorteados durante o dia, os candidatos vão ter que responder perguntas sobre a cooperativa, dirigindo-se ao estande central da "Odisseia". A grade de programação inclui atrativos como chute a gol, touro mecânico, soletrando, concurso Garota e Garoto Cocamar, Spa, Você é o Artista e outros. (Imprensa Cocamar)

RAMO SAÚDE I: Unimed PR inicia preparativos para elaboração das Diretrizes Estratégicas

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Quais os rumos que as cooperativas médicas devem tomar daqui para frente? Nos próximos meses, as cooperativas do Paraná têm encontro marcado para discutir suas Diretrizes Estratégicas Estaduais. Para isso, a Unimed PR está conta com a presença da diretoria-executiva das singulares, assim como a presença de outros diretores ou técnicos das Unimeds paranaenses, que podem participar como convidados.

Alinhamento conceitual - Segundo o presidente da Unimed PR, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, o esforço de todos para a busca de um alinhamento conceitual que envolva as dimensões política, dos cooperados, de Mercado, da Rede Prestadora e da Gestão e da Regulação, resultará em benefícios significativos para o sistema paranaense, uma vez que permitirá a clareza de norteadores eficazes para sustentar o seu desenvolvimento, colaborando na garantia de maior satisfação das necessidades dos cooperados e, sobretudo, possibilitando avançar na consolidação de um modelo cooperativista, solidário e efetivo de prestação de serviços médicos.

 

Programação - Os encontros regionais preparatórios já estão agendados e acontecerão no dia 30 de abril, na região II (em Londrina), prosseguindo nos dias 07 de maio, na região III (em Maringá), 14 de maio, na região I (em Curitiba), e dia 21 de maio, na região IV (em Cascavel).

 

Inscrições - As inscrições devem ser realizadas na secretaria da Unimed PR, pelo e-mail assistêEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Mais informações, com Luiza Castanho, pelo telefone 41 3219-1561. (Imprensa Unimed Paraná)

INTERNET I: Sistema Ocemg/Sescoop-MG lança novo portal

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SESCOOP: Auditor do Trabalho tira dúvidas sobre contratação de aprendizes

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Dando continuidade à programação do I Encontro de Coordenadores da Aprendizagem do Sescoop, a tarde de quarta-feira (13/04) teve início com palestra do auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE/DF), João Cortes. O auditor tratou de temas de alta relevância sobre a legislação que envolve a contratação de jovens aprendizes. Tópicos como obrigatoriedade de contratação, tipos de contrato e direitos e deveres (tanto dos aprendizes quanto das instituições de aprendizagem) foram abordados pelo palestrante.

Dúvidas - Os participantes se envolveram e aproveitaram a oportunidade para tirar várias dúvidas que permeiam o dia a dia de quem trabalha com aprendizagem. Foi o caso da coordenadora de Aprendizagem do Sescoop-DF, Patrícia Rezende, que teve esclarecida uma questão bastante recorrente para quem lida com assunto - o salário pago aos aprendizes.

 

Responsabilidade - Mais adiante, João Cortes discursou a respeito do sentimento de responsabilidade que deve tomar conta de todos os profissionais que lidam com jovens aprendizes. "A Constituição Federal garante o direito à profissionalização, mas é obrigação de todos nós fazer um pouco. Nós somos responsáveis pela juventude", declarou Cortes. E o palestrante complementou: "Não basta colocar o jovem para trabalhar. Ele precisa de apoio, de acompanhamento. Ele precisa da nossa supervisão para se tornar um profissional de qualidade." O assunto também foi pauta da RádioCoop. (Informe OCB)

VISITA TÉCNICA: Profissionais da Ocesp trocam informações com o Paraná

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SESCOOP III: Comitês vão trabalhar na elaboração de diretrizes para o monitoramento

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Profissionais de 25 unidades estaduais participaram na semana passada do Encontro Nacional de Monitoramento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Durante dois dias, conforme explicou a gestora da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, o grupo passou por um nivelamento de conhecimento e um alinhamento do pensamento sistêmico sobre a importância da área de monitoramento.

Autogestão - A metodologia adotada para o encontro contou com atividades em grupos nas quais foram apresentadas propostas e soluções sobre autogestão. O relatório dessas discussões será consolidado pela Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace/USP) e servirá de subsídios para a construção de diretrizes do monitoramento, conforme prevê o Planejamento Estratégico do Sescoop.

 

Comitês - Outro resultado importante foi a constituição de três comitês: de Monitoramento, de Cadastro e de Gestão e Governança. Os membros já foram selecionados voluntariamente baseados nas experiências, habilidade e disponibilidade de cada um. "Houve também uma rica troca de experiências entre as unidades, momento em que foram apresentadas diferentes formas e soluções de trabalhar com as cooperativas", observou Susan, evidenciando que as dificuldades em monitoramento nos diferentes estados são semelhantes e que por isso é importante essa troca em busca de soluções. (Informe OCB)

RAMO EDUCACIONAL: Presidente da Cefi visita sede da Ocepar

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COASUL II: No Dia Mundial da Água, crianças plantam mudas de árvores

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No Dia Mundial da Água, 22 de março, 30 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal São João conheceram cinco fontes de água restauradas pela Coasul Cooperativa Agroindustrial e deram o primeiro passo para a revitalização da mata ciliar das nascentes próximas ao abatedouro de aves. A ação faz parte de uma campanha da cooperativa para conscientizar a comunidade de que é preciso cuidar da fonte de vida no planeta.

