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C.VALE: Mais 21 jovens aprendizes são contratados

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INTERNACIONAL: França e Alemanha pressionam por mais disciplina fiscal na Europa

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França e Alemanha aumentaram a pressão sobre seus parceiros na zona do euro para melhorar a disciplina fiscal no bloco ao cortar os gastadores desobedientes da região do principal fundo da União Europeia.Em carta ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel recomendaram a suspensão dos pagamentos do fundo europeu de socorro da União Europeia a Estados-membros da zona do euro com "déficits orçamentários excessivos".

 

Socorro financeiro - Eles também disseram que os recursos dos fundos de coesão e estrutural da União Europeia não utilizados por países da zona do euro que recebem socorro financeiro devem ser associados a um novo fundo, a ser administrado pela Comissão Europeia a fim de impulsionar o crescimento e melhorar a competitividade na área da moeda comum. As propostas fazem parte de uma iniciativa mais ampla revelada ontem pela França e Alemanha para melhorar a governança na zona do euro a fim de minimizar os temores do mercado e evitar a propagação da crise da dívida europeia.

 

Novo posto - Entre as propostas de Sarkozy e Angela Merkel está a criação de um novo posto de presidente da zona do euro para ajudar a coordenar as políticas macroeconômicas no bloco e para realizar encontros regulares de líderes europeus. (Dow Jones Newswires / Valor Econõmico)

APRENDIZ COOPERATIVO: Programa nacional será implantado em 2012

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Com previsão de operacionalização pelas unidades estaduais a partir do primeiro semestre de 2012, o programa Aprendiz Cooperativo, conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), está em ritmo avançado. O Comitê de Sistematização da Aprendizagem, responsável por validar os materiais didáticos a serem utilizados nos cursos do programa, espera cumprir o prazo estipulado para disponibilização do material às unidades estaduais.“Já concluímos a leitura e validação de todas as apostilas para os alunos e agora estamos trabalhando no manual dos professores”, afirma a analista de Desenvolvimento em Gestão do Sescoop, Edlane de Melo.

 

Cronograma dos trabalhos - Avaliando em média uma apostila por semana, Edlane diz que o grupo tem plenas condições de atender ao cronograma dos trabalhos, que prevê um encontro no último trimestre deste ano com os coordenadores estaduais do programa para entrega das ferramentas. “Agora em agosto o Comitê se reúne em São Paulo para mais um alinhamento. Na oportunidade, serão marcadas as próximas reuniões para dar prosseguimento à elaboração dos demais produtos e, antes do fim do ano, apresentaremos o resultado às unidades estaduais”, afirma a analista.

 

Comitê - O Comitê é formado por gerentes e técnicos de sete unidades estaduais (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Norte), além da nacional. Por meio de encontros presenciais, virtuais e troca de e-mails os membros avaliam, discutem e propõem alterações, que são repassadas à empresa de consultoria contratada para a produção do material. (Informe OCB)

COCAMAR: Purity vai premiar consumidores com viagem à Serra Gaúcha

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O mais novo concurso cultural lançado pelo departamento de marketing da Cocamar para os consumidores de produtos Purity consiste da elaboração de frases que têm como ponto de partida a indagação “o que desperta o seu talento?”. O regulamento, disponível no site www.purity.com.br, aponta que os autores das duas frases mais criativas vão ganhar uma viagem de sete dias na Serra Gaúcha, incluindo a cidade de Gramado e com direito a acompanhante, com transporte, hospedagem e alimentação pagos. Como o concurso tem curta duração, encerrando-se no dia 31 de agosto, a recomendação é que os interessados acessem o site e respondam à pergunta o quanto antes. (Imprensa Cocamar

SESCOOP II: Contadores terão Grupo Técnico para discutir questões contábeis

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A proposta da criação de um Grupo Técnico (GT) foi uma das grandes iniciativas que surgiu no IV Encontro Nacional de Contadores, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O evento, que encerrou nesta quarta-feira (10/08), teve a participação de contadores, auditores e técnicos das áreas financeiras das unidades estaduais e nacional. “O grupo vai trabalhar sistematicamente no alinhamento de questões estratégicas da unidade nacional com os estados, relacionadas à área contábil”, adiantou Ryan Carlo, gerente Geral do Sescoop.

