COOPERJOVEM: Instituto Sicoob e Sescoop/PR estreitam parceria

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma nova proposta de trabalho conjunto foi apresentada por representantes do Instituto Sicoob Paraná ao Sescoop/PR, na manhã desta terça-feira (24/07), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O encontro contou com a presença do gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, da coordenadora estadual do Programa Cooperjovem, Vanessa Christófoli, do presidente do Instituto Sicoob, Carlos Alberto Pimentel Gonçalves, da gestora administrativa do Instituto Sicoob, Emmanuele Soares, da analista de Recursos Humanos da Central Sicoob Paraná, Vera de Paula, e do assessor da diretoria do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha.

Cooperjovem- “O motivo da nossa vinda a Curitiba foi estreitar os laços com o Sescoop/PR, especialmente em relação ao Cooperjovem, que nós já desenvolvemos em parceria com as cooperativas singulares do Sistema Sicoob no Paraná. O Cooperjovem seria a base de um outro projeto que nós viemos apresentar para darmos continuidade a esse trabalho, com a formação de cooperativas mirins”, explicou o presidente do Instituto Sicoob, Carlos Alberto Pimentel Gonçalves. “Essas cooperativas seriam formadas por estudantes que já participaram do Cooperjovem e teriam como foco o processo educacional baseado na vivência do cooperativismo na prática, preparando os alunos para replicar esse conhecimento. A nossa intenção é buscar parcerias para construirmos esse projeto juntos”, complementou a gestora administrativa do Instituto Sicoob, Emmanuele Soares.

Primeiros passos – Segundo o presidente do Instituto Sicoob, um grupo formado por profissionais do Sescoop/PR, Instituto Sicoob e Sebrae, viajará, em setembro, à Nova Petrópolis (RS) para conhecer as experiências bem sucedidas na formação de cooperativas mirins existentes no município. “Queremos ver o que está sendo feito lá e os benefícios que estão sendo proporcionados à comunidade”, ressaltou. Ainda de acordo com ele, a proposta é estruturar as ações até o final do ano, submetê-la à aprovação dos conselhos de administração das entidades envolvidas para implantar um projeto piloto em 2013. “É importante trabalharmos a educação cooperativista entre os jovens pois assim teremos um efeito multiplicador grande do espírito da cooperação”, frisou Gonçalves. “O cooperativismo é um meio para alavancar o desenvolvimento de uma região e de termos um mundo mais justo e perfeito”, acrescentou.

O programa – O programa Cooperjovem é realizado pelo Sescoop/PR juntamente com 12 cooperativas, envolvendo 10 mil alunos, 564 professores em 41 municípios paranaenses. “Essa parceria com o Sicoob contribui para consolidar o trabalho que o Sescoop realiza desde 2005, fortalecendo o programa Cooperjovem. Da nossa parte, não vamos medir esforços para viabilizar esse trabalho e o projeto que nos foi apresentado é um meio de darmos prosseguimento ao processo de formação dos jovens que formam a quarta geração do cooperativismo”, afirmou o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. 

{gallery}noticias/2012/julho/24/parceria/{/gallery}

 

Conteúdos Relacionados