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O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, concordou com a extensão dos financiamentos destinados à fruticultura para todo o Paraná, obedecendo o zoneamento climático do Estado. Até há agora, a linha de crédito Pró-Fruta, que destina R$ 100 milhões para financiar projetos de fruticultura em todo o país, com juros de 8,75% ao ano, privilegiava apenas cidades pólo do Paraná. (fonte: AENotícias/PR)
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O IEA - Instituto de Economia Agrícola -, órgão da Secretaria da Agricultura de São Paulo, estimou a safra de laranja em 342,6 milhões de caixas de 40,8 quilos, 3,7% abaixo da safra passada. A previsão, divulgada na semana passada, surpreendeu o mercado, que contava com números menores, diante da escassez de chuvas no início do ano. (fonte: Gazeta Mercantil/SP)
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Na manhã de hoje a fila no Porto de Paranaguá continuava pequena, mas o número de caminhões no pátio de triagem havia subido para 838 caminhões. O maior tempo de espera para descarga era observado no corredor de exportação, com 26 horas, seguido da Centro Sul, com 22 horas, Cotriguaçu com 16 horas e Coamo com 8 horas. Com o fim do feriado prolongado no domingo, os caminhões que saíram do interior ontem começam a aumentar gradativamente o movimento no Porto e a fila na rodovia. Ontem choveu em Paranaguá, atrapalhando o carregamento dos navios.
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A safra mundial de milho 2000/2001 cai 3,53% em relação a anterior, mas os estoques caem 15,14%, de acordo com a última previsão do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA). O mundo vai produzir, nesta safra, 1.838,18 bilhão de toneladas de grãos, contra 1.873,05 bilhão na safra anterior, uma diferença de apenas 34,87 milhões de toneladas, ou 1,86 % menor. Os estoques totais de grãos, no entanto, caem 10,72 %. Os únicos crescimentos nos estoques ficam com a soja (4,09%) e no farelo de soja(0,25%).
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O Ministério da Agricultura informou que a eliminação de café dos estoques oficiais através da incineração por causa da suspeita de contaminação com ocratoxina, envolverá 17,4 mil sacas de 60 quilos. Segundo técnicos do ministério da agricultura, o café foi estocado nos anos 80, sem condições ideais de controle de umidade e sujeito ao desenvolvimento de mofo, agente que pode gerar a ocratoxina.
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A portaria número 4, do Ministério da Agricultura, publicada em 29/04/2001, que estabeleceu o zoneamento de plantio de trigo para o Estado do Paraná, acabou deixando de fora o mês de março, contrariando as recomendações do IAPAR, cujo trabalho de regionalização constitui-se na referência básica daquele ministério no estabelecimento do zoneamento de plantio de trigo no Estado. A Ocepar, através da OCB, encaminhou ofício ao secretário executivo da Comissão Especial de Recursos e ao Ministro da Agricultura, solicitando providências e chamando a atenção para os prejuízos que a referida portaria causou aos agricultores que plantaram trigo no mês de março. Esse agricultores ficaram sem crédito de custeio e cobertura do Proagro.
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Em nove meses de atividade, a Agência de Fomento do Paraná já destinou 1 milhão e 500 mil reais para o financiamento de micro e pequenas empresas do setor agroindustrial no Estado. O balanço, divulgado na semana passada, mostra que foram contratadas 182 operações entre julho do ano passado e março deste ano, o que resulta numa média de 8 mil e 240 reais por projeto. "Pode parecer pouco por projeto, mas na verdade é muito, se pensarmos quanto estes recursos podem alavancar o sonho de um micro ou pequeno produtor rural", avalia o diretor-presidente da Agência de Fomento, Antonio Carlos Pereira de Araújo. O programa Fábrica do Agricultor foi amplamente beneficiado com os financiamentos da agência.
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Existem em Cuba cerca de 1.200 cooperativas agropecuárias, crédito e serviços, responsáveis por 70% da produção de café, 90% da produção de fumo e 30% da produção de leite. Cerca de 20% das terras cultiváveis estão nas mãos da chamadas UBPC ? Unidades Básicas de Produção Cooperativa, criadas após a revolução de 59, onde o Estado repassou para cada agricultor 4 cavalerias de terra (cerca de 52 hectares) de forma gratuita para uso por tempo indeterminado. Segundo Diosdado, Cuba tem interesse na importação de alguns produtos agropecuários de cooperativas, como soja (farelo e grãos), leite, frango e da tecnologia utilizada para implantação de pequenas agroindústrias. Em contrapartida, oferece amplo conhecimento em biotecnologia, agricultura orgânica e genética animal. O jornalista manifestou ao presidente da Ocepar o desejo de que, em breve, ocorra um encontro entre cooperativistas paranaenses e cubanos para que possam dialogar e, quem sabe, firmar algumas parcerias.
