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SESCOOP: Auditor do Trabalho tira dúvidas sobre contratação de aprendizes

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Dando continuidade à programação do I Encontro de Coordenadores da Aprendizagem do Sescoop, a tarde de quarta-feira (13/04) teve início com palestra do auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE/DF), João Cortes. O auditor tratou de temas de alta relevância sobre a legislação que envolve a contratação de jovens aprendizes. Tópicos como obrigatoriedade de contratação, tipos de contrato e direitos e deveres (tanto dos aprendizes quanto das instituições de aprendizagem) foram abordados pelo palestrante.

Dúvidas - Os participantes se envolveram e aproveitaram a oportunidade para tirar várias dúvidas que permeiam o dia a dia de quem trabalha com aprendizagem. Foi o caso da coordenadora de Aprendizagem do Sescoop-DF, Patrícia Rezende, que teve esclarecida uma questão bastante recorrente para quem lida com assunto - o salário pago aos aprendizes.

 

Responsabilidade - Mais adiante, João Cortes discursou a respeito do sentimento de responsabilidade que deve tomar conta de todos os profissionais que lidam com jovens aprendizes. "A Constituição Federal garante o direito à profissionalização, mas é obrigação de todos nós fazer um pouco. Nós somos responsáveis pela juventude", declarou Cortes. E o palestrante complementou: "Não basta colocar o jovem para trabalhar. Ele precisa de apoio, de acompanhamento. Ele precisa da nossa supervisão para se tornar um profissional de qualidade." O assunto também foi pauta da RádioCoop. (Informe OCB)

VISITA TÉCNICA: Profissionais da Ocesp trocam informações com o Paraná

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SESCOOP III: Comitês vão trabalhar na elaboração de diretrizes para o monitoramento

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Profissionais de 25 unidades estaduais participaram na semana passada do Encontro Nacional de Monitoramento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Durante dois dias, conforme explicou a gestora da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, o grupo passou por um nivelamento de conhecimento e um alinhamento do pensamento sistêmico sobre a importância da área de monitoramento.

Autogestão - A metodologia adotada para o encontro contou com atividades em grupos nas quais foram apresentadas propostas e soluções sobre autogestão. O relatório dessas discussões será consolidado pela Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace/USP) e servirá de subsídios para a construção de diretrizes do monitoramento, conforme prevê o Planejamento Estratégico do Sescoop.

 

Comitês - Outro resultado importante foi a constituição de três comitês: de Monitoramento, de Cadastro e de Gestão e Governança. Os membros já foram selecionados voluntariamente baseados nas experiências, habilidade e disponibilidade de cada um. "Houve também uma rica troca de experiências entre as unidades, momento em que foram apresentadas diferentes formas e soluções de trabalhar com as cooperativas", observou Susan, evidenciando que as dificuldades em monitoramento nos diferentes estados são semelhantes e que por isso é importante essa troca em busca de soluções. (Informe OCB)

RAMO EDUCACIONAL: Presidente da Cefi visita sede da Ocepar

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COASUL II: No Dia Mundial da Água, crianças plantam mudas de árvores

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No Dia Mundial da Água, 22 de março, 30 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal São João conheceram cinco fontes de água restauradas pela Coasul Cooperativa Agroindustrial e deram o primeiro passo para a revitalização da mata ciliar das nascentes próximas ao abatedouro de aves. A ação faz parte de uma campanha da cooperativa para conscientizar a comunidade de que é preciso cuidar da fonte de vida no planeta.

Entusiasmo - No início da tarde, as crianças chegaram entusiasmadas para saber aonde iriam plantar as árvores. Elas foram recepcionadas pelo diretor vice-presidente, Jacir Scalvi, o diretor secretário, Fiorivaldo da Silva e pelo gerente técnico, Paulo Roberto Fachin. Receberam bonés, cadernetas para anotação, caneta, revista e um folder com informações sobre o dia mundial da água e formas de economia. Em seguida, o funcionário da Coasul e acadêmico do curso de Engenharia Ambiental, Arlindo Veivanco, mostrou onde está sendo construída a lagoa que receberá a água da chuva coletada no frigorífico. Depois, as crianças ouviram orientações sobre como uma nascente se forma.

