RAMO CRÉDITO I: Conselheiros de cooperativas participam de segundo módulo do Formacred

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) deu início, na semana passada, a mais uma fase de execução do Programa Nacional de Educação do Crédito Cooperativo (Educred) com a realização do segundo módulo do Curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred). A capacitação aconteceu entre os dias 21 e 22 de junho, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, no Lago Sul, em Brasília (DF) e contou com a participação de 19 conselheiros dos sistemas Sicredi, Sicoob e Unicredi. Com carga horária de 12h, a capacitação foi ministrada pelo professor Antônio Augusto, um dos três consultores da empresa Dialétika, contratada para atuar na execução do programa Formacred.

Tema - Neste módulo, o tema foi “Abordagem Legal”. De acordo com a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andrea Sayar, conceitos básicos foram introduzidos ao grupo, como forma de nivelamento para, na próxima etapa, ser dada continuidade à formação. “A turma reunida para o segundo módulo é mista, composta por conselheiros de administração e fiscais, pois o conteúdo, neste momento, é comum às duas áreas de atuação. No próximo módulo, as turmas serão divididas e o tema será aprofundado, especificamente, para cada grupo de conselheiro”, explicou.

Nivelamento - O diretor administrativo da Unicred João Pessoa, Paulo Valério de Melo, elogiou a oportunidade que os participantes tiveram de trocar conhecimentos. “O curso proporcionou, logo no início, um nivelamento do grupo. Isso foi fundamental para um intercâmbio muito interessante, mesmo em um curto espaço de tempo. Esses conhecimentos serão levados às nossas bases, visando a melhoria de nosso sistema”, afirmou.

Novas perspectivas - O conselheiro de Administração da Sicoob Cocred, Luiz Carlos Tasso Júnior, concordando com o colega, complementou: “O grupo é bastante aberto, e isso facilita e engrandece as discussões, trazendo novas perspectivas para a formação do conselheiro”. Sobre o vislumbre da aplicação das técnicas aprendidas, Tasso afirma que o sistema está otimista: “Estamos vendo exemplos totalmente plausíveis com nossa realidade, o que vai transformar o processo de repasse aos demais em uma tarefa muito tranquila”.

Conhecimentos relevantes - João José Cintra, conselheiro Fiscal da cooperativa Credicoocapec, resumiu afirmando que o curso está proporcionando aos participantes o conhecimento de temas extremamente relevantes: “Está nos dando uma visão melhor para atuarmos em nossas cooperativas. Essa formação precisa ser mantida e levada a todas as cooperativas e conselheiros efetivos”.

O programa – Concebido para atender a uma demanda do Conselho Especializado do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB), e do Banco Central do Brasil (BC), para que fossem desenvolvidos programas de capacitação e treinamento de dirigentes e empregados das cooperativas de crédito, o Formacred tem como objetivo oferecer formação de qualidade a conselheiros de Administração e Fiscal, contribuindo para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao sistema financeiro nacional.

Próximos módulos - Os próximos módulos do Formacred já estão previstos e deverão ser realizados nos meses de agosto, setembro e novembro de 2012. Na próxima semana, a turma B passará por este mesmo módulo. O seguinte será sobre “Abordagem geral – aspectos organizacionais”. Ao final das 96 horas, os participantes serão certificados pelo Sescoop. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados