CAPAL: Alunos visitam projeto de recuperação de mata ciliar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 15 alunos do ensino médio do Colégio Colônia Holandesa de Arapoti visitaram na sexta feira (11/05), uma área de mata ciliar recuperada na Fazenda Siriema II, de propriedade de Jan Noordegraaf Neto. A área, de 3,5 hectares, recebeu 5 mil mudas, plantadas em dezembro de 2011 e janeiro de 2012, e deve levar cerca de 5 anos para constituir uma mata fechada.

 

Estudo - Os alunos realizaram um estudo da área, verificando a importância da mata ciliar para a proteção dos rios. Além disso, irão desenvolver um projeto sobre o novo código florestal, tema que vem gerando polêmica e discussões em todo o Brasil. O projeto será apresentado na feira de ciências do colégio, que será realizada em junho. "O novo código é um tema atual e com certeza estará presente no vestibular, que eles enfrentarão em breve. A visita é uma oportunidade dos alunos verem como o tema está presente bem aqui, próximo deles", conta a professora Joke Van Arragon.

 

Visão diferente - Erik Bosch, presidente da Capal, acompanhou a visita e fez questão de passar uma visão diferente sobre o tema aos alunos. "Quando se fala em novo código florestal, as pessoas logo pensam nos grandes produtores e os vêem como grandes vilões. E nem sempre é assim. Aqui eles vêem um exemplo de consciência. A cooperativa desenvolve um projeto, o produtor vê a importância disso, aceita a proposta e colabora com o meio ambiente sem prejudicar o seu negócio", afirma Erik.

 

Projeto - O projeto de recuperação de mata ciliar da Capal é realizado em parceria com a Bayer CropScience e teve início em outubro de 2011. Num primeiro momento foram selecionadas três propriedades localizadas no município de Arapoti, por onde passam cursos d’água do Rio das Cinzas.  Serão 7,5 hectares de áreas recuperadas só na primeira fase do projeto. Ao todo, serão investidos mais de 27 mil reais. (Imprensa Capal)

Conteúdos Relacionados