 

Nas fontes - Passada a fase teórica, a prática foi mesmo o que empolgou a galerinha. Mesmo tendo que caminhar alguns passos próximos à mata, os estudantes ficaram vislumbrados com as fontes restauradas. Veivanco explicou como o processo aconteceu e a importância de se realizar a preservação das nascentes. "A água fica mais limpa e protegida de diversos tipos de contaminação, como por exemplo, animais como vacas e bois que iam bebê-la", explica. De olhos bem atentos, as perguntas foram surgindo e todos saíram de lá satisfeitos.

 

Cada um plantou uma muda - A última etapa para garantir a qualidade da água é a revitalização da mata ciliar. Para isso, as crianças iniciaram o plantio de 3.700 mudas de espécies nativas como Pau Brasil, Cedro, Loro, Ipê, Araucária, Acássia, Taromã, Pinho Cuibano e frutíferas, Cereja, Guabiroba e Pitanga. Eles nem deram importância por estar com as mãozinhas sujas de terra, estavam empolgados com o fato de que daqui a cinco ou 10 anos cada um terá sua parcela de contribuição com o meio ambiente e com a restauração do local.

 

Vivenciando na prática - A Coordenadora da escola, Fabiani Birck, destaca que muitas das informações repassadas em sala de aula puderam ser colocadas em prática. "Em virtude do Dia Mundial da Água, trabalhamos bastante com eles tudo aquilo relacionado ao dia. Essa visita as nascentes restauradas pela Coasul só vem a reforçar o trabalho dos professores e da escola. Essa vivência faz com que eles aprendam melhor e levem esse aprendizado para a vida toda", completa. O pequeno Kaynã Pedro Fruhaus Gomes, nove anos, ficou feliz por ter participado da ação. "Achei muito legal ter vindo aqui hoje e ver que a Coasul está cuidando do meio ambiente e do bem estar das pessoas", finaliza. (Imprensa Coasul)

MEIO AMBIENTE II: Instituto das Águas faz parceria para promover educação ambiental

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O Instituto das Águas do Paraná assinou parceria com a ONG paranaense Água e Cidade, com o objetivo de desenvolver quatro projetos relacionados à educação ambiental, com foco no uso racional dos recursos hídricos. São eles: "Projeto Água na Escola", "Jovens Gestores da Água em Escolas" (Jogae), "Projeto Água no Trabalho" e "Água no Condomínio". O Instituto fornecerá infraestrutura e pessoal técnico para a realização das atividades previstas nos projetos e vai elaborar relatórios sobre o encaminhamento das mesmas. Também irá incentivar a troca de experiências e informações entre as entidades participantes, buscando ampliar o seu alcance.

Atitudes simples - Segundo o presidente do Instituto, Márcio Nunes, a iniciativa renderá bons frutos a partir de atitudes simples. "O que faremos é conscientizar e educar os cidadãos para que as próximas gerações saibam a importância de se dar valor à água. Uma criança educada hoje será o cidadão consciente de amanhã", disse. O presidente da ONG Água e Cidade, Wilson Passeto, explica que os projetos pretendem preparar as próximas gerações e conscientizar a população em geral. "A água não pode ser banalizada. É um bem escasso ao qual todas as pessoas têm direito. A questão da água não é simples, ela exige a redução do consumo e a mudança de comportamento da sociedade", afirmou.

 

Os projetos - O objetivo do "Água na Escola" é atender 20 escolas da capital, capacitando 45 professores que devem educar até três mil alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental. Os voluntários utilizarão o material lúdico produzido pela ONG - um kit de histórias em quadrinhos que abordam a conservação e a preservação de recursos hídricos - e devem aplicá-lo ao conteúdo didático trabalhado em sala de aula.

 

Escolas - O programa motiva projetos sob a responsabilidade das escolas e dos professores, incluindo atividades de campo, para assimilação dos conteúdos, neste caso, trabalhados pelos professores com alunos do Ensino Médio, alunos de mais idade. Entre as atividades externas estão visitas às instalações da Sanepar, laboratórios de pesquisas e aulas práticas em estações de tratamento de água ou esgoto.

