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Aparecido Antonio Gobetti procurou emprego no Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob - Norte do Paraná) em 2003, depois de uma experiência frustrada como empresário e de ter trabalhado 28 anos como gerente de banco. ""Estava disponível no mercado e propus ao Sicoob trabalhar 30 dias de graça"", conta. A experiência foi tão boa que ele está lá até hoje.
Gratificante - ""Trabalhar numa cooperativa é muito gratificante. Somos hoje 150 funcionários que trabalham em harmonia com o mesmo objetivo de desenvolver a empresa que é de todos"", afirma.
Cota - Diferentemente das demais cooperativas, no Sicoob o empregado precisa comprar uma cota da empresa quando é contratado, tornando-se também cooperado. A trajetória de crescimento de Gobetti foi rápida. Hoje ele é gerente e espera sua nomeação para a diretoria. ""Estou fazendo o segundo MBA pelo Sicoob"", conta.
Crescimento - Márcio Roberto da Silva é outro ex-bancário que foi trabalhar no Sicoob em 2003 depois de ter experimentado um negócio próprio. ""Tenho no meu histórico mais de 20 cursos feitos na cooperativa. Acabei recentemente o MBA em Gestão Financeira"", afirma. Ele entrou na empresa como caixa, passou a tesoureiro, foi assistente gerencial e agora é gerente de Crédito.
Valorização - Em relação ao salário, Silva considera que ""não pode reclamar"". Mas a vantagem maior de se trabalhar numa cooperativa, segundo ele, é não ""ser apenas mais um"". ""Somos valorizados, ouvidos, temos um ambiente de trabalho agradável, no qual ninguém quer subir passando por cima do outro"", declara. (Folha de Londrina)
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Durante os dias 08 e 09 de março, foi realizado o módulo IV do Programa de Formação de Gerentes turma II, cujo conteúdo trata de relações jurídicas e negociais, ocorrido na sede do Sicoob Central Paraná, em Maringá, das 08h30 às 17h. O instrutor Ideval Inácio de Paula tratou de temas como: Estrutura Cooperativista; Evolução Legislativa e Jurisprudencial; Fatos e Atos Jurídicos; Sigilo Bancário; Personalidade Jurídica Empresário Individual; Sociedades; Negócio Jurídico; Obrigações e Contratos Empréstimo; Abertura de Crédito; Depósito; Mandato; Composição de Dívida Acompanhamento das Operações; Elaboração de Aditivos; Carta-Cobrança; Exercício do Direito Creditório; Garantias e Notificação Prévia. (Informativo Central Sicoob PR)
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) vai realizar uma série de cursos para conselheiros fiscais das cooperativas paranaenses, visando promover uma reciclagem de conhecimentos, integrar e padronizar os trabalhos dos Conselhos Fiscais. Serão três etapas, sendo que a primeira contempla os profissionais de todos os ramos, exceto saúde e crédito, sendo que as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (16/03), para os interessados de Francisco Beltrão, Maringá e Toledo, que serão treinados entre os dias 27 e 30 de março. Já os de Ponta Grossa têm até o dia 19 de abril para se inscrever, já que o curso acontece dias 26 e 27 de abril.
Demais ramos – Depois, a capacitação será destinada ao ramo saúde, de 23 a 25 de abril, em Maringá, Londrina, Pato Branco, Cascavel e Curitiba. As inscrições vão até o dia 13 de abril. Por fim, no mês de maio, o curso será promovido para os conselheiros fiscais do ramo crédito das cooperativas independentes, nos dias 9 e 10, em Campo Mourão, e 17 e 18, em Curitiba.
Clique aqui e confira a programação do Curso para conselheiros fiscais – Ramo Saúde
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Dia 30 de abril é o prazo final para as unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) entregarem o relatório de gestão 2011. Após análise e consolidação pela unidade nacional, o documento segue para o Tribunal de Contas da União (TCU). Para apresentar o modelo de relatório para 2011, orientar os técnicos responsáveis pelo preenchimento e divulgar prazos e fluxo documental, a assessoria de Gestão Estratégica (Agest) e a Auditoria do Sescoop promoveram nesta segunda-feira (12/03) um encontro na sede da instituição, em Brasília (DF). Estiveram presentes membros de todas as unidades estaduais, além da unidade nacional, representada pela gerência de Planejamento e Controle (Geplan).