Parceiros - Ele também destacou o importante trabalho que o grupo poderá fazer junto aos parceiros do Sistema S. Também esteve no encerramento o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos. Para ele o encontro é fundamental para o Sistema, pois os contadores têm um importante papel na transparência da divulgação dos recursos utilizados para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. Durante os três dias do encontro foi discutido o aperfeiçoamento  da Lei 11.638/2007, que trata das normas contábeis. (Informe OCB)

INDÚSTRIA II: BNDES cria programas para apoiar empresas

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O BNDES, que no primeiro semestre do ano já vinha se destacando como financiador importante das micro, pequenas e médias empresas, agora vai atuar como um dos suportes do Plano Brasil Maior, lançado nesta terça-feira (02/08). Para atender à nova tarefa, o banco criou novos programas e ressuscitou outros para garantir apoio a empresas com problemas cambiais, do setor de inovação, recursos para qualificação profissional e capital de giro.

Novidades - No rol das novidades está o programa BNDES Qualificação, com dotação de R$ 3,5 bilhões e vigência até abril de 2013, para apoiar empreendimentos destinados à implantação, expansão e modernização de escolas de ensino profissional, técnico e tecnológico e cursos de capacitação de mão de obra.

 

Outros programas - Outros programas, como o Revitaliza, foram retomados. Agora, volta em nova versão com dotação de R$ 6,7 bilhões e juro de 9% ao ano. O programa se destina a apoiar setores afetados pelo câmbio, como autopeças, bens de capital, têxtil e confecção, calçados, artefatos de couro, software, cerâmicas, entre outros, e terá vigência até dezembro de 2012.

 

Progerem - O Progeren, que empresta capital de giro às micro e pequenas, teve agora incluída entre as beneficiárias as médias empresas, inclusive do Norte e Nordeste. O orçamento da linha de giro também foi reforçado, saltando de R$ 3,4 bilhões para R$ 10,4 bilhões, com juros de 10% a 13% ao ano até dezembro de 2012. O Progeren foi estendido aos setores de autopeças, móveis e artefatos de madeira. O prazo de financiamento do giro foi ampliado de 24 meses para 36 meses, com 12 meses de carência.

 

PSI - Empenhado em criar condições para a taxa de investimento subir para 23% do PIB, o BNDES decidiu estender o prazo do Programa de Sustentação do Investimento (PIS) até o fim de 2012. Inicialmente, a terceira etapa do PIS estava prevista para terminar em junho do ano que vem. Agora, medida provisória estendeu-a por mais seis meses. O PSI, com orçamento de R$ 75 bilhões, passou a incluir novos setores, além de bens de capital, inovação, exportação e o Procaminhoneiro. Os novos beneficiários são partes e componentes, equipamentos de tecnologia da informação e comunicação produzidos no país com tecnologia nacional, ônibus híbridos e o Proengenharia

 

Avanço das micro e pequenas - Cláudio Bernardo Moraes, da área de Operações Indiretas do banco e que responde pelo PSI, atribuiu o avanço da participação das micro e pequenas empresas nos desembolsos do banco este ano à criação do PSI no âmbito da Finame. Ele prevê participação recorde de 30% dessas empresas nas liberações do banco em 2011.

 

Medida inédita - Para estimular o programa de inovação, o banco tomou medida inédita. Expandiu os benefícios do programa BNDES Limite de Crédito para empresas com projetos de inovação, independentemente do porte. A linha funciona desde 2005 para companhias com baixo risco de crédito (em geral grandes empresas). É um financiamento rotativo com valor definido previamente pelo banco. O programa de inovação do BNDES tem hoje carteira de R$ 6,8 bilhões de projetos aprovados, em análise, enquadrados, em consultas e em perspectivas. (Valor Econômico)