 

Jovens - O projeto "Jovens Gestores da Água na Escola" tem previsão de iniciar no segundo semestre deste ano. Com a iniciativa será realizado um curso para capacitar até 45 jovens que poderão atuar na conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos.

 

Empresas - Já o projeto "Água no Trabalho" levará o tema para empresas de pequeno, médio e grande portes que demonstrem interesse em conscientizar os funcionários. O projeto visa a melhoria do sistema de gestão de água desses empreendimentos, procurando reduzir o desperdício e impulsionar o desenvolvimento e implantação de tecnologias para o tratamento adequado de efluentes líquidos.

 

Condomínios - E o "Água no Condomínio" prevê capacitar 45 pessoas para desenvolver o sistema de gestão de recursos hídricos em condomínios residenciais, desenvolvendo ações com os moradores até o ano de 2012. Todas as iniciativas poderão ser monitoradas em websites da ONG Água e Cidade. (AEN)

RAMO SAÚDE I: Unimed Cascavel inicia pós-graduação em Perícia Médica

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A Unimed Cascavel, em parceria com a Fundação Unimed e apoio do Sescoop/PR, iniciou mais uma turma de pós-graduação em Perícia Médica. O objetivo do curso consiste em atualizar, capacitar e habilitar o médico para o ingresso e evolução no exercício profissional da função/atividade de Perícia Médica. O curso tem carga horária de 380 horas/aula, incluindo exposição do docente, discussão em grupo, palestras, workshops, trabalhos, avaliação e orientação de projetos. Os temas que compõem o programa são divididos em módulos e estão acontecendo uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 18h. O curso teve início no dia 11 de março, mas ainda há vagas. Os interessados poderão se inscrever até o dia 08 de abril de 2011. Mais informações com Tatiane de O. Trespach pelo fone: 45-3220.7063. (Unimed Cascavel)

CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Disciplina de cooperativismo na UFPR

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UNIMED: Projeto promove plantio de mais cinco mil mudas em Marmeleiro

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Mais cinco mil mudas de árvores nativas foram plantadas, no dia 28 de fevereiro, às margens do rio Lonqueador, em Marmeleiro, Sudoeste do Estado. A ação fez parte do Projeto Lonqueador, idealizado pela Unimed e que conta com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unioeste, prefeituras de Marmeleiro e Francisco Beltrão e Instituto Ambiental do Paraná, entre outras instituições. A ideia é promover a preservação da mata ciliar em todo o percurso do rio. Essa foi a segunda propriedade contemplada com cultivo de mudas dentro do projeto. Em 2010, outras cinco mil mudas de angico, guajuvira, aroeira e pitanga foram plantadas em outro trecho do Lonqueador.

DIA DA MULHER I: Colaboradoras da Coodetec são homenageadas

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Elas já conquistaram muito, mas a cada dia essas conquistas se renovam. A mulher tem muitos desafios. Preconceito e desvalorização são obstáculos, que antes, pareciam insuperáveis. Muitas já superaram essa barreira e, depois da instituição de uma data para lembrar e comemorar a mulher, as atenções de pessoas em todo o mundo voltam-se, especialmente neste dia, para elas, para discutir o seu papel na sociedade atual.

Especiais - No dia 08 de março, a mulher é tema de debates, homenagens e propagandas. Para a Coodetec, elas são muito especiais, ocupam cadeiras e cargos importantes. São essenciais para o bom andamento, desde as atividades do campo, até o administrativo, comercial e pesquisa. Por isso, para agradecer e homenagear, foi programada uma manhã com atividades diferenciadas.

