Notícias educação

RAMO SAÚDE I: Unimed Cascavel inicia pós-graduação em Perícia Médica

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A Unimed Cascavel, em parceria com a Fundação Unimed e apoio do Sescoop/PR, iniciou mais uma turma de pós-graduação em Perícia Médica. O objetivo do curso consiste em atualizar, capacitar e habilitar o médico para o ingresso e evolução no exercício profissional da função/atividade de Perícia Médica. O curso tem carga horária de 380 horas/aula, incluindo exposição do docente, discussão em grupo, palestras, workshops, trabalhos, avaliação e orientação de projetos. Os temas que compõem o programa são divididos em módulos e estão acontecendo uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 18h. O curso teve início no dia 11 de março, mas ainda há vagas. Os interessados poderão se inscrever até o dia 08 de abril de 2011. Mais informações com Tatiane de O. Trespach pelo fone: 45-3220.7063. (Unimed Cascavel)

CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Disciplina de cooperativismo na UFPR

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UNIMED: Projeto promove plantio de mais cinco mil mudas em Marmeleiro

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Mais cinco mil mudas de árvores nativas foram plantadas, no dia 28 de fevereiro, às margens do rio Lonqueador, em Marmeleiro, Sudoeste do Estado. A ação fez parte do Projeto Lonqueador, idealizado pela Unimed e que conta com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unioeste, prefeituras de Marmeleiro e Francisco Beltrão e Instituto Ambiental do Paraná, entre outras instituições. A ideia é promover a preservação da mata ciliar em todo o percurso do rio. Essa foi a segunda propriedade contemplada com cultivo de mudas dentro do projeto. Em 2010, outras cinco mil mudas de angico, guajuvira, aroeira e pitanga foram plantadas em outro trecho do Lonqueador.

DIA DA MULHER I: Colaboradoras da Coodetec são homenageadas

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Elas já conquistaram muito, mas a cada dia essas conquistas se renovam. A mulher tem muitos desafios. Preconceito e desvalorização são obstáculos, que antes, pareciam insuperáveis. Muitas já superaram essa barreira e, depois da instituição de uma data para lembrar e comemorar a mulher, as atenções de pessoas em todo o mundo voltam-se, especialmente neste dia, para elas, para discutir o seu papel na sociedade atual.

Especiais - No dia 08 de março, a mulher é tema de debates, homenagens e propagandas. Para a Coodetec, elas são muito especiais, ocupam cadeiras e cargos importantes. São essenciais para o bom andamento, desde as atividades do campo, até o administrativo, comercial e pesquisa. Por isso, para agradecer e homenagear, foi programada uma manhã com atividades diferenciadas.

 

Presentes - Nesta sexta-feira (04/03), a partir das 9h, as funcionárias da Coodetec assistirão a uma palestra com a consultora Helda Elaine Völz Bier. Elas receberão presentes, e ainda a atenção das alunas do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, da Faculdade Assis Gurgacz. "Neste dia queremos parabenizar as mulheres que fizeram e fazem das suas vidas um exemplo de força, garra e persistência. Em especial, as que trabalham na Coodetec. A maior homenagem que podemos prestar a estas mulheres é manifestar a alegria e a gratidão de tê-las como colegas e colaboradoras", destacou o diretor executivo da Cooperativa, Ivo Carraro. (Imprensa Coodetec)

COCAMAR II: Dia de Campo na próxima quarta-feira, em Iporã

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A integração lavoura e pecuária é o tema do Dia de Campo que a Cocamar promove na próxima quarta-feira (23/02), a partir das 14h, na sua Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) situada no município de Iporã, região de Umuarama, noroeste do Estado. O objetivo é mostrar a pecuaristas convidados os benefícios da aplicação desse sistema na recuperação da fertilidade do solo. No caso, com o uso de modernas e adequadas tecnologias, culturas de grãos são usadas para a reforma de pastagens degradadas, o que vai potencializar, mais tarde, a própria atividade pecuária, por meio do aumento da capacidade dos pastos. Em parceria com a Embrapa e o Iapar, a Cocamar utiliza a área da UDT para validação de pesquisa e difusão junto aos cooperados.