CAPACITAÇÃO II: Sescoop/PR inicia curso a distância sobre cooperativismo

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RAMO SAÚDE: Coordenadores da Uniodonto Curitiba são treinados em Comunicação

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Os coordenadores de área da Uniodonto Curitiba participaram, no início de julho, de um treinamento do Programa de Desenvolvimento de Líderes. A atividade foi realizada no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O foco foi "O poder da comunicação". No programa foram abordados os itens "O que é se comunicar, habilidades de comunicação, processo de comunicação, comunicação não-verbal e utilização da voz." Este conteúdo foi apresentado aos coordenadores sob a forma de aulas teóricas, mescladas com exercícios práticos e trechos de vídeos para validar alguns conceitos que pretendem promover a interatividade entre o grupo. "Tratamos da comunicação, de habilidades importantes no trabalho do coordenador, como dar e receber feedback, com foco interno entre os setores. O objetivo é melhorar o fluxo produtivo, as relações interpessoais, o espírito entre as equipes", explica o professor Carlos Dalto, da Methodos Educação Coorporativa.

Atividades interativas - Após serem repassadas informações referentes ao feedback, comunicação não-verbal, expressão corporal e ações de receptividade, os líderes realizaram uma atividade bastante interativa. A dinâmica consistiu que cada participante escrevesse em um papel um sentimento. Em seguida, os coordenadores escolheram aleatoriamente um dos papéis e precisaram demonstrar o sentimento por meio da expressão corporal.

 

Voz - Também houve trabalhos com o objetivo de treinar o ritmo de voz para controlar a eloquência e ter uma boa dicção. A colaboradora Leda Maria Frâncio de Almeida, do setor de Recursos Humanos, entrou recentemente no quadro da Uniodonto Curitiba e já integrou o treinamento. "Em primeiro lugar é extremamente gratificante que a empresa invista em treinamento. Isso é muito importante. Faz a diferença você entrevistar uma pessoa e garantir que ela terá treinamento. Para o trabalho que desenvolvemos, a abordagem da comunicação é a receita do bolo. Só falta pôr em prática", opina.

 

Mais segurança - A secretária da diretoria, Indianara Nunes Ferreira, analisa que o curso orientou muito as pessoas. "Com isso, temos mais segurança na hora de se comunicar e as técnicas repassadas serão úteis". Danilo Zanatta, do setor de Intercâmbio, considerou o treinamento importante. "Foi bem interessante. A comunicação é um dos segredos primordiais para o bom andamento de uma organização. Caiu como uma luva, porque identificamos algumas falhas e com o treinamento poderemos melhorar neste sentido", avalia. (Imprensa Uniodonto Curitiba)

APRENDIZAGEM II: Cooperativas e sindicatos promovem desenvolvimento do setor

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Em 2010, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) realizou 4.273 eventos, entre cursos, palestras, treinamentos e pós-graduações que envolveram 123 mil participantes de 359 municípios do Estado. ''Nosso enfoque é na profissionalização da gestão das cooperativas'', salienta o gerente de desenvolvimento humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

Público - Segundo ele, 77% dos participantes são funcionários de cooperativas. Do restante, 13% são cooperados e 10% familiares de cooperados. ''Atendemos todas as necessidades das cooperativas'', revela Boesche. As capacitações abordam desde cursos de mecanização até gestão da propriedade ou da própria cooperativa, passando por orientações de armazenagem e produção.

 

Industrialização - Boesche aponta que o Sescoop/PR possui foco em industrialização, tendo em vista que 40% das agroindústrias do Paraná fazem parte de cooperativas. Em seu décimo primeiro ano de atuação, a entidade já promoveu 60 pós-graduações. Em 2010, 57% dos participantes eram homens, enquanto 43% das vagas foram ocupadas por mulheres. Em relação à faixa etária, 54% dos participantes tinham entre 25 e 45 anos. Já a predominância do nível de escolaridade é de ensino médio completo, com 26% dos participantes.

Qualidade - ''Hoje, os agricultores profissionais precisam plantar o que o mercado quer e, por isso, há uma preocupação constante com a qualidade'', avalia. Boesche afirma que o Sescoop/PR lança este ano sua própria plataforma de ensino à distância. ''Essa é a tendência, mas precisamos ser criteriosos e buscar atrair o público desejado'', aponta.