Oportunidade - “O encontro oportunizou o esclarecimento de dúvidas e questionamentos dos técnicos e viabilizou a troca de experiências entre eles. Esperamos que eles estejam em plenas condições de elaborar os relatórios de suas unidades, observando o cumprimento dos prazos estabelecidos e do processo de envio”, destacou o analista em Gestão Estratégica, Antônio Luiz Feitosa.
Prazos - Com relação aos prazos, Feitosa destaca a evolução ocorrida ao longo dos últimos anos: “Subiu de 10 (em 2009) para 24 (em 2011) o número de unidades estaduais que entregaram seus relatórios dentro do prazo estipulado, evitando retrabalhos e otimizando resultados”. O analista ressalta, ainda, que o cumprimento do cronograma traz benefícios tanto à unidade nacional, responsável pela análise dos relatórios, quanto para as unidades estaduais. “Um dos quesitos para obtenção de recursos via Fundecoop suplementar diz respeito a cumprimento de prazos. Entre eles, está o da entrega do Relatório de Gestão”, afirmou.
Recomendações e exigências - O relatório de gestão do Sescoop observa as recomendações e exigências do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU). Além disso, traz como diferencial nesta edição a sintonia com o enfoque na sustentabilidade, com base nas diretrizes GRI – Global Reporting Iniciative, conforme explica a gerente da Agest, Karla Tadeu Oliveira. “A inclusão do enfoque da sustentabilidade, observando as diretrizes GRI, é um avanço em relação ao modelo do ano anterior. Além de estar previsto no planejamento estratégico do Sescoop como indicador de um dos objetivos, o padrão GRI segue uma tendência observada na maioria das organizações de incluir em seus modelos de gestão o equilíbrio entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais”, disse.
Referência - Segundo Karla, o modelo de relatório de gestão utilizado pelo Sescoop está se tornando referência, já tendo sido inclusive solicitado como modelo por outras instituições pertencentes ao Sistema “S”. A gestora pontua que com as novidades acrescidas este ano, será possível a confecção posterior de um material consolidado, proporcionando uma visão sistêmica do trabalho realizado pelo Sescoop. (Informe OCB)
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O Sicredi está promovendo um novo concurso cultural em sua página no Facebook e vai premiar as cinco melhores fotos que expressarem o conceito "Gente que coopera cresce". Para participar, o internauta deve publicar uma foto no mural da Fan Page do Sicredi (www.facebook.com/sicredi) em que esteja realizando uma ação de cooperação.
Prêmios - Os candidatos com as cinco fotos ganhadoras serão presenteados, cada um, com um kit "Gente que coopera cresce", com um cooler do Sicredi, iPod Shuffle, camiseta, caneca térmica, pen drive, caderno, bloco e caneta. Além disso, cada imagem vencedora ficará, por uma semana, na capa da página do Sicredi no Facebook. As fotos devem ser publicadas até o dia 15 de março, às 18 horas. O resultado do concurso será divulgado no dia 19 de março, na própria Fan Page do Sicredi. O regulamento completo está disponível no site www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), dando continuidade às ações de monitoramento de cooperativas, entregou nesta quinta-feira (08/03) mais uma etapa do projeto de implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento. A apresentação para a diretoria e colaboradores da instituição aconteceu no auditório da sede do Sescoop, em Brasília (DF), e deu início a mais uma atividade a ser desenvolvida pela gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas (GeMDC) – o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
Conteúdo - Após uma contextualização sobre o processo de criação e consolidação da área, a gerente Susan Myiashita Vilela apresentou o conteúdo da Diretriz e os programas que a compõem. Fez também um apanhado geral sobre a etapa de capacitações com os técnicos de unidades estaduais para utilização das ferramentas, realizadas entre dezembro de 2011 e fevereiro deste ano. “Ao final de cada treinamento, os participantes preencheram um formulário de avaliação, cujos dados foram consolidados pela nossa gerência. O resultado geral foi uma aprovação superior a 90%”, pontuou a gestora.
Trabalho consistente - Na opinião do superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, o resultado alcançado é reflexo de um trabalho consistente, baseado na contribuição de todas as unidades estaduais. “Acredito muito no referencial e o que a GeMDC fez foi justamente respeitar as experiências já em andamento nos estados, promovendo uma grande organização do que já vinha sendo feito”, pontuou.
