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Notícias educação

SESCOOP/PR: Encontro Estadual de Secretárias promove aprimoramento e reflexão

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C.VALE: Final da 13ª edição do Cooperjovem será realizada dias 27 e 28

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SESCOOP: Técnicos discutem a aplicação da Diretriz Nacional de Monitoramento

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Reunidos na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF), representantes das 26 unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estão conhecendo a nova ferramenta que visa à autogestão do cooperativismo, a Diretriz Nacional de Monitoramento. Neste segundo e último dia do 2º Encontro Nacional de Monitoramento, os técnicos tiveram a oportunidade de trocar experiências, tirar dúvidas e conhecer de forma completa o funcionamento da Diretriz e sua aplicação.

 

Adesão à diretriz - No lançamento realizado na segunda-feira (17/10), o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, convocou os representantes dos estados a aderirem à diretriz, como forma de perseguir e alcançar verdadeiramente o patamar de sistema cooperativista. A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas da unidade nacional, Susan Miyashita Vilela, endossou o pensamento de Freitas afirmando na manhã desta terça-feira (18/10) que a adesão das cooperativas à utilização da diretriz será voluntária e, por isso, é fundamental o engajamento das UE’s . “Temos que aproveitar as cooperativas que já estão conosco para, por meio do trabalho, mostrarmos a importância da aplicação da diretriz para geração de informações e aguardar que as demais também procurem aderir”, disse.

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Projetos piloto - Para consolidação da diretriz, alguns estados tiveram a oportunidade de executar projetos pilotos. Segundo Geâne Ferreira, coordenadora de Monitoramento do Sescoop/DF, a diretriz atende a um anseio das cooperativas, que estão recebendo a novidade muito bem. “O que pudemos perceber é que as próprias cooperativas sentiam necessidade da ferramenta para a geração de  informações mais técnicas. Por isso, quando aplicamos o projeto piloto, a receptividade e adesão foram muito boas”, diz.

 

Disseminação - Quanto à disseminação da diretriz, o representante do Sescoop/AC, José Carlos Bastos, resume de forma bem prática o que deve ser feito: “Nosso trabalho agora será o de demonstrar para as cooperativas que o monitoramento não é uma investigação e sim uma forma de beneficiá-las de várias maneiras”. (Informe OCB)

SESCOOP: Diretriz Nacional de Monitoramento é lançada em Brasília

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"É fundamental a participação e o compromisso de todos, para que este trabalho seja levado adiante e aplicado em todas as unidades estaduais”, declarou o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Márcio Lopes de Freitas, durante o lançamento da Diretriz Nacional de Monitoramento, na tarde desta segunda-feira (17/10), na sede do Sescoop, em Brasília (DF). Fruto de um trabalho desenvolvido nos últimos sete meses pelo Comitê de Monitoramento, a ferramenta será determinante para o autoconhecimento do setor e a autogestão das cooperativas. “Isso, com certeza, será essencial para alcançarmos verdadeiramente o patamar de sistema”, disse Freitas.

 

Alinhamento - Atendendo às linhas de ação do Planejamento Estratégico do Sescoop e também às diretrizes aprovadas no XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo (XIII CBC), realizado em 2010, a diretriz se apresenta como instrumento de alinhamento para o trabalho desenvolvido pelas unidades estaduais (UEs) do Sescoop, agora de forma sistêmica. O lançamento ocorreu na abertura do 2º Encontro Nacional de Monitoramento, que vai até amanhã (18/10), reunindo 48 representantes das 26 UE's e da unidade nacional.

 

Atividades desenvolvidas nos estados - Durante seu pronunciamento, Freitas também destacou a importância das atividades já são desenvolvidas em alguns estados ao longo dos últimos anos, ressaltando, novamente, a necessidade de se alinhar sistemicamente esses trabalhos. Para ele, o modelo participativo sobre o qual foi construída a diretriz é ideal para que as UEs colaborem com o aprimoramento constante da ferramenta. “É necessário conversar, discutir e partilhar com quem de fato vai utilizar o material para formarmos uma base consensual”, pontuou o presidente, que agradeceu de forma especial aos integrantes do comitê e ao professor da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), David Moura, pela participação no projeto.