 

Trabalhadores - No ano passado, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) atingiu, por meio de eventos de formação e capacitação, cerca de 30 mil trabalhadores rurais, dirigentes sindicais e funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Até agora, em 2011 o número de participantes já alcançou 15 mil. De acordo com o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, um dos objetivos da entidade é conscientizar esse público sobre o importante papel que desempenha junto à sociedade. Temas como Plano Safra, Estatuto do Idoso, papel da mulher trabalhadora rural, políticas públicas, agroecologia, sindicalismo, associativismo, são abordados durante as capacitaçõess.

 

Enfoque -  ''Realizamos seminários e oficinas sobre sindicalismo, cooperativismo e associativismo para mostrar aos trabalhadores e produtores rurais a importância de se organizarem e obter mais qualidade de vida'', argumenta Mueller. Segundo ele, outro enfoque também é a sensibilização de mulheres e jovens. Por meio de encontros, as trabalhadoras e moradoras do campo recebem orientações sobre seus direitos e formas de transformação de alimentos, além disso, são apresentados estímulos para que o jovem se mantenha na atividade agropecuária. ''Também promovemos seminários para explicar e orientar os produtores sobre o acesso às políticas públicas, como financiamentos'', afirma Mueller. (Folha Rural / Folha de Londrina)

SESCOOP: EaD e Fundecoop são discutidos em reunião do Conselho Nacional

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O Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) se reuniu esta semana em Brasília para analisar demandas e projetos de relevância para a instituição. Rede de ensino a distância, planejamento de comunicação e novas diretrizes para o repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop) foram os destaques da pauta.

Rede de Ensino a Distância - Os conselheiros aprovaram a execução do projeto de criação da rede de Ensino a Distância (EaD) da organização - o Sescoop online. "Decidimos levar adiante o projeto, que está muito bem elaborado. A proposta de estruturação para uso de mecanismo de formação a distância tem como meta atingir pessoas vinculadas ao sistema cooperativista que encontram dificuldades logísticas para acesso a educação", explicou o conselheiro indicado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), João Batista Ferri.

 

Comunicação - Com relação à comunicação do Sescoop, o Conselho decidiu pela estruturação de um planejamento estratégico para orientar as ações necessárias. "Existe uma percepção da instituição com relação ao pouco conhecimento da população acerca do nome Sescoop. Por isso, é necessário um planejamento, com passos e metas, para desenvolver ações que façam com que as pessoas conheçam e se aproximem da instituição, sabendo o que ela tem a oferecer e agregar", relatou Ferri.

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Novas diretrizes - E visando o melhor aproveitamento dos recursos do Fundecoop, os membros deram início a discussões que vão subsidiar a elaboração de novas diretrizes para o processo de concessão desses valores.  "O objetivo é fazer com que a destinação desses recursos seja fundamentada em resultados das ações realizadas pelos estados", finalizou o conselheiro. (Informe OCB)

COOPERJOVEM: Prêmio Professor tem inscrições até o dia 5 de agosto

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Os professores das redes escolares que trabalham com o programa Cooperjovem têm até o dia 5 de agosto para se inscreverem na 4ª edição do Prêmio Professor Cooperjovem. A realização é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Este ano, dois novos critérios fazem parte da pontuação. O primeiro deles é a apresentação de material didático complementar ao fornecido pela unidade nacional do Sescoop, produzido para o desenvolvimento das atividades e que agregue valor ao Programa Cooperjovem. O outro critério de avaliação acrescentado a esta edição diz respeito ao desenvolvimento de trabalhos que promovam a integração entre a cooperativa e a comunidade escolar.

Realização - A gerência de Promoção Social do Sescoop é responsável pela realização do prêmio. Segundo a analista da gerência Ana Luiza Naves, o formato para inscrição continua o mesmo: "Os professores interessados têm até o dia cinco de agosto para enviar as fichas com os dados. Ao longo do semestre, eles desenvolverão os projetos nas escolas e, ao final do semestre, encaminharão para as unidades estaduais os relatórios de execução".

