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O PROGRAMA

A arquitetura do Programa de Excelência da Governança e Gestão do Cooperativismo Paranaense - PEGCOOP está voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas, tendo como objetivo principal promover a evolução das práticas de governança e gestão, que constituem a base de programas de melhoria contínua, ampliando sua competitividade, maximizando seus resultados e transformando os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e sustentáveis.

A arquitetura do Programa de Excelência da Governança e Gestão do Cooperativismo Paranaense - PEGCOOP está voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas, tendo como objetivo principal promover a evolução das práticas de governança e gestão, que constituem a base de programas de melhoria contínua, ampliando sua competitividade, maximizando seus resultados e transformando os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e sustentáveis.

Os modelos de excelência são utilizados como referência para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações, contribuindo para definição do novo patamar a ser alcançado.

O programa, que é aplicado em ciclos anuais, oferece um instrumento de autoavaliação que permite um diagnóstico objetivo dos processos e práticas de governança e gestão, ou seja, uma avaliação completa do modelo de gestão adotado pela cooperativa, resultando na identificação dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria. Além disso, gera indicadores para acompanhamento do processo de aperfeiçoamento das práticas de governança e gestão, visando a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento.

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO - MEG

É o modelo brasileiro, disseminado pela FNQ desde 1992, sendo utilizado pelas organizações no processo de autoavaliação periódica de suas práticas de gestão, que constituem a base de programas de melhoria contínua da gestão.

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O MEG está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos que expressam a compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas, processos ou fatores de desempenho encontrados em organizações classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.

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MÉTODO ESTRUTURADO

Pensamento sistêmico

Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.

Atuação em rede

Desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.

Inovação

Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.

Agilidade

Flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes interessadas e mudanças do ambiente, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de ciclo dos processos.

Liderança transformadora

Atuação dos líderes de forma inspiradora, exemplar, realizadora e com constância de propósito, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.

Olhar para o futuro

Projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazo, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.

Conhecimento sobre clientes e mercados

Interação com clientes e mercados e entendimento de necessidades, expectativas e comportamentos, explícitos e potenciais, criando valor de forma sustentável.

Responsabilidade social

Dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.

Valorização das pessoas e da cultura

Criação de condições positivas e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho, na diversidade e no fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência.

Decisões fundamentadas

Deliberações sobre direções a seguir e ações a executar, utilizando o conhecimento gerado a partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de retroalimentações e de experiências.

Orientação por processos

Busca de eficiência e eficácia nos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas.

Geração de valor

Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência, e que atendam às necessidades das partes interessadas.


Fonte: https://fnq.org.br

caminhos

CAMINHOS PARA A EXCELÊNCIA

Quatro etapas para a excelência.

COOPERATIVAS PARTICIPANTES 2023

MAIS DE 10 COOPERATIVAS

cooperativas-participantes-2023

COOPERATIVAS PARTICIPANTES 2022

MAIS DE 20 COOPERATIVAS

cooperativas-participantes-2022
o que esperamos

O QUE ESPERAMOS?

Evoluir as práticas de gestão e de governança, incentivando a melhoria contínua para ampliar a competitividade, maximizar os resultados e transformar os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e resilientes. 

Resultados da Governança 2022

resultados-da-governanca-2022

Resultados da Gestão 2022

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Mais Informações

monitoramento@sistemaocepar.coop.br

[41] 3200-1100

Av. Cândido de Abreu, 501

Centro Cívico | Curitiba-PR