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Apelo - Reforçando a importância do envolvimento de todos nesse processo, Freitas fez mais um apelo. “É fundamental que os estados utilizem efetivamente a diretriz.. Nossa intenção é garantir um sistema efetivo de monitoramento que gere resultado para as cooperativas”, declarou.

 

Consolidação - Em seguida, a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela, fez uma rápida apresentação sobre a programação do encontro e destacou que “a diretriz é um avanço rumo à consolidação dos resultados alcançados pelo setor cooperativista”.  O professor David (Fundace), por sua vez, traçou uma breve contextualização para os participantes sobre as diferenças entre autogestão do sistema cooperativista e das cooperativas, de forma singular.

 

Radiocoop - Confira na RádioCoop o discurso do presidente Márcio Lopes de Freitas no lançamento da Diretriz Nacional de Monitoramento.  (Informe OCB)

COCAMAR: Museu Cesumar inclui cooperativa em filme

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Um filme em 4D,  produzido pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e apresentada na noite de quinta-feira (13/10) a jornalistas que conheceram o recém-inaugurado museu da instituição, inclui imagens aéreas da Cocamar. O material tem duração de 15 minutos e foi elaborado nos últimos meses por uma equipe especializada de São Paulo, com o uso de um helicóptero. A Cocamar é a única empresa da cidade mencionada na produção, que foca o campus e a fazenda da instituição e passeia pelos principais pontos da cidade. Segundo o reitor do Cesumar, Wilson Matos Silva, foram investidos R$ 2 milhões na estruturação do museu, que é dividido em três áreas. A primeira, conta com várias salas e muitos recursos tecnológicos para reconstituir, em vários pequenos filmes, a história da cidade. A segunda, uma casa de madeira dos anos 50 que foi trazida para o local, mostra como era a vida de uma família naquela época. A terceira, uma tulha de café, em que o visitante vê imagens, bonecos trajados como trabalhadores da lavoura, ferramentas e até um caminhão cedido pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que colonizou a região.  O museu ficará aberto diariamente para visitação pública. (Imprensa Cocamar)

RAMO CRÉDITO: Concurso cultural dos Poupedis terá ênfase na preservação do Planeta

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Os Poupedis, tradicionais mascotes da poupança do Sicredi, mobilizarão, novamente, o público infantil. Neste ano, eles já ganharam nomes próprios e viraram álbum de figurinhas. Agora, vão estimular o hábito de poupar de uma outra maneira, voltada para a conscientização ambiental. O Concurso Cultural "Ajude a poupar o planeta com os Poupedis", será realizado de 14 e 23 de outubro, e provocará a criançada com a seguinte pergunta: O que você faz para poupar os recursos naturais do planeta? Para participar, basta fazer parte da comunidade dos Poupedis no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=113769833) e responder a questão, em até 2048 caracteres, no fórum da comunidade.

 

Game online - A melhor resposta será adaptada para virar um game online e um dos personagens do jogo será inspirado no vencedor do concurso. Além disso, o vencedor receberá em casa um CD personalizado com o game. O resultado será divulgado no dia 31/10/2011 na comunidade do Poupedi no Orkut, no hotsite do Poupedi (www.poupedisicredi.com.br) e na página oficial dos Poupedis no Facebook (http://www.facebook.com/PoupediSicredi). Mais informações: www.poupedisicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)

RAMO SAÚDE I: Unimed realiza 41ª Convenção Nacional

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Entre os dias 25 e 28 de outubro, a capital do Ceará vai receber a 41ª Convenção Nacional Unimed. O evento, organizado pela Unimed do Brasil, conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e terá como tema central “Governança Cooperativa – transformando o modelo”.

 

Novo olhar - “O tema da Convenção 2011 foi cuidadosamente pensado para que possamos dar prosseguimento ao trabalho de transformação iniciado no ano passado, lançando um novo olhar ao modelo de administração das Cooperativas do Sistema Unimed”, disse o presidente da Unimed do Brasil, Eudes Aquino. Para Aquino, refletir sobre possíveis mudanças neste momento é mais do que necessário. “Tanto o setor de saúde, quanto o mercado de forma geral, vêm passando por constantes transformações e exigindo novas reações das organizações”, ponderou.