Programa - A integração lavoura e pecuária é um programa defendido desde meados da década de 90 pela Cocamar para o aproveitamento das pastagens do noroeste e o fortalecimento econômico dos municípios da região. Em 2010, o ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu recursos para apoiar a sua implementação, após conhecer o grande potencial existente no noroeste. (Imprensa Cocamar)

RAMO SAÚDE: Hospital Geral Unimed adquire microscópio mais moderno da região

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FORMAÇÃO II: Confebras e Unisul Virtual promovem pós-graduação a distância

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A Confebras e a Unisul Virtual firmaram parceria para ofertar o curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas de Crédito, com metodologia à distância e avaliações presenciais, que serão aplicadas em diversas cidades do país. É um curso de especialização, com 390 horas/aulas, voltado para formar e especializar lideranças cooperativistas do ramo crédito, ampliando seus conhecimentos e tornando-os mais preparados para o mercado. A primeira turma começará a ter aulas em fevereiro. A segunda turma, com 100 vagas, começará em agosto de 2011 e as inscrições encerram em junho. O curso tem a duração de 19 meses.

Objetivos - O objetivo geral do curso é capacitar gestores e funcionários em diversas áreas de gestão para o exercício e aplicação dos modernos conceitos e ferramentas de gestão. Entre os objetivos específicos destacam-se: Capacitar gestores nos instrumentos de gestão de cooperativas de crédito; aprofundar temas relacionados ao mercado financeiro; e fornecer fundamentos teóricos e interação prática sobre as ferramentas econômicas e financeiras de uma cooperativa de crédito.O público-alvo é formado por dirigentes, funcionários e conselheiros de cooperativas de crédito.

Aptidões - O profissional formado estará apto a analisar o ambiente econômico/financeiro para tomadas de decisões na sua cooperativa; gerir as relações entre a cooperativa e o sistema financeiro nacional; ter amplo conhecimento em empreendedorismo e das possibilidades de negócios que a cooperativa de crédito pode fomentar; projetar, planejar e gerir os serviços bancários da cooperativa; e projetar, planejar e gerir o quadro funcional da cooperativa.

Metodologia - Na metodologia da UnisulVirtual, é o aluno quem determina os horários de estudo e o ritmo da aprendizagem. Os estudos podem ser realizados em casa, no local de trabalho ou em outros ambientes que ofereçam condições adequadas para a aprendizagem. O aluno tem à sua disposição um sistema tutorial composto por monitores, professores e coordenadores de curso, podendo sanar dúvidas, encaminhar suas atividades e trocar idéias.

Conteúdo - O conteúdo das disciplinas é disponibilizado por meio do Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA), sendo composto por conteúdos didáticos organizados através de um livro didático digital, web aulas e atividades on-line. Os alunos fazem atividades de avaliação a distância durante a disciplina, sob acompanhamento do professor e realizam avaliações presenciais ao final de cada módulo, na cidade escolhida no momento da matrícula. A Unisul Virtual fornecerá material de apoio impresso necessário para acompanhamento do curso.

Carga horária - O curso de Pós-Graduação de Gestão em Cooperativas de Crédito acumula em sua grade curricular 390 horas com 14 disciplinas dividias em quatro módulos, sendo ministradas por docentes da Unisul Virtual e professores cooperativistas que atuam no setor. Poderão se inscrever, no processo seletivo do curso, portadores do diploma de graduação, que tenham aproveitamento nos indicadores constantes nos critérios de seleção, a serem publicados em edital específico.

Módulos - O curso está estruturado em quatro módulos: O primeiro aborda a análise econômico-financeira e o cooperativismo, o segundo aborda gestão financeira das cooperativas de crédito, o terceiro módulo aborda a governança e a gestão de inovações das cooperativas de crédito e, finalmente, a produção científica, onde o aluno produzirá o seu trabalho de conclusão de curso.

Corpo Docente - O corpo docente é constituído por professores com sólida formação acadêmica, profissional e vivencias em cooperativas, inclusive cooperativas de crédito no Brasil e no exterior. São doutores, mestres e especialistas. Cada módulo terá uma avaliação presencial que será realizada em pólos da Unisul. Veja o local mais próximo do seu endereço no menu inscrição. O curso possui a certificação do MEC - Ministério da Educação.