 

Avaliação - Os projetos desenvolvidos pelos professores passarão pela avaliação de duas comissões, sendo uma na unidade estadual e outra na unidade nacional do Sescoop. "O filtro maior será feito pela unidade estadual, que repassará para nós uma seleção com os três melhores trabalhos, por categoria. Aqui na unidade nacional, a comissão composta por cinco membros, terá o trabalho de selecionar também três finalistas", explica Ana Luiza.

 

O Prêmio - O Prêmio Professor Cooperjovem tem o objetivo de reconhecer o trabalho e a dedicação dos professores que atuam no programa Cooperjovem, dando visibilidade às boas práticas de ensino aplicadas e disseminando a cultura da cooperação. Nesta 4ª edição, o primeiro colocado ganhará um tablet, o segundo, um notebook e o terceiro, um netbook. (Informe OCB)

JOVEMCOOP: 20ª edição termina com balanço positivo

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COOPERJOVEM: Vai ser dada a largada para as inscrições no Prêmio Redação

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A partir de 1º de agosto, alunos de escolas públicas que atuam com o Cooperjovem poderão se inscrever para a premiação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Voltado aos alunos da rede de ensino e cooperativas educacionais que fazem parte da 1ª fase do programa, o Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem tem como objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos por meio da produção de textos com temas ligados ao cooperativismo.

Temas distintos - Diferentemente das edições anteriores, em 2011 a competição terá dois temas distintos para cada uma das categorias de participação. Os alunos do 4º e 5º anos (antigas 3ª e 4ª séries) pertencem à categoria I e escreverão sobre o tema "Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente". Os maiores, do 6º ao 9º (antigas 5ª a 8ª), que fazem parte da categoria II, deverão discursar sobre "Juventude: o futuro das cooperativas".

 

Competição mais justa - A analista da gerência de Promoção Social do Sescoop, (área responsável pela promoção do prêmio), Ana Luiza Naves, explica que a novidade no regulamento tem por objetivo proporcionar uma competição mais justa aos jovens. "Do 4º ao 9º ano temos idades muito distantes entre os alunos. Pensando nisso, a comissão do prêmio optou pela divisão em dois temas. Assim, fica melhor e mais justa a avaliação da equipe julgadora", relata Ana Luiza.

 

Inscrições - Os alunos deverão se inscrever, a partir do dia 1º de agosto, nas próprias instituições de ensino. Os trabalhos passarão por três avaliações - nas escolas ou cooperativas educacionais, nas unidades estaduais e na unidade nacional do Sescoop. Em cada fase, serão selecionadas as três melhores redações de cada categoria. Em dezembro, a comissão julgadora nacional apresenta o resultado final, com os seis vencedores.

 

Prêmios - Os prêmios, tanto para a categoria I quanto para a categoria II, são:

1º lugar - um netbook e viagem à Brasília para um passeio com foco em cidadania e cooperativismo

2º lugar - um videogame

3º lugar - uma bicicleta

 

Diferenças - O Sescoop promove duas premiações relacionadas ao programa Cooperjovem: Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem e Prêmio Professor Cooperjovem. O Prêmio Professor Cooperjovem, como o próprio nome já diz, é voltado aos professores que atuam com o programa nas escolas, realizando projetos didáticos com as turmas. A finalidade é o reconhecimento desses profissionais e o fortalecimento da qualidade, o aperfeiçoamento, a inovação e o contínuo sucesso do trabalho deles nas escolas. O Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem é voltado aos alunos das escolas participantes, e tem por objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos, por meio das redações produzidas por eles, sempre com temas relacionados à cultura da cooperação.

 

Mais informações - Para mais informações, acesse: http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/(Informe OCB)

PESQUISA: Iapar realiza seminário do Programa de Bolsas de Iniciação Científica

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O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove nesta terça e quarta-feira (19 e 20) o 19º Seminário do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (ProICI). De acordo com o coordenador do Programa, Laerte Filippsen, o Programa busca despertar nos alunos a vocação científica em todas as áreas do conhecimento. Filippsen diz ainda que o Seminário é uma forma de avaliar as pesquisas que foram desenvolvidas durante o período de vigência da bolsa de iniciação científica.  