 

Atividades - Nesta 41ª edição, haverá mesas-redondas, palestras, oficinas e a tradicional Feira de Negócios. Aproveitando que os profissionais do sistema Unimed estarão reunidos, algumas atividades paralelas estão previstas, tais como a Reunião do Comitê Contábil, o Encontro de Advogados e Reunião do Comitê Jurídico, além da reunião do Conselho Fiscal. A programação preliminar da convenção está disponível no hot site do evento, que também traz mais informações sobre as inscrições. Clique aqui para acessar. (Informe OCB)

CONVENÇÃO UNIODONTO: Ozires Silva fala sobre educação para líderes cooperativistas

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“Para projetar estratégias capazes de gerar negócios sólidos e empresas competitivas, de longa atuação no mercado, é preciso investir na cultura do conhecimento”. Com esse discurso, Ozires Silva, reitor do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), encantou uma plateia formada por 250 cooperados e dirigentes, durante a XXI Convenção Nacional Uniodonto, na última quinta-feira (06/10), em Imbassaí (BA).

 

Contribuição - Aos 82 anos, Silva é reconhecido por sua contribuição para o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Foi ele quem deu início à produção industrial de aviões no Brasil. À frente da equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante, também liderou em 1970 o grupo que promoveu a criação da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), uma das maiores organizações aeroespaciais do mundo.

 

Determinante - Oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ele defende que o investimento em educação, com destaque para o papel do ITA, foi determinante para que a Embraer se firmasse como referência, respondendo hoje pela fabricação de aviões para dezenas de países. Em sua apresentação, Silva lembrou que a própria Constituição Federal diz que a educação é direito de todos e deve ser promovida com a colaboração da sociedade.

 

Mão de obra qualificada - Para o reitor, uma atenção especial à educação garantirá mão de obra qualificada e fará o país ser transformar mais rapidamente. “Tenho o sonho de que o Brasil seja respeitado no mundo todo. Para isso, precisamos de gente competente e qualificada”, declarou.

 

Carreira - Ozires Silva presidiu a Embraer até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério de Infraestrutura e, em 1991, retornou à empresa, desempenhando um papel importante na condução do seu processo de privatização, concluído em 1994. (Informe OCB)

AGENDA: Inscrições ao 3º Prêmio Unimed de Jornalismo são prorrogadas

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As inscrições para o 3º Prêmio Unimed de Jornalismo foram prorrogadas para o dia 7 de novembro. São mais de 35 mil reais em prêmios. O tema deste ano é Saúde, contemplando matérias sobre prevenção em saúde, qualidade de vida, novas tecnologias e questões específicas da saúde pública e suplementar. A novidade desta edição é a Categoria Especial, com temática específica, "O uso consciente de recursos e serviços de saúde". Só essa categoria irá premiar R$ 5 mil reais. Além dela, o Prêmio possui mais três categorias: profissional (Rádio, TV e Impresso) Destaque Acadêmico e Mídia Corporativa. Essa última destinada à participação de assessores de imprensa.

 

Informações - Mais informações acesse: www.unimed.com.br/premiounimeddejornalismopr ou ligue para 41 3219-1488. O Prêmio Unimed de Jornalismo é realizado pela Unimed Paraná, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas, da Ocepar e das demais Unimeds do estado. (Imprensa Unimed Paraná)

AGENDA: Inscrições ao 3º Prêmio Unimed de Jornalismo são prorrogadas

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As inscrições para o 3º Prêmio Unimed de Jornalismo foram prorrogadas para o dia 7 de novembro. São mais de 35 mil reais em prêmios. O tema deste ano é Saúde, contemplando matérias sobre prevenção em saúde, qualidade de vida, novas tecnologias e questões específicas da saúde pública e suplementar. A novidade desta edição é a Categoria Especial, com temática específica, "O uso consciente de recursos e serviços de saúde". Só essa categoria irá premiar R$ 5 mil reais. Além dela, o Prêmio possui mais três categorias: profissional (Rádio, TV e Impresso) Destaque Acadêmico e Mídia Corporativa. Essa última destinada à participação de assessores de imprensa.

