ANO INTERNACIONAL: 38 mil estudantes vão celebrar a data com ações socioambientais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a adesão de mais cooperativas, passou de 35.200 para 38 mil o número de estudantes das redes de ensino público, particular e também da Apae que deverão participar da Ação Cooperativa, a partir do dia 25 de junho, em todo o Paraná. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos dois dos maiores programas de educação cooperativa do estado do Paraná - o Cooperjovem, do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o A União Faz a Vida, do Sistema de Cooperativas de Crédito Sicredi. O objetivo é difundir o cooperativismo e a cultura da cooperação, além de celebrar o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Municípios - A ação conjunta será realizada em 53 municípios do Estado, entre os dias 25 e 29 de junho e também nos dias 05, 07, 14 e 28 de julho. A programação inclui oficinas de jogos cooperativos, apresentações culturais e ações sociais e ambientais, tais como o plantio de árvores, blitz educativas, passeatas, arrecadação de livros, cobertores e alimentos, visitas a asilos, Dia do Abraço, entre outras.

Princípio cooperativista - Segundo o presidente da Central Sicredi PR/SP, Manfred Dasembrock, o Programa a União Faz a Vida, uma das bases da Ação Cooperativa, está embasado no princípio cooperativista de educação, formação e informação, mas atinge sua plenitude quando integrado a outro princípio, o de interesse pela comunidade. “Nada melhor que celebrar o Ano Internacional das Cooperativas envolvendo educadores e estudantes com o objetivo de mobilizar toda a sociedade em torno de projetos desenvolvidos para a construção de uma sociedade melhor, mais ética, consciente e cooperativa”, declara.

Orgulho - Já o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, conta que a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) em declarar 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, foi recebida com grande orgulho pelos cooperativistas brasileiros. “É uma oportunidade de ampliar o conhecimento da população em geral em relação ao que é uma cooperativa e a contribuição delas para o desenvolvimento socioeconômico das pessoas e dos municípios, em especial, os de pequeno porte”, diz.

Presença - Koslovski lembra que as cooperativas estão presentes em todo o Paraná, com especial força e importância no interior, promovendo e otimizando o desenvolvimento regional. “Temos no Estado 240 cooperativas, dos mais diversos ramos, as quais congregam mais de 2,5 milhões de paranaenses e geram 1,5 milhão de postos de trabalho, o que dá uma dimensão da contribuição do Sistema para a melhoria das condições de vida de milhões de pessoas e para a própria economia paranaense”, afirma.

Mensagem pela arteAlém das ações pontuais em cada município, a Ação Cooperativa definiu uma atividade especial de produção de mensagens e desenhos. Desta maneira, os estudantes terão a oportunidade de expressar o que aprenderam sobre o tema cooperação nos programas educacionais Cooperjovem e A União Faz a Vida. Todas as publicações serão distribuídas na comunidade, sendo que os melhores trabalhos serão selecionados pelas cooperativas participantes e encaminhados para autoridades estaduais e nacionais.

Ano Internacional das Cooperativas - Declarado em Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), a celebração tem por objetivo aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico; promover a formação e o crescimento das cooperativas; e incentivar os governos a estabelecer políticas, leis e regulamentos propícios para a formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.

Cooperjovem – Implantando em 2002 pelo Sescoop Nacional, o Cooperjovem é um programa de educação permanente que visa inserir o ensino do cooperativismo no ambiente escolar, por meio de práticas pedagógicas embasadas nos princípios e na prática da cooperação. Por meio dele, são exaltados valores essenciais como cooperação, voluntariado, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, honestidade e ajuda mútua. O Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é executado pelo Sescoop/PR em parceria com cooperativas e escolas. Atualmente, abrange  10.000 alunos, 564 professores, 131 escolas, 41 municípios e participação de 12 cooperativas.

A União Faz a Vida – O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná e São Paulo, são 27 municípios participantes, abrangendo 186 escolas, 29.271 alunos e 2.244 educadores.

Sobre o Sescoop/PR - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi implantado no Paraná em 21 de setembro de 1999. Em seu primeiro ano de constituição, foram aplicados pouco mais de R$ 73 mil em 15 eventos, com 784 participantes. Era o começo de um trabalho de que se tornaria essencial para a expansão das cooperativas do estado. Treze anos depois, aconteceram 4.300 cursos e eventos voltados à capacitação e formação profissional, beneficiando quase 130 mil paranaenses. Paralelo aos projetos educacionais, o Sescoop desenvolve um trabalho focado no monitoramento e autogestão das cooperativas, ação que refletiu na modernização e profissionalização do setor cooperativo e se tornou estratégico para que as cooperativas elevem a qualidade e os acertos de sua atuação e ampliem a presença no mercado nacional e internacional.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é um conjunto de 115 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (mais de 1.150 unidades de atendimento), distribuídas em 10 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás) - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

Serviço - Ação Cooperativa Sicredi – Sescoop/PR / Quando: de 25 a 29 de junho e nos dias 05, 07 e 28 de julho / Onde: 53 municípios do Paraná.

 

Clique aqui para conferir a programação da Ação Cooperativa no Paraná

 

Conteúdos Relacionados