RAMO EDUCACIONAL: Dirigentes discutem plano de trabalho e ações para 2013
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Representantes das cooperativas paranaenses do ramo educacional estiveram reunidos, no último dia 25 de julho, na sede da Cooperativa Educacional de Foz do Iguacu (Cefi), em um fórum organizado com o apoio do Sescoop/PR. O evento contou com a presença do coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola Neto, do coordenador de Desenvolvimento Humano, Humberto César Bridi, e do analista econômico e financeiro, Jessé Aquino Rodrigues. Eles apresentaram dados sobre o cenário econômico e financeiro do ramo educacional no Paraná. Também informaram os participantes do Fórum sobre as negociações com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), cujo objetivo é viabilizar a participação dos cooperados das cooperativas educacionais em cursos de formação promovidos pela Seed. “Também foi discutida a possibilidade de criação de um curso de pós graduação específico para o ramo. Os dirigentes das cooperativas se comprometeram a apresentar uma sugestão de grade e formalizar o pedido junto ao Sescoop/PR nos próximos 15 dias”, informou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola Neto.
Congresso Brasileiro – Ainda de acordo com ele, durante o evento foram definidas ações que serão implementadas em 2013, entre elas, a possibilidade de realização do Congresso Sul Brasileiro das Cooperativas do ramo educacional dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre o final do mês de março e início de abril, em local a ser definido. “Iniciaremos agora as tratativas com os demais estados para a realização do evento. A ideia é apresentar cases de sucesso e promover o intercâmbio entre as cooperativas, tanto na área de gestão, como na parte pedagógica”, acrescentou Gogola. Também já ficou agendada para o mês de agosto do ano que vem uma reunião de avaliação das ações realizadas pelo segmento,
O ramo - Em 2011, as cooperativas do ramo educacional tiveram um aumento de 16% em sua movimentação econômica. Atualmente, há no Paraná 15 cooperativas-escolas (três escolas de ensino fundamental e médio, uma escola de idiomas e 11 cooperativas-escolas em colégios agrícolas) que congregam 1.010 cooperados e geram 128 empregos diretos. As cooperativas têm, aproximadamente, 1.020 alunos.
{gallery}noticias/2012/julho/27/ramo_educacional/{/gallery}