 

Informações - Mais informações acesse: www.unimed.com.br/premiounimeddejornalismopr ou ligue para 41 3219-1488. O Prêmio Unimed de Jornalismo é realizado pela Unimed Paraná, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas, da Ocepar e das demais Unimeds do estado. (Imprensa Unimed Paraná)

COCARI: Melhor café da região de Maringá será conhecido nesta sexta

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Nesta sexta-feira (07/10), no Centro de Convenções Dr. Décio da Silva Bacelar, em Mandaguari, ocorre o tradicional Encontro dos Cafeicultores, durante o qual serão conhecidos os vencedores da etapa regional do Concurso Café Qualidade Paraná 2011, cuja degustação foi realizada em 8 de setembro.

 

Amostras - Nesta edição, 13 amostras concorrem ao melhor café da regional Maringá. Segundo os degustadores, a expectativa é de páreo duro. Carlos Amaral, proprietário da Corretora A Rural, de Londrina e presidente do Centro de Comércio de Café do Paraná, destacou que a escolha foi bem difícil. “Sempre um se destaca e dessa vez teve uma hegemonia, sinal de qualidade dos cafés da região. Eu não provei nas outras regionais, mas pelo que eu tenho provado de cafés do Paraná inteiro, eu diria que é quase uma certeza ter um dos cafés degustados em Mandaguari entre os finalistas nas próximas etapas do concurso”, completou.

 

Alto nível - Francisco Carlos Cabral de Melo, gerente Comercial e analista de Café da empresa Tristão Companhia de Comércio Exterior, que também participou como degustador nesta fase do concurso se disse impressionado com a qualidade das amostras. “Foi uma degustação bastante nivelada, com detalhes mínimos de diferença entre eles. Todos de excelente qualidade, o que, por um lado dificulta a escolha, mas por outro, mostra que a região tem cafés de alto nível”, constatou Melo. 

 

Concurso - Na ocasião, haverá o Festival da Coada e o Concurso de Pratos à Base de Café, que elege e premia a melhor coada de café e os mais deliciosos doces, ambos feitos com o Café Cocari. O concurso é uma iniciativa da cooperativa para envolver a família dos cafeicultores em atividades relacionadas à cultura do café.

 

Serviço - Etapa regional do Concurso Café Qualidade Paraná 2011 / Data: 7 de outubro de 2011 / Horário: 14h30 / Local: Centro de Convenções Dr. Décio da Silva Bacelar / Rua Padre Antonio Lock, s/n - Mandaguari-PR. (Imprensa Cocari)

COAMO: Projeto Atlas Ambiental movimenta professores e alunos em Campo Mourão

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AGRINHO 2011: Alunos e professores serão premiados no dia 21 de outubro

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O Sistema Faep e entidades parceiras realizam, no dia 21 de outubro, às 10h, na Expounimed, em Curitiba, a solenidade de premiação de alunos e professores de escolas da rede pública e particular de ensino do Estado do Paraná, vencedores dos concursos promovidos pelo Programa Agrinho.  O programa é resultado da parceria entre o Senar-PR, Faep, Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, além de diversas empresas e instituições públicas e privadas. 

INTEGRADA: Começam ações do Projeto Plante um Sorriso

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Nesta semana, a Integrada dá início às atividades do projeto Plante um Sorriso para marcar as comemorações do mês das crianças. Todas as 14 Unidades Regionais da cooperativa, além da Unidade Industrial de Milho e da Unidade Industrial de Fios, irão desenvolver ações voltadas para crianças atendidas por instituições de ensino e entidades assistenciais do Paraná.

 

Ações voluntárias - O projeto Plante um Sorriso foi criado em 2003 com o objetivo de promover educação, cultura e cidadania de crianças dos municípios onde a Integrada atua. Durante todo o ano, colaboradores da cooperativa promoveram diversas ações voluntárias para levantar recursos para as atividades que serão desenvolvidas.

 

Doação - Agricultores associados também doaram uma parte de sua produção agrícola ao projeto. Com os recursos, a Integrada fará durante este mês a doação de brinquedos pedagógicos e materiais de apoio para as instituições, além de realizar peças teatrais, oficinas artesanais, projetos de incentivo à leitura e diversas outras atividades.

