O PROGRAMA
A arquitetura do Programa de Excelência da Governança e Gestão do Cooperativismo Paranaense - PEGCOOP está voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas, tendo como objetivo principal promover a evolução das práticas de governança e gestão, que constituem a base de programas de melhoria contínua, ampliando sua competitividade, maximizando seus resultados e transformando os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e sustentáveis.
A arquitetura do Programa de Excelência da Governança e Gestão do Cooperativismo Paranaense - PEGCOOP está voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas, tendo como objetivo principal promover a evolução das práticas de governança e gestão, que constituem a base de programas de melhoria contínua, ampliando sua competitividade, maximizando seus resultados e transformando os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e sustentáveis.
Os modelos de excelência são utilizados como referência para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações, contribuindo para definição do novo patamar a ser alcançado.
O programa, que é aplicado em ciclos anuais, oferece um instrumento de autoavaliação que permite um diagnóstico objetivo dos processos e práticas de governança e gestão, ou seja, uma avaliação completa do modelo de gestão adotado pela cooperativa, resultando na identificação dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria. Além disso, gera indicadores para acompanhamento do processo de aperfeiçoamento das práticas de governança e gestão, visando a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento.
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO - MEG
É o modelo brasileiro, disseminado pela FNQ desde 1992, sendo utilizado pelas organizações no processo de autoavaliação periódica de suas práticas de gestão, que constituem a base de programas de melhoria contínua da gestão.
O MEG está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos que expressam a compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas, processos ou fatores de desempenho encontrados em organizações classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.
MÉTODO ESTRUTURADO
Pensamento sistêmico
Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.
Atuação em rede
Desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.
Inovação
Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.
Agilidade
Flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes interessadas e mudanças do ambiente, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de ciclo dos processos.
Liderança transformadora
Atuação dos líderes de forma inspiradora, exemplar, realizadora e com constância de propósito, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.
Olhar para o futuro
Projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazo, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.
Conhecimento sobre clientes e mercados
Interação com clientes e mercados e entendimento de necessidades, expectativas e comportamentos, explícitos e potenciais, criando valor de forma sustentável.
Responsabilidade social
Dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.
Valorização das pessoas e da cultura
Criação de condições positivas e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho, na diversidade e no fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência.
Decisões fundamentadas
Deliberações sobre direções a seguir e ações a executar, utilizando o conhecimento gerado a partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de retroalimentações e de experiências.
Orientação por processos
Busca de eficiência e eficácia nos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas.
Geração de valor
Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência, e que atendam às necessidades das partes interessadas.
Fonte: https://fnq.org.br
CAMINHOS PARA A EXCELÊNCIA
Quatro etapas para a excelência.
COOPERATIVAS PARTICIPANTES 2023
MAIS DE 10 COOPERATIVAS
COOPERATIVAS PARTICIPANTES 2022
MAIS DE 20 COOPERATIVAS
O QUE ESPERAMOS?
Evoluir as práticas de gestão e de governança, incentivando a melhoria contínua para ampliar a competitividade, maximizar os resultados e transformar os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e resilientes.
Resultados da Governança 2022
Resultados da Gestão 2022
Mais Informações
monitoramento@sistemaocepar.coop.br
[41] 3200-1100
Av. Cândido de Abreu, 501
Centro Cívico | Curitiba-PR