Crescimento - Segundo o superintendente, a Diretriz Nacional de Monitoramento oferece grande oportunidade de crescimento para o sistema como um todo. “Os relatórios gerados apresentam um raio-x prático e consistente, que pode ser muito bem aproveitado pelas cooperativas. Sucesso absoluto!”, comemorou o dirigente, acrescentando que a manutenção do apoio dos estados para sensibilização das cooperativas quanto à aplicação da Diretriz neste momento é fundamental.
Desafio - O próximo desafio de monitoramento é a implantação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). De acordo com a gerente Susan, o trabalho junto com as unidades estaduais terá início ainda este ano para que a aplicação seja viável a partir de 2013. (Informe OCB)
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Os depósitos do setor cooperativista de crédito no Brasil alcançaram a marca de R$ 42 bilhões em volume de depósitos no final de 2011. O crescimento registrado pelo segmento é 28% maior em comparação com o mesmo período de 2010. O crescimento do cooperativismo também pode ser verificado no saldo da caderneta de poupança que registrou a marca de R$ 3,1 bilhões no final do ano passado.
Poupança - No Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), maior sistema de cooperativas de crédito do país, o saldo da caderneta de poupança teve crescimento de 35% e alcançou a marca de R$ 1,1 bilhão no final de 2011, enquanto o mercado teve evolução de 11% em seu saldo no mesmo período. Para o gerente de captações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), entidade financeira provedora da poupança para as cooperativas de crédito do Sistema, Ricardo de Amorim, o diferencial no investimento é o retorno dos recursos aplicados para as cooperativas de crédito e para as regiões onde o investimento foi realizado. "Diferente dos bancos comerciais, que investem os recursos da poupança nos grandes centros e em crédito imobiliário, os recursos captados nas cooperativas retornam em benefício para as comunidades, viabilizando o desenvolvimento local", diz o especialista.
Vantagem - Para investir na poupança do setor cooperativista de crédito não é necessário se associar a uma cooperativa. A taxa de rendimento anual é de 6,17% ao ano acrescido da taxa referencial (TR), mesmo valor praticado pelos bancos comerciais, porém com a vantagem da isenção da incidência de impostos e tarifas sobre os rendimentos. (Sicoob)
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A Unimed Campo Mourão oferece uma novidade aos beneficiários que querem parar de fumar. Sãos os cursos de antitabagismo, oferecidos gratuitamente e abertos a participação de toda a população de Campo Mourão e Região. O trabalho é realizado na sede da Cooperativa, em quatro encontros semanais, e conta com uma equipe multidisciplinar, que oferece toda orientação e apoio aos participantes, para que tenham uma vida mais saudável. Inscrições na Unimed Campo Mourão. As vagas são limitadas.
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Na última terça-feira (24/01), foi inaugurada em Barracão, no sudoeste do Paraná, a agência do Sicoob Cresud. A solenidade foi conduzida por João Bactista Manfroi, presidente da cooperativa de crédito em Francisco Beltrão, e contou com a presença do presidente da Central Sicoob do Paraná, Jefferson Nogarolli, além de autoridades do município e convidados. Esta é a terceira ramificação da cooperativa sediada em Beltrão, tendo em vista que no ano passado foram instalados postos de atendimento em Ampere e Santo Antônio do Sudoeste. "Barracão é uma cidade estratégica, com forte tendência para o turismo de negócios por estar localizada na fronteira com a Argentina e com Santa Catarina", destacou Manfroi.
Avanço - Jefferson Nogaroli contou que essa é a 83º agência do Sicoob no Paraná, sendo que a meta é chegar ao final este ano com 150 PACs no estado, meta que reflete a vontade do Sicoob Paraná em crescer com os municípios paranaenses. "A cooperativa é a face humana do capitalismo. É onde pequenos e grandes se ajudam, além do que os recursos ficam na própria comunidade Quem conhece o Sicoob, continua conosco, e quem não conhece, convidamos a conhecer", destacou. A equipe de colaboradores da agência de Barracão é formada por Rui Debastiani, gerente; Evandro Carvalho, gestor administrativo; Elisane Pilatti, atendente de caixa; Andreza Brandão, atendimento. (Com informações Sicoob PR)
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A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) promoveu neste ano diversas atividades para garantir a segurança dos colaboradores da Uniodonto Curitiba no ambiente de trabalho. Adriano Bueno, supervisor e presidente da atual gestão da Cipa, destaca que o foco esteve relacionado a questões legais de prevenção de acidentes internos. Segundo ele, os principais riscos dos colaboradores são ergonômicos.