 

Satisfação - “É uma satisfação poder contribuir com o desenvolvimento das crianças e jovens. A satisfação é também poder observar o envolvimento do nosso público interno e de nossos cooperados para apoiar as ações do Plante um Sorriso. A preocupação com a comunidade é um dos princípios do cooperativismo e nós procuramos sempre colaborar com os setores que precisam de apoio”, destaca o presidente da Integrada, Carlos Murate.

 

Atendimento - Em 2010, o projeto Plante um Sorriso atendeu 6.500 crianças de 69 entidades, através da doação de 3.500 brinquedos pedagógicos e 1.800 quilos de alimentos. (Imprensa Integrada)

RAMO SAÚDE I: Prêmio Unimed recebe inscrições até 28 de outubro

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ABC: BB tentará alavancar programa que incentiva a agricultura sustentável

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O Banco do Brasil (BB) vai começar uma campanha para divulgar o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) nas próximas semanas. Iniciado na safra 2010/11, o ABC é considerado uma prioridade para a direção do banco, que tenta aumentar o valor dos desembolsos nesse programa, mas o desempenho tem sido baixo.

 

Valor desembolsado - Do orçamento de R$ 850 milhões que o BB é responsável por gerir, apenas R$ 13,7 milhões, em 50 operações de crédito, foram emprestados de julho a setembro deste ano. O valor desembolsado representa apenas 1,5% do orçamento total do BB destinado ao programa. O diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Ives Cézar Fülber, diz que a demanda é baixa porque o produtor ainda não conhece o programa. Apesar do início lento, o BB está analisando 380 projetos que podem somar mais R$ 170 milhões.

 

Recursos totais - Os recursos totais do programa ABC para a safra 2011/12 são de R$ 3,15 bilhões. O ABC pode ser usado por agricultores e cooperativas, com um limite de financiamento de R$ 1 milhão por beneficiário. O crédito será financiado com taxa de juros de 5,5% ao ano, carência de até oito anos e prazo de reembolso de até 15 anos.

 

Incentivo - O programa incentiva processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam os efeitos dos gases de efeito estufa no campo. Esses gases, representados geralmente pelo dióxido de carbono (CO2), são responsáveis pelo superaquecimento do planeta. De acordo com o vice-presidente de agronegócios da instituição, Osmar Dias, o plano é fundamental para o crescimento da tecnologia no campo. "Cada vez precisamos de mais tecnologia para produzir mais alimentos no campo. Temos que andar com esse programa, que é um dos melhores", afirmou o vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil.

 

Emissões - Lançado em julho do ano passado, o programa ABC tem como objetivo evitar a emissão na atmosfera de 165 milhões de toneladas de CO2 equivalente nos próximos dez anos por meio de seis práticas agrícolas sustentáveis: o plantio direto na palha, a integração lavoura-pecuária-floresta, a recuperação de pastos degradados, o plantio de florestas, a fixação biológica de nitrogênio e o tratamento de resíduos animais. (Valor Econômico)

LAR: Jovens concluem 3º Curso Modular

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Mais um grupo de filhos de associados da Lar, com idade acima de 14 anos, concluiu o 3º Curso Modular, promovido com o objetivo aproximar os adolescentes e jovens da cooperativa A formatura foi realizada no dia 24 de setembro, com a presença dos pais. O diretor secretário da Lar, Urbano, representou a presidência da cooperativa. Estavam ainda presentes alguns conselheiros de administração e fiscal, além da coordenação geral do grupo de mães e do grupo de jovens da cooperativa. O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boeshe, também prestigiou o evento.

 

Cooperativismo - De acordo com os organizadores, os cursos modulares tem mostrado a importância do cooperativismo como ferramenta na construção de uma sociedade mais igualitária, unindo os associados através de seus ideais. Além disso, tem ajudado no desenvolvimento emocional dos adolescentes e jovens, e também em seu relacionamento familiar, oportunizando importantes esclarecimentos  em como administrar sentimentos e emoções neste período juvenil,  na segurança da tomada de decisões sobre o futuro.

 

Etapas – O 3º Curso Modular foi realizado em oito etapas, com duração de 16 horas cada uma, no Centro de Desenvolvimento e Treinamentos da cooperativa. As atividades são organizadas em intervalos de 15 ou 20 dias, em períodos que não afetem o cotidiano das propriedades, ou seja, fora de épocas de plantio ou colheitas e também em dias alternados da semana para não prejudicar os as atividades escolares dos jovens.