Entre as melhores - A Universidade do Sul de Santa Catarina Virtual é considerada pelo MEC uma das melhores universidades particulares do Sul do Brasil. Com 40 anos de história, a Unisul Virtual tem como características o dinamismo e a inovação. Possui atualmente um complexo estrutural de cinco campi, situados entre Florianópolis e Araranguá. Para conhecer mais sobre a Unisul Virtual, acesse www.unisul.br/unisulvirtual.

Confebrás - A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - Confebras -, atualmente presidida por Rui Schneider da Silva, também presidente do Sicoob Central SC, atua na luta pela disseminação da cultura cooperativista e do fortalecimento do Cooperativismo Crédito Brasileiro, através de cursos, viagens de estudos internacionais e intercâmbios. Oferece há quase 25 anos o apoio representativo às cooperativas de crédito de todo o Brasil e tem como missão: representar institucionalmente o sistema de crédito cooperativo brasileiro, difundindo a cultura cooperativista, com ênfase na educação. Acesse www.confebras.com.br e conheça um pouco da sua história. (Confebras)

FORMAÇÃO: Sescoop/DF lança portal com cursos gratuitos

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Vivemos em um mundo dinâmico e por isso, excessivo em informação. Para manter-se informado, qualificado e, com isso, responder positivamente as exigências do mercado de trabalho é necessário reciclar-se constantemente. Pensando nisso e diante do avanço tecnológico, a OCDF-Sescoop/DF lançam o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, que permite aos alunos maior conforto na hora do estudo. Este espaço foi especialmente desenvolvido pela equipe de Capacitação e Promoção Social do Sescoop/DF em parceria com a Brasília Empreendimentos Educacionais para propiciar mais uma alternativa de acesso à aprendizagem aos cooperados do DF.

Vantagens - O Ensino a Distância proporciona uma série de vantagens. O estudante tem grande flexibilidade para montar seu horário de estudo, podendo acessar o AVA no conforto do seu lar e, ainda, economizar, pois nesta primeira fase, as 1.000 (mil) vagas oferecidas são totalmente gratuitas.

Opções - O Sescoop/DF está ofercerendo os seguintes cursos, gratuitamtent: Cooperativismo - Estratégia Empreendedora - 40h; Relações Interpessoais e Ética no Ambiente de Trabalho - 40h; Empreendedorismo - 40h e Comunicação e Redação no Trabalho - 40h. As aulas começam dia 8 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.dfcooperativo.coop.br/. (OCDF-Sescoop/DF)

FORMAÇÃO: Sescoop/PR investe em nova modalidade de ensino

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JOVEM APRENDIZ: Sescoop/PR e Senac/PR discutem reestruturação do programa

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COCAMAR-SICREDI: Cooperativas entregam prêmios da Campanha Solidária 2010

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Ao discursar na tarde de segunda-feira (20/12), na Unidade Maringá, durante a entrega dos prêmios sorteados no encerramento da Campanha Solidária Cocamar-Sicredi, o vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, agradeceu à imprensa pelo "engajamento e forte apoio na edição deste ano". Ele ressaltou que mesmo com um período de tempo menor que o dos anos anteriores (o lançamento ocorreu em agosto, protelado por questões de ordem fiscal) a arrecadação foi recorde, de R$ 1,162 milhão, contra R$ 790,6 mil de 2009. Ele também ressaltou o trabalho coordenado pela gerência de Relações Humanas" que desdobrou-se no sentido de que todos os objetivos fossem alcançados". A campanha sorteou 2 veículos Gol geração IV, 2 motocicletas Dafra Super 100 e 3 aparelhos netbooks.

Sucesso - Para o vice-presidente da Sicredi União, Júlio Roberto Zechetto, "a campanha foi um grande sucesso". Ele afirmou: "Estamos desde o primeiro momento e vamos continuar firmes nessa parceria com a Cocamar, que faz tanto bem à população menos favorecida". Os recursos foram arrecadados por cerca de 300 entidades assistenciais participantes junto às comunidades onde estão inseridas. A exemplo do que acontece todos os anos, elas capitalizaram os recursos, destinando-os a obras de ampliação e melhorias e/ou a compra de equipamentos. Por fim, o gerente de Relações Humanas da Cocamar, Marçal Siqueira, agradeceu a Deus "pelo êxito alcançado" e o fato de o encerramento, no Estádio Willie Davids, ter transcorrido normalmente. "A chuva deu uma trégua e pudemos realizar o evento com sucesso". Na oportunidade, entre várias outras atrações, a seleção brasileira de masters enfrentou um combinado formado por jogadores das duas cooperativas organizadoras. (Imprensa Cocamar)