O Programa - O programa desenvolvido entre 2010 e 2011 mobilizou mais de 50 pesquisadores orientadores na instituição. Perto de completar 20 anos, o Programa de Iniciação Científica do Iapar, que começou com 12 bolsas, já recebeu mais de 600 estudantes de graduação. Vários pesquisadores (com doutorado) aprovados no último concurso público realizado pelo instituto frequentaram antes esses mesmos campos e laboratórios o que, de acordo com o diretor de recursos humanos do Iapar, Adelar Motter, representa "o maior retorno que uma instituição pode obter com um programa dessa natureza".  (AEN)

SABER COOPERAR: Revista do Sescoop destaca pioneirismo do PR na formação de aprendizes

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A segunda edição da revista "Saber Cooperar", publicada em junho, traz, em sua matéria de capa, uma matéria especial sobre o lançamento do Programa Aprendiz Cooperativo, promovido pelo Sescoop no mês de abril, durante o Encontro de Coordenadores da Aprendizagem, em Brasília. O programa, de abrangência nacional, pretende viabilizar a inserção de milhares de brasileiros no mundo do trabalho e assegurar a formação de mão de obra de qualidade para o futuro. Cada estado deverá desenvolvê-lo a partir das características e especificidades de suas cooperativas, mas de forma alinhada à diretriz sistêmica nacional.

Formação - A proposta é ir além de atender a uma exigência legal, já que a contratação e a matrícula nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem de aprendizes na faixa dos 14 e 24 anos é obrigatória nas empresas, inclusive nas cooperativas, numa proporção de 5% a 15% do total de trabalhadores em funções que exijam formação profissional. Os participantes serão estimulados a desenvolver seus potenciais humano, social, cultural e profissional. Também serão disseminados os valores cooperativistas.  A ideia é que, ao final do contrato, o jovem esteja capacitado a atuar, tanto na própria cooperativa, quanto em outras empresas.

 

Primeira experiência profissional - Foi o que aconteceu com Marcelo Zonta, que, em 2007, foi contratado como aprendiz na Copacol, de Cafelândia, Oeste do Paraná. Hoje, aos 20 anos, ele atua como auxiliar de Recursos Humanos na cooperativa. "Eu tinha 17 anos e nunca havia trabalhado. Foi como aprendiz que tive minha primeira experiência profissional. Concluí o ensino médio e aprendi tudo que sei agora. Realmente foi uma oportunidade muito importante para mim", contou ele à reportagem da revista. "Não tratamos esse programa apenas como uma obrigação legal, mas como algo de responsabilidade social", disse ainda o coordenador de Aprendizagem da Copacol, Valdeci Aparecido de Oliveria, ao Saber Cooperar.  A publicação destaca o pioneirismo das unidades do Sescoop dos estados do Paraná e São Paulo em desenvolver a formação de aprendizes.

 

Sensibilização - Na matéria, a coordenadora do programa no Sescoop/PR, Vanessa Cristófoli, explica que a experiência no Estado iniciou em 2006 e que, na época, foi realizado um trabalho de sensibilização nas cooperativas paranaenses para estimulá-las a aderir ao projeto. Atualmente, o Jovem Aprendiz Cooperativo conta no Paraná com 30 cooperativas parceiras e atende ao todo 482 alunos aprendizes nas áreas administrativa e industrial. A matéria lembra que em outros estados brasileiros, as unidades do Sescoop também já executam ações individuais de aprendizagem mas, com o lançamento do Programa Aprendiz Cooperativo, o Sescoop Nacional visa ampliar a prática da formação técnico-profissional focada no cooperativismo a todos os pontos do País.

COOPERJOVEM: Estão abertas as inscrições para o 4º Prêmio Professor

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A 4ª edição do Prêmio Professor Cooperjovem tem novidades. Realização anual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a premiação de 2011 apresenta dois novos quesitos de avaliação, e o que resume as mudanças é a palavra inovação.