Entusiasmo - No início da tarde, as crianças chegaram entusiasmadas para saber aonde iriam plantar as árvores. Elas foram recepcionadas pelo diretor vice-presidente, Jacir Scalvi, o diretor secretário, Fiorivaldo da Silva e pelo gerente técnico, Paulo Roberto Fachin. Receberam bonés, cadernetas para anotação, caneta, revista e um folder com informações sobre o dia mundial da água e formas de economia. Em seguida, o funcionário da Coasul e acadêmico do curso de Engenharia Ambiental, Arlindo Veivanco, mostrou onde está sendo construída a lagoa que receberá a água da chuva coletada no frigorífico. Depois, as crianças ouviram orientações sobre como uma nascente se forma.

 

Nas fontes - Passada a fase teórica, a prática foi mesmo o que empolgou a galerinha. Mesmo tendo que caminhar alguns passos próximos à mata, os estudantes ficaram vislumbrados com as fontes restauradas. Veivanco explicou como o processo aconteceu e a importância de se realizar a preservação das nascentes. "A água fica mais limpa e protegida de diversos tipos de contaminação, como por exemplo, animais como vacas e bois que iam bebê-la", explica. De olhos bem atentos, as perguntas foram surgindo e todos saíram de lá satisfeitos.

 

Cada um plantou uma muda - A última etapa para garantir a qualidade da água é a revitalização da mata ciliar. Para isso, as crianças iniciaram o plantio de 3.700 mudas de espécies nativas como Pau Brasil, Cedro, Loro, Ipê, Araucária, Acássia, Taromã, Pinho Cuibano e frutíferas, Cereja, Guabiroba e Pitanga. Eles nem deram importância por estar com as mãozinhas sujas de terra, estavam empolgados com o fato de que daqui a cinco ou 10 anos cada um terá sua parcela de contribuição com o meio ambiente e com a restauração do local.

 

Vivenciando na prática - A Coordenadora da escola, Fabiani Birck, destaca que muitas das informações repassadas em sala de aula puderam ser colocadas em prática. "Em virtude do Dia Mundial da Água, trabalhamos bastante com eles tudo aquilo relacionado ao dia. Essa visita as nascentes restauradas pela Coasul só vem a reforçar o trabalho dos professores e da escola. Essa vivência faz com que eles aprendam melhor e levem esse aprendizado para a vida toda", completa. O pequeno Kaynã Pedro Fruhaus Gomes, nove anos, ficou feliz por ter participado da ação. "Achei muito legal ter vindo aqui hoje e ver que a Coasul está cuidando do meio ambiente e do bem estar das pessoas", finaliza. (Imprensa Coasul)

MEIO AMBIENTE II: Instituto das Águas faz parceria para promover educação ambiental

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O Instituto das Águas do Paraná assinou parceria com a ONG paranaense Água e Cidade, com o objetivo de desenvolver quatro projetos relacionados à educação ambiental, com foco no uso racional dos recursos hídricos. São eles: "Projeto Água na Escola", "Jovens Gestores da Água em Escolas" (Jogae), "Projeto Água no Trabalho" e "Água no Condomínio". O Instituto fornecerá infraestrutura e pessoal técnico para a realização das atividades previstas nos projetos e vai elaborar relatórios sobre o encaminhamento das mesmas. Também irá incentivar a troca de experiências e informações entre as entidades participantes, buscando ampliar o seu alcance.

Atitudes simples - Segundo o presidente do Instituto, Márcio Nunes, a iniciativa renderá bons frutos a partir de atitudes simples. "O que faremos é conscientizar e educar os cidadãos para que as próximas gerações saibam a importância de se dar valor à água. Uma criança educada hoje será o cidadão consciente de amanhã", disse. O presidente da ONG Água e Cidade, Wilson Passeto, explica que os projetos pretendem preparar as próximas gerações e conscientizar a população em geral. "A água não pode ser banalizada. É um bem escasso ao qual todas as pessoas têm direito. A questão da água não é simples, ela exige a redução do consumo e a mudança de comportamento da sociedade", afirmou.

 

Os projetos - O objetivo do "Água na Escola" é atender 20 escolas da capital, capacitando 45 professores que devem educar até três mil alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental. Os voluntários utilizarão o material lúdico produzido pela ONG - um kit de histórias em quadrinhos que abordam a conservação e a preservação de recursos hídricos - e devem aplicá-lo ao conteúdo didático trabalhado em sala de aula.

 

Escolas - O programa motiva projetos sob a responsabilidade das escolas e dos professores, incluindo atividades de campo, para assimilação dos conteúdos, neste caso, trabalhados pelos professores com alunos do Ensino Médio, alunos de mais idade. Entre as atividades externas estão visitas às instalações da Sanepar, laboratórios de pesquisas e aulas práticas em estações de tratamento de água ou esgoto.

 

Jovens - O projeto "Jovens Gestores da Água na Escola" tem previsão de iniciar no segundo semestre deste ano. Com a iniciativa será realizado um curso para capacitar até 45 jovens que poderão atuar na conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos.

 

Empresas - Já o projeto "Água no Trabalho" levará o tema para empresas de pequeno, médio e grande portes que demonstrem interesse em conscientizar os funcionários. O projeto visa a melhoria do sistema de gestão de água desses empreendimentos, procurando reduzir o desperdício e impulsionar o desenvolvimento e implantação de tecnologias para o tratamento adequado de efluentes líquidos.

 

Condomínios - E o "Água no Condomínio" prevê capacitar 45 pessoas para desenvolver o sistema de gestão de recursos hídricos em condomínios residenciais, desenvolvendo ações com os moradores até o ano de 2012. Todas as iniciativas poderão ser monitoradas em websites da ONG Água e Cidade. (AEN)