INTEGRADA: Integrada antecipa sobras aos associados

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A partir do dia 21 de dezembro, a Integrada disponibiliza aos associados a antecipação de parte do rateio das sobras pela soja fixada na cooperativa. "O valor recebido por cada cooperado é proporcional ao volume movimentado na cooperativa", anuncia o presidente da Integrada, Carlos Murate. Segundo Murate, essa antecipação é uma ação que atende aos pedidos dos próprios associados. "É um dinheiro extra que entra e complementa a renda de nossos cooperados nesse período de festas. Além de ser uma forma de retribuir toda a confiança depositada na cooperativa", lembra Murate. Para receber o recurso, basta o cooperado procurar a regional a qual é inscrito e obter as informações necessárias para que seja feito o depósito. (Imprensa Integrada)

PESQUISA: Iapar inaugura sete obras em Londrina, Ibiporã e Pato Branco

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O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) acelerou o ritmo de modernização de suas estruturas com a conclusão de sete obras que vão agilizar as pesquisas realizadas pelo órgão. Elas foram viabilizadas com recursos dos governos estadual e federal que totalizam um investimento de R$ 2,7 milhões. Entre as obras estão cinco laboratórios de ponta em áreas como agrometeorologia e pesquisa da qualidade do café e mais dois auditórios de estações do Iapar em Ibiporã e Pato Branco.

Inauguração - A inauguração dessa estrutura aconteceu na sexta-feira (17/12), na sede do Iapar em Londrina, com a presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erickson Camargo Chandoha, e do diretor presidente do Iapar, José Augusto Teixeira Picheth. Foram inaugurados o Centro de Pesquisas e Informações Agrometereológicas, com recursos de R$ 652 mil do Ministério de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Seti, e o Laboratório de Diagnóstico em Fitossanidade e de Bacteriologia, com recursos do Ministério da Agricultura e próprios do Iapar, no valor total de R$ 612 mil. Foram aplicados recursos próprios do Instituto no valor de R$ 584 mil no Centro de Pesquisa em Qualidade do Café que será referência em qualidade no Brasil.

Financiamento - Também com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o Iapar concluiu a construção do prédio de 203 metros quadrados onde vai funcionar o Laboratório para Ensaios de Maquinas, no caso, pesquisas de biodiesel. Ainda com recursos do ministério de Ciência e Tecnologia e Finep, no valor de R$ 209 mil foi entregue o Setor de Recursos Genéticos Professor Dr. Ernesto Paterniani. Na mesma solenidade foram inaugurados simbolicamente os auditórios José Kazumassa Tahira e José Carlos Scipioni que ficam respectivamente em Ibiporã e Pato Branco. O auditório José Kazumassa Tahira, da estação do Iapar, em Ibiporã recebeu investimentos do Finep e da Seti num valor de R$ 236 mil e em Pato Branco os investimentos de R$ 229 mil , também foram do Finep e Seti.

Investimentos - Segundo Chandoha, esses investimentos com recursos dos governos estadual e federal representam um salto de qualidade no trabalho que os pesquisadores do Iapar estão desenvolvendo e novas pesquisas que serão iniciadas, garantindo ao Paraná a vanguarda no conhecimento das muitas variedades produzidas aqui em outras partes do Brasil. Segundo o secretário, atualmente "o Iapar é referência no Brasil e em qualquer parte do mundo o instituto é lembrado pela excelência das pesquisas desenvolvidas", trabalho que vem contribuindo para o Paraná ser o maior produtor de grãos do Brasil. (Agência Estadual de Notícias)

COCAMAR I: No Lidercoop, cooperados investem em aprendizado

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Uma solenidade de entrega de certificados reuniu cerca de sessenta participantes dos programas Lidercoop e Lidercoop Jovem na noite de terça-feira (14/12) na Associação Cocamar, em Maringá. Acompanhados de familiares, eles completaram uma programação que teve início em maio e incluiu, entre outras atividades, cursos sobre a prática cooperativista, detalhamento das estruturas e processo de gestão da Cocamar, além de visitas a outras cooperativas.