 

Presentes - Nesta sexta-feira (04/03), a partir das 9h, as funcionárias da Coodetec assistirão a uma palestra com a consultora Helda Elaine Völz Bier. Elas receberão presentes, e ainda a atenção das alunas do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, da Faculdade Assis Gurgacz. "Neste dia queremos parabenizar as mulheres que fizeram e fazem das suas vidas um exemplo de força, garra e persistência. Em especial, as que trabalham na Coodetec. A maior homenagem que podemos prestar a estas mulheres é manifestar a alegria e a gratidão de tê-las como colegas e colaboradoras", destacou o diretor executivo da Cooperativa, Ivo Carraro. (Imprensa Coodetec)

COCAMAR II: Dia de Campo na próxima quarta-feira, em Iporã

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A integração lavoura e pecuária é o tema do Dia de Campo que a Cocamar promove na próxima quarta-feira (23/02), a partir das 14h, na sua Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) situada no município de Iporã, região de Umuarama, noroeste do Estado. O objetivo é mostrar a pecuaristas convidados os benefícios da aplicação desse sistema na recuperação da fertilidade do solo. No caso, com o uso de modernas e adequadas tecnologias, culturas de grãos são usadas para a reforma de pastagens degradadas, o que vai potencializar, mais tarde, a própria atividade pecuária, por meio do aumento da capacidade dos pastos. Em parceria com a Embrapa e o Iapar, a Cocamar utiliza a área da UDT para validação de pesquisa e difusão junto aos cooperados.

Programa - A integração lavoura e pecuária é um programa defendido desde meados da década de 90 pela Cocamar para o aproveitamento das pastagens do noroeste e o fortalecimento econômico dos municípios da região. Em 2010, o ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu recursos para apoiar a sua implementação, após conhecer o grande potencial existente no noroeste. (Imprensa Cocamar)

RAMO SAÚDE: Hospital Geral Unimed adquire microscópio mais moderno da região

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FORMAÇÃO II: Confebras e Unisul Virtual promovem pós-graduação a distância

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A Confebras e a Unisul Virtual firmaram parceria para ofertar o curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas de Crédito, com metodologia à distância e avaliações presenciais, que serão aplicadas em diversas cidades do país. É um curso de especialização, com 390 horas/aulas, voltado para formar e especializar lideranças cooperativistas do ramo crédito, ampliando seus conhecimentos e tornando-os mais preparados para o mercado. A primeira turma começará a ter aulas em fevereiro. A segunda turma, com 100 vagas, começará em agosto de 2011 e as inscrições encerram em junho. O curso tem a duração de 19 meses.

Objetivos - O objetivo geral do curso é capacitar gestores e funcionários em diversas áreas de gestão para o exercício e aplicação dos modernos conceitos e ferramentas de gestão. Entre os objetivos específicos destacam-se: Capacitar gestores nos instrumentos de gestão de cooperativas de crédito; aprofundar temas relacionados ao mercado financeiro; e fornecer fundamentos teóricos e interação prática sobre as ferramentas econômicas e financeiras de uma cooperativa de crédito.O público-alvo é formado por dirigentes, funcionários e conselheiros de cooperativas de crédito.

Aptidões - O profissional formado estará apto a analisar o ambiente econômico/financeiro para tomadas de decisões na sua cooperativa; gerir as relações entre a cooperativa e o sistema financeiro nacional; ter amplo conhecimento em empreendedorismo e das possibilidades de negócios que a cooperativa de crédito pode fomentar; projetar, planejar e gerir os serviços bancários da cooperativa; e projetar, planejar e gerir o quadro funcional da cooperativa.

Metodologia - Na metodologia da UnisulVirtual, é o aluno quem determina os horários de estudo e o ritmo da aprendizagem. Os estudos podem ser realizados em casa, no local de trabalho ou em outros ambientes que ofereçam condições adequadas para a aprendizagem. O aluno tem à sua disposição um sistema tutorial composto por monitores, professores e coordenadores de curso, podendo sanar dúvidas, encaminhar suas atividades e trocar idéias.

Conteúdo - O conteúdo das disciplinas é disponibilizado por meio do Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA), sendo composto por conteúdos didáticos organizados através de um livro didático digital, web aulas e atividades on-line. Os alunos fazem atividades de avaliação a distância durante a disciplina, sob acompanhamento do professor e realizam avaliações presenciais ao final de cada módulo, na cidade escolhida no momento da matrícula. A Unisul Virtual fornecerá material de apoio impresso necessário para acompanhamento do curso.