Critérios novos - Este ano, dois novos critérios fazem parte da pontuação. O primeiro deles é a apresentação de material didático complementar ao fornecido pela unidade nacional do Sescoop, produzido para o desenvolvimento das atividades e que agregue valor ao Programa Cooperjovem. O outro critério de avaliação acrescentado a esta edição diz respeito ao desenvolvimento de trabalhos que promovam a integração entre a cooperativa e a comunidade escolar.

 

Realização - A gerência de Promoção Social do Sescoop é responsável pela realização do prêmio. Segundo a analista da gerência Ana Luiza Naves, o formato para inscrição continua o mesmo: "Os professores interessados têm até o dia cinco de agosto para enviar as fichas com os dados. Ao longo do semestre, eles desenvolverão os projetos nas escolas e, ao final do semestre, encaminharão para as unidades estaduais os relatórios de execução".

 

Avaliação - Os projetos desenvolvidos pelos professores passarão pela avaliação de duas comissões, sendo uma na unidade estadual e outra na unidade nacional do Sescoop. "O filtro maior será feito pela unidade estadual, que repassará para nós uma seleção com os três melhores trabalhos, por categoria. Aqui na unidade nacional, a comissão composta por cinco membros, terá o trabalho de selecionar também três finalistas", explica Ana Luiza.

 

O Prêmio - O Prêmio Professor Cooperjovem tem o objetivo de reconhecer o trabalho e a dedicação dos professores que atuam no programa Cooperjovem, dando visibilidade às boas práticas de ensino aplicadas e disseminando a cultura da cooperação. Nesta 4ª edição, o primeiro colocado ganhará um tablet, o segundo, um notebook e o terceiro, um netbook. (Informe OCB)

JOVEMCOOP: Integrada será a anfitriã da 20ª edição do evento

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COAMO: Produtos da cooperativa são utilizados em aulas no Senac

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RAMO SAÚDE II: Novas empresas fecham contrato com a Uniodonto Curitiba

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O mês de junho foi novamente marcado por fechamentos de grandes contratos pela Uniodonto Curitiba. Entre as novas empresas beneficiárias, a Supermax Brasil Importadora S/A, que está há 10 anos no mercado e comercializa para toda a América Latina luvas para procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos. Com um centro de distribuição próprio, localizado em Curitiba, a empresa conta com representantes comerciais em todas as regiões do Brasil.

Benefícios - A partir de agora, os colaboradores da Supermax de Curitiba contam com todos os benefícios e diferenciais oferecidos pelo plano odontológico da Uniodonto Curitiba. "O custo e o atendimento por parte da Uniodonto foram os diferenciais para fecharmos esse contrato. Pelo que já conheço do trabalho da Uniodonto, será muito bom para os colaboradores", afirmou Marcia Kissilevitch, do setor de Recursos Humanos da Supermax. Da mesma maneira que a Supermax reconhece os serviços oferecidos pela Uniodonto Curitiba, a cooperativa prestigia os produtos por ela comercializados. A Supermax é uma das fornecedoras de mercadorias para a loja Dental Uni.

Decorlux - Em junho a Decorlux Material Elétrico também passou a ser beneficiária da Uniodonto Curitiba. A empresa está há 13 anos no mercado e preocupa-se com seu papel social e com a qualidade de vida de seus colaboradores. Para isso, oferece um plano de saúde e agora também odontológico, extensivo aos familiares. "Optamos por oferecer o plano odontológico, que é mais um benefício para os colaboradores. Acreditamos que quando se investe em pessoas, se investe na empresa em busca de resultados. A escolha do Plano Uniodonto aconteceu por ser uma das operadoras mais conhecidas e oferecer um ótimo preço. Há também um grande número de Cirurgiões-Dentistas para realizar atendimento", afirma Suelen Fátima Ferraz, responsável pelo departamento de recursos humanos da Decorlux. (Imprensa Uniodonto Curitiba)