Animados - Antonio Florio Rinaldo, 57 anos, cooperado desde 1996 e morador em Mandaguaçu, região de Maringá, estava entre os mais animados. Convidado a falar em nome das turmas, ele disse que se tornou "um grande defensor do cooperativismo" depois que teve a oportunidade de conhecer melhor o sistema. "Muitas vezes a gente critica, como eu mesmo fiz, sem conhecimento de causa. Agora, entendo que cabe a nós, os cooperados, fortalecer o que é nosso e saber valorizar essa conquista", afirmou.

Cuidar - O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, explicou que o objetivo do Lidercoop é atender a necessidade de contar com cooperados cada vez mais preparados. "Precisamos de pessoas que nos ajudem a cuidar da cooperativa", resumiu. Entre os integrantes do grupo jovem, Rony Emerson Deganutti, 37 anos, disse que já tinha "um convívio muito grande com a Cocamar", sendo sua família ligada à unidade de São Jorge do Ivaí. "Agora, vamos poder aprender muito mais."

Componentes - Neste ano, chegou a oitenta, inicialmente, o número de componentes do Lidercoop, mas nem todos puderam dar sequência à participação, conforme explica a coordenadora de Relação com o Cooperado, Cecilia Adriana da Silva. Para 2011, novas turmas serão formadas, incluindo cooperados da região de Londrina. (Imprensa Cocamar)

SESCOOP/PR: Profissionais são capacitados em gestão estratégica de custos

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RAMO EDUCAÇÃO: Coopermundi será homenageada pela conquista do Prêmio Sesi

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A Coopermundi (Cooperativa de Educação e Cultura Regina Mundi), com sede em Dois Vizinhos, Sudoeste do Paraná, será homenageada nesta quinta-feira (09/12), em sessão solene na Câmara de Vereadores, às 20 horas, pela conquista do 1º lugar entre as escolas privadas do Brasil no Prêmio Sesi Qualidade da Educação, anunciada em novembro.

Unesco - O Prêmio Sesi é um esforço de empresários do setor industrial, em parceria com a Unesco e o Movimento Todos pela Educação com a finalidade de estimular a melhoria da educação básica no país a partir da escola. É aberto a todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados, de ensino fundamental e médio, e às instituições da Rede Sesi de Educação. Ao todo, 1.800 escolas se inscreveram nesta edição do Prêmio. Na fase final do concurso foram classificadas 75 escolas de todas as regiões do país. Na categoria escola privada, a Coopermundi superou outras 19 finalistas e obteve a melhor avaliação do Brasil.

Seleção - O processo de seleção das candidatas incluiu a auto-avaliação com consultas feitas aos professores, pais, alunos, funcionários e comunidade. Os principais critérios considerados foram a prática pedagógica, a gestão escolar, o ambiente educativo apropriado, como espaço físico, e os resultados da aprendizagem, que levaram em conta indicadores de qualidade da educação, como as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Além disso, foram consideradas iniciativas interdisciplinares e projetos sociais que envolveram a comunidade.

Ramo educacional - No Paraná, o ramo educacional é formado por 15 cooperativas (11 colégios agrícolas, 1 escola de idiomas e 3 escolas do ensino fundamental e médio e educação infantil).

MINEROPAR: Paraná terá novo mapa geológico com mais informações

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Um novo mapa geológico do Paraná está sendo organizado pela Mineropar, CPRM - Serviço Geológico do Brasil e outros colaboradores. O documento atual data de 2006 e foi organizado pela Mineropar a partir da compilação de dados geológicos por uma demanda da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), para atender o Programa de Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) do Paraná.

Ajuste - O mapa em revisão será ajustado à base cartográfica planialtimétrica (escala 1:50.000) e vai incorporar os estudos acadêmicos de geologia realizados por universidades de São Paulo, de Campinas, do Paraná, entre outras, os projetos de mapeamento na Região Sudoeste do Paraná (Mineropar e CPRM), da região central (Folha de Ponta Grossa), além do extensivo mapeamento para o detalhamento do Grupo Serra Geral que está em fase de conclusão pela Mineropar.