Saúde - Com o objetivo de priorizar a saúde, em parceria com a Unimed foram realizadas ações para corrigir e adequar a postura dos funcionários, que em sua maioria trabalham sentados. Adriano ressalta ainda as atividades de ginástica laboral, que são desenvolvidas por meio da empresa Promove.
Temas diversos - “Também foi realizada a Sipat, em que tivemos a participação de várias empresas contratadas para orientar os colaboradores com palestras sobre diversos temas. A Cipa organizou o evento para que todos pudessem participar”, diz Adriano.
Trabalho em altura - Outra iniciativa da Cipa neste ano foi relacionada ao trabalho em altura, mesmo que realizado por empresas terceirizadas para manutenções na sede administrativa. Adriano explica que a Comissão acompanhou todas as manutenções e exigiu das empresas contratadas todas as técnicas de segurança para os trabalhadores.
Equipamento - A Uniodonto Curitiba instalou um equipamento que permite aos operadores prender o cinto e garantir a segurança em manutenções realizadas na cobertura do estabelecimento. Adriano também destaca que existe um grande cuidado com os equipamentos de segurança existentes na Cooperativa, como extintores de incêndio.
Profissionalismo e consciência - Na opinião do supervisor e atual vice-presidente da Cipa, Roberto Rodrigues, a cada ano que se passa a Comissão é tratada com mais respeito e suas atividades são executadas e elaboradas com profissionalismo e consciência na prevenção de acidentes. “Este ano nosso Sipat ocorreu na semana da saúde, e contou com diversas palestras para os colaboradores”, reforça Roberto. Ele aproveita a oportunidade para desejar uma ótima gestão para os cipeiros de 2012.
Nova gestão - O departamento de Recursos Humanos da Uniodonto Curitiba já começa a planejar a nova gestão da CIPA, para o ano que vem. Entre os dias 26 e 29 de dezembro será realizado um curso de acordo com a NR5. Serão debatidas questões como estudo do ambiente, das condições de trabalho, e dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos, entre outros temas. O curso será promovido pela técnica em segurança do trabalho da Unimed Curitiba, Paula Fiúza.
Início - O mandato da Nova Gestão Cipa vai ter início no dia 2 de janeiro. Nesta data ocorrerá uma reunião de instalação e posse dos novos membros, e a escolha do novo presidente. A vice-presidência ficará a cargo da colaboradora Leda Maria Francio de Almeida, do RH. (Imprensa Uniodonto Curitiba)
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Com o objetivo de sistematizar o andamento dos processos previstos para 2012, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está encerrando as atividades de 2011 em ritmo acelerado. “A ideia é já iniciarmos o ano de 2012 com muitas ações encaminhadas, para ganharmos tempo na execução dos projetos”, diz a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar. Segundo a gestora, em sua área estão previstas, logo no início do mês, duas reuniões de grande porte.
EBPC - A primeira delas será no dia 12/1, na sede da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Na ocasião, serão discutidas providências relativas ao segundo Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cooperativismo (EBPC), que acontece em junho. Na semana seguinte, o comitê de educação a distância também se reúne, para dar andamento ao processo de implantação do sistema de ensino junto às unidades nacional e estaduais do Sescoop.
Material de apoio - A gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas também está trabalhando para adiantar, o máximo possível, a produção do material de apoio a ser utilizado nas capacitações aos técnicos das unidades estaduais sobre a Diretriz Nacional de Monitoramento, que serão realizadas em janeiro e fevereiro. A exemplo da formação promovida ainda no mês de dezembro na região Norte, em 2012 será a vez do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste terem acesso à utilização dos programas de acompanhamento. “Queremos alcançar nas outras regiões o mesmo sucesso que obtivemos na capacitação em Roraima. Por isso, estamos cuidando para que o material de apoio seja o melhor possível”, afirmou a gerente Susan Miyashita Vilela.
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Férias coletivas - Os colaboradores do Sescoop, nos termos da legislação e Acordo Coletivo de Trabalho vigentes, entrarm em período de férias coletivas no dia 26 de dezembro. As atividades serão retomadas a partir do dia 9 de janeiro. (Informe OCB)
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