Carga horária - O curso de Pós-Graduação de Gestão em Cooperativas de Crédito acumula em sua grade curricular 390 horas com 14 disciplinas dividias em quatro módulos, sendo ministradas por docentes da Unisul Virtual e professores cooperativistas que atuam no setor. Poderão se inscrever, no processo seletivo do curso, portadores do diploma de graduação, que tenham aproveitamento nos indicadores constantes nos critérios de seleção, a serem publicados em edital específico.

Módulos - O curso está estruturado em quatro módulos: O primeiro aborda a análise econômico-financeira e o cooperativismo, o segundo aborda gestão financeira das cooperativas de crédito, o terceiro módulo aborda a governança e a gestão de inovações das cooperativas de crédito e, finalmente, a produção científica, onde o aluno produzirá o seu trabalho de conclusão de curso.

Corpo Docente - O corpo docente é constituído por professores com sólida formação acadêmica, profissional e vivencias em cooperativas, inclusive cooperativas de crédito no Brasil e no exterior. São doutores, mestres e especialistas. Cada módulo terá uma avaliação presencial que será realizada em pólos da Unisul. Veja o local mais próximo do seu endereço no menu inscrição. O curso possui a certificação do MEC - Ministério da Educação.

Entre as melhores - A Universidade do Sul de Santa Catarina Virtual é considerada pelo MEC uma das melhores universidades particulares do Sul do Brasil. Com 40 anos de história, a Unisul Virtual tem como características o dinamismo e a inovação. Possui atualmente um complexo estrutural de cinco campi, situados entre Florianópolis e Araranguá. Para conhecer mais sobre a Unisul Virtual, acesse www.unisul.br/unisulvirtual.

Confebrás - A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - Confebras -, atualmente presidida por Rui Schneider da Silva, também presidente do Sicoob Central SC, atua na luta pela disseminação da cultura cooperativista e do fortalecimento do Cooperativismo Crédito Brasileiro, através de cursos, viagens de estudos internacionais e intercâmbios. Oferece há quase 25 anos o apoio representativo às cooperativas de crédito de todo o Brasil e tem como missão: representar institucionalmente o sistema de crédito cooperativo brasileiro, difundindo a cultura cooperativista, com ênfase na educação. Acesse www.confebras.com.br e conheça um pouco da sua história. (Confebras)

FORMAÇÃO: Sescoop/DF lança portal com cursos gratuitos

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Vivemos em um mundo dinâmico e por isso, excessivo em informação. Para manter-se informado, qualificado e, com isso, responder positivamente as exigências do mercado de trabalho é necessário reciclar-se constantemente. Pensando nisso e diante do avanço tecnológico, a OCDF-Sescoop/DF lançam o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, que permite aos alunos maior conforto na hora do estudo. Este espaço foi especialmente desenvolvido pela equipe de Capacitação e Promoção Social do Sescoop/DF em parceria com a Brasília Empreendimentos Educacionais para propiciar mais uma alternativa de acesso à aprendizagem aos cooperados do DF.

Vantagens - O Ensino a Distância proporciona uma série de vantagens. O estudante tem grande flexibilidade para montar seu horário de estudo, podendo acessar o AVA no conforto do seu lar e, ainda, economizar, pois nesta primeira fase, as 1.000 (mil) vagas oferecidas são totalmente gratuitas.

Opções - O Sescoop/DF está ofercerendo os seguintes cursos, gratuitamtent: Cooperativismo - Estratégia Empreendedora - 40h; Relações Interpessoais e Ética no Ambiente de Trabalho - 40h; Empreendedorismo - 40h e Comunicação e Redação no Trabalho - 40h. As aulas começam dia 8 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.dfcooperativo.coop.br/. (OCDF-Sescoop/DF)

FORMAÇÃO: Sescoop/PR investe em nova modalidade de ensino

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JOVEM APRENDIZ: Sescoop/PR e Senac/PR discutem reestruturação do programa

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