Revisão - O mapa de 2006 também será revisado em questões fundamentais, como a descrição das unidades litológicas, a coluna estratigráfica, acrescidos de dados geológicos, litoquímicos e geocronológicos. "Também serão incorporados a ele novos dados cartográficos provenientes dos trabalhos acadêmicos", informa o gerente de Gestão da Informação Geológica da Mineropar, Oscar Salazar Junior.

Base - Segundo o geólogo da Mineropar, Donaldo Cordeiro da Silva, coordenador do projeto em andamento, a base do trabalho é um sistema de informações geográficas. A incorporação dos novos dados tem o apoio de uma empresa já contratada e será baseada no software Mina, do sistema de informações da Mineropar. O uso deste sistema garantirá a organização das informações geológicas, permitindo depois incorporar os avanços e gerar documentos em várias escalas,

Lançamento - No final do trabalho o documento cartográfico deve ser lançado, acompanhado de nota explicativa, em meio analógico e digital, além das outras formas de divulgação para os interessados, como os sites da Mineropar e da CPRM. A CPRM, na qualidade de Serviço Geológico do Brasil, tem especial interesse na participação neste projeto, por meio do Núcleo de Curitiba. (AEN)

COOPAGRIL: Participantes dos concursos do Cooperjovem são premiados

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A professora Sonia Antunes Caregnato, da Escola Municipal 25 de março, de Marechal Cândido Rondon (PR), ficou em terceiro lugar no 3º Prêmio Nacional Professor do Programa Cooperjovem. O resultado do concurso foi divulgado nesta segunda-feira (06/12), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O vencedor foi o professor Francisco da Silva de Oliveira Filho, da Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, Palmas (TO) e, em segundo lugar, ficou a professora Edilene Gertrudes da Silva, da Escola Municipal Tertuliano José da Silva, Lagoa Seca (PB).

Trabalho - "Brinquedos com materiais recicláveis" é o título do trabalho premiado da professora Sonia. Trata-se de uma atividade realizada com todos os alunos do Ensino Fundamental da Escola 25 de março, além de envolver direção e coordenação da escola, professores de educação ambiental, artes, educação física, zeladoras, merendeiras, familiares e a coordenação da Copagril, que é parceira do Programa. O trabalho resultou na confecção de brinquedos com materiais recicláveis, que foram doados ao Centro Municipal de Educação Infantil, aulas sobre cooperação, palestras sobre agrotóxicos e visita à Unidade Industrial de Aves da Copagril, focando na responsabilidade ambiental.

Premiação - No dia 16 de dezembro, no centro Administrativo, em Marechal Cândido Rondon, a Copagril estará premiando professores que concorreram ao 3º Prêmio Professor Cooperjovem - Ano 2010, sob o tema "A sua ação faz a diferença": Marilei Balensiefer Lerner, da Escola Municipal Presidente Médici, de Entre Rios do Oeste/PR, classificada na área de ação da Copagril e no estado do Paraná; Valdir Wilhelm, da Escola Municipal Marechal Deodoro, de Pato Bragado/PR, classificado na área de ação da Copagril e no estado do Paraná; Kiara Baasch, da Escola Municipal Tiradentes e Escola Rural Municipal José de Alencar, de Mercedes/PR, classificada na área de ação da Copagril e no estado do Paraná;  Ederson Jean Mensch, da Escola Rural Municipal José de Alencar de Mercedes/PR, classificado na área de ação da Copagril e no estado do Paraná; Mirta Mariza Diesel, da Escola Criança Feliz, de Marechal C. Rondon /PR,  classificada na área de ação da Copagril e no estado do Paraná; Clades Maria Egewarth Matte, da Escola Jean Piaget, Marechal C. Rondon/PR, classificada na área de ação da Copagril e no estado do Paraná; Sonia Antunes Caregnato, da Escola 25 de Março, classificada na área de ação da Copagril, no estado do Paraná e por ter alcançado o 3º lugar em âmbito nacional.