 

Conteúdos – A primeira etapa foi marcada pela construção democrática de um “contrato de convivência” que deve ser considerado pelos participantes em todas as demais fases do curso. A partir daí, vários assuntos são discutidos com os jovens, começando pela doutrina cooperativista, com o professor/consultor Ney Guimarães. A segunda e terceira etapa foram conduzidas pelo professor/consultor Renato Oliveira, que abordou auto estima, vocacionalidade, entre outros.

 

Demais fases - A quarta etapa foi sobre Comunicação e Oratória, com o professor Tarcísio e Luciane. Na quinta etapa, a professora/consultora Nair Onofre desenvolveu o trabalho sobe Emotologia, que estuda o desenvolvimento das potencialidades humanas. Na sexta etapa, o professor Ney Guimarães, teve uma nova participação promovendo reflexões sobre Projeto e Vida e Protagonismo Juvenil. Na sétima etapa, o professor Leomar focou a questão Empreededorismo Juvenil, sendo que nesta etapa o grupo visitou a cooperativa Lar.  Na oitava e última etapa o tema central foi Educação Cooperativista, com o professor Ney Guimarães que acompanhou todo processo junto ao setor de cooperativismo. 

RAMO SAÚDE II: Unimed Londrina ganha prêmio de Gestão de Pessoas

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A Unimed Londrina ganhou o Prêmio Unimed – Práticas em Gestão de Pessoas, como primeira colocada na categoria Desenvolvimento Técnico e Comportamental com o trabalho “Gestão por Competências”. A entrega dos troféus será realizada durante a 41ª Convenção Nacional Unimed, no dia 26 de outubro, às 14h, em Fortaleza.

 

Alinhamento - O trabalho de Gestão por Competências teve início na Unimed Londrina em 2008, com o objetivo de alinhar o desenvolvimento de pessoas ao mapa estratégico implantado pela cooperativa naquele ano, após a adoção do Balanced Scorecard (BSC) como modelo de gestão. “Por meio da Gestão por Competência, a empresa realizou um grande trabalho, que envolveu todo o quadro de colaboradores e cooperados, visando a assegurar o cumprimento de sua visão de futuro”, explica a gestora da Assessoria de Desenvolvimento Humano, Lucia Baum.

 

Visão de futuro - O mapa estratégico então construído apontava para uma visão de futuro audaciosa: “Tornar-se a melhor cooperativa médica do Brasil até 2014, reconhecida por sua excelência operacional, modelo de gestão sustentável e satisfação dos clientes, cooperados e colaboradores.” Para alcançar essa visão de futuro, é preciso observar todas as quatro perspectivas do mapa. A primeira é aprendizagem e crescimento. Mais acima, e pela ordem, estão a perspectiva de processos internos, a perspectiva de mercados e partes interessadas e a perspectiva financeira.

 

Incentivo - “Foi neste sentido que trabalhamos desde então, de incentivar o desenvolvimento das competências em todos os níveis hierárquicos da Cooperativa. Promovendo sempre o aprendizado entre os colaboradores”, explica. Segundo a analista da Assessoria de Desenvolvimento Humano, Luciana Nadai, o prêmio é o resultado do trabalho desenvolvido no dia a dia. “Nós estamos muito felizes porque o prêmio é o resultado da dedicação que temos diariamente em nossos trabalhos. São vários desafios que precisamos vencer para implantar a Gestão por Competências na Cooperativa e isso mostra que a dedicação valeu à pena e que estamos no caminho certo”, explica.

 

Empenho e dedicação - “Certamente, este prêmio mostra o empenho e a dedicação, não só da equipe da ADH, mas de todos os colaboradores que se emprenharam e se comprometem com todas as ações  que promovemos e que se preocupam com o aprendizado constante. Os resultados são positivos e sentidos no dia a dia de trabalho na Cooperativa e o Prêmio vem para coroar essas conquistas e nos incentivar a melhorar ainda mais. É um prêmio de todos os colaboradores”, relata a gestora. (Imprensa Unimed Londrina)

COCARI: Melhor café da regional Maringá será conhecido durante Encontro

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