Alunos - Neste mesmo dia, também serão premiados os alunos das escolas do programa Cooperjovem, participantes do 4º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, sob o tema: "A cooperação como elemento transformador de uma sociedade": Ana Gabriela Lach Blasi, da Escola Municipal Tiradentes de Mercedes/PR; que alcançou 1º lugar em Mercedes, 1º lugar na área de ação da Copagril e sua redação ficou entre as três melhores do estado do Paraná; Thais Vitoria Zanatta, da Escola Municipal Presidente Médici, de Entre Rios do Oeste, classificada em 1º lugar em Entre rios, e sua redação foi classificada entre as seis melhores na área de ação da Copagril; Raquel Levandowski, da Escola Municipal Marechal Deodoro, de Pato Bragado/PR, que conquistou o 1º lugar do município de Pato Bragado, e foi classificada entre as seis melhores redações da área de ação da Copagril; Andressa Finkler, da Escola Municipal Dona Leopoldina, de Quatro Pontes/PR, classificou-se em 1º lugar no município de Quatro Pontes, e está entre as seis melhores na área de ação da Copagril; Briana Emanueli da Silva, da Escola Municipal Waldomiro Liessem, Bairro Marechal, 1º lugar da sede de Marechal C. Rondon/PR,  e por ter conquistado o 2º Lugar na área de ação da Copagril e Paula Knabben, da Escola municipal Floriano Peixoto ,de Iguiporã, 1º lugar do interior de Marechal C. Rondon/PR e 3º lugar na área de ação da Copagril.

Parabéns - A Copagril parabeniza a todos os alunos e professores que tiveram seus projetos premiados, em especial à professora Sonia Antunes Caregnato, da Escola Municipal 25 de Março, que teve seu projeto premiado como terceiro lugar no Prêmio Nacional Professor do Programa Cooperjovem. (Imprensa Copagril)

COOPERJOVEM I: Professora do PR tem trabalho premiado em concurso nacional

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A professora Sonia Antunes Caregnato, da Escola Municipal 25 de março, de Marechal Cândido Rondon (PR), ficou em terceiro lugar no 3º Prêmio Nacional Professor do Programa Cooperjovem. O resultado do concurso foi divulgado nesta segunda-feira (06/12) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O vencedor foi o professor Francisco da Silva de Oliveira Filho, da Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, Palmas (TO) e, em segundo lugar, ficou a professora Edilene Gertrudes da Silva, da Escola Municipal Tertuliano José da Silva, Lagoa Seca (PB).

Copagril - "Brinquedos com materiais recicláveis" é o título do trabalho premiado da professora paranaense. Trata-se de uma atividade realizada com todos os alunos do ensino fundamental da escola 25 de março, além de envolver, direção e coordenação da escola, professores de educação ambiental, artes, educação física, zeladoras e merendeiras, familiares e a coordenação local da Cooperativa Copagril, parceira do Programa. O trabalho resultou na confecção de brinquedos com materiais recicláveis que foram doados ao Centro Municipal de Educação Infantil, aulas sobre cooperação, palestras sobre agrotóxicos, visita a unidade industrial de aves da Copagril, focando na responsabilidade ambiental.

Dia D - Já o professor Francisco da Silva de Oliveira Filho conquistou o primeiro lugar do Prêmio com  um trabalho que contou com a participação de 91 alunos do 4º e 5º ano do fundamental, envolvendo outros quatro professores, uma bibliotecária, dois técnicos de informática, a coordenação pedagógica, a orientadora educacional, familiares e a gestora da escola. As atividades realizadas com os conteúdos do Programa Cooperjovem resultaram no 1º dia D de Cooperativismo no Macalão, cuja programação contou com a exposição dos trabalhos realizados, danças, apresentação do Jornal Cooperjovem do Macalão, shows e peças teatrais.

Cooperativismo - A professora Edilene Gertrudes da Silva foi premiada com o trabalho "A Filosofia do cooperativismo no cotidiano das escolas", desenvolvido com 75 alunos do 1º ao 5º ano do fundamental, envolvendo outros quatro professores, três funcionárias, a diretora, pais e comunidade. A atividade foi realizada em três meses, resultando em campanhas de reciclagem, realização das datas festivas do calendário escola à luz da doutrina cooperativista, produções textuais e outras atividades  praticas que geraram mudanças comportamentais, tais como: cooperação, liderança, responsabilidade, habilidades necessárias à vida em sociedade.

Curiosidade - Uma feliz coincidência apareceu no 3º Prêmio Professor Cooperjovem: a professora Edilene, segunda colocada nesta edição, foi a vencedora da 2ª edição do Prêmio Professor, em 2009. (Com informações da OCB)

COOPERJOVEM II: Aluna de Mandaguari é 2ª colocada no concurso

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