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O restabelecimento do percentual de 7% nos tributos da Cesta Básica resolve o primeiro e mais importante de quatro problemas criados com a concessão de liminar à Adin movida pelo governo paulista. Ainda há, para resolver, as questões referentes à concessão de crédito presumido, regime especial e ao programa Paraná Mais Empregos, mecanismos instituídos pelo Estado para reduzir a carga tributária em algumas situações com o intuito de melhorar a competitividade das empresas paranaenses e gerar mais empregos. A solução dessas pendências é mais complexa e depende do julgamento de ação interposta por São Paulo Contra o Paraná e negociações que envolvem o Confaz.
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A crise na Argentina fez o frigorífico Sadia colocar em compasso de espera seus planos para o país vizinho. Segundo o presidente do Conselho de Administração, Luis Fernando Furlan, a primeira medida foi a redução no investimento em marketing. Os planos de expansão estão temporariamente parados, a espera de uma definição sobre o rumo da economia no país.
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O Ipardes acaba de divulgar o levantamento ?Avaliação da Atividade Vilas Rurais?, concluído em parceria com a Emater Paraná através da realização de 732 entrevistas. A publicação informa que havia, então, 120 vilas rurais no Paraná, com 4.756 lotes, nos quais moravam 21.775 pessoas. Quanto à origem das famílias beneficiadas, 54% moravam na área urbana e 46% na área rural. A pesquisa também indica a baixa mobilidade dos moradores, pois 73,4 % deles moravam, há mais de 5 anos, no município onde está instalada a vila rural e 15 % sempre morou no município. Chama atenção a baixa renda dos moradores das vilas: apenas R$ 241,23 por mês, em média, incluindo trabalho remunerado, aposentadoria, pensão e outros benefícios. A principal justificativa para adesão à vila rural foi a oportunidade de possuir terra com moradia (94%).
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Os trabalhadores do Porto de Santos, o maior da América Latina, decidiram ontem à noite suspender a greve que durava 13 dias. O porto perdeu 6 milhões de dólares no faturamento com a greve, que suspendeu a operação na maioria dos terminais, segundo autoridades portuárias. Santos normalmente movimenta cerca de 65 milhões de dólares em carga por dia.
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Pouco antes das 10 horas de hoje havia 870 caminhões no pátio de triagem em Paranaguá e a maior pressão de descarga era sobre os terminais da Cotriguaçu e Centro Sul, onde o tempo médio de espera de um caminhão era de 30 horas. No terminal da Coamo o tempo era de 5 horas. O tempo de espera é contado após passagem pela praça do pedágio. Administradores de terminais privados continuam sentindo a falta de um sistema mais ágil, que permita que os caminhões destinados a esses terminais se dirijam diretamente ao destino, evitando a fila que se forma à beira das rodovias. O porto apresenta duas situações bem distintas: a dos caminhões que se dirigem aos terminais privados, com descarga programada para atender ao carregamento de navios, e a dos caminhões sem destino, não programados, que muitas vezes chegam ao porto com a carga ainda sem destino certo. Outras vezes, os caminhões servem como armazéns, pois os donos de suas cargas não têm armazéns.
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No sábado e domingo, as filas de caminhões parados no acostamento da rodovia BR-277, que esperam para descarregar no Porto de Paranaguá, chegaram a Curitiba e Araucária, medindo cerca de 60 km. Duas foram as razões para esse congestionando: primeiro, a greve do Porto de Santos, que desviou as cargas para Paranaguá; segundo, porque é proibido formar filas nos trechos sinuosos da rodovia na Serra do Mar, após a praça do pedágio. No entanto, como a greve do Porto de Santos terminou, a fila deve diminuir, a menos que a chuva intermitente continue. Hoje de manhã a Administração do Porto de Paranaguá e Antonina informou que a chuva intermitente estava atrapalhando a carga dos navios, que não é feita sob a chuva. O movimento de caminhões está sendo cerca de 50% superior ao do ano passado. Ontem os navios existentes no Porto tinham capacidade para 360 mil toneladas de cargas, enquanto que os armazéns tinham 230 mil toneladas estocadas.
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A greve dos estivadores prosseguiu ontem, no porto de Santos. Mesmo assim, com o auxílio da polícia, ocorreram operações de carga e descarga em 12 terminais - entre eles, no berço 26, onde o navio Fanoula descarrega 36 mil toneladas de trigo. A greve entrou hoje no décimo dia. O Sindicato dos Estivadores reivindica o direito de continuar controlando a escala de trabalho. Na tarde de ontem, trabalhadores e representantes do Ogmo (Órgão Gestor de Mão-de-Obra) avançaram um pouco nas negociações. O Ogmo ficou de analisar a proposta do procurador-geral do Trabalho, Guilherme Basso, que sugeriu que o órgão contrate 24 trabalhadores aposentados da categoria da estiva para fazer a escala dos trabalhadores. Até o momento, as partes não chegaram a um acordo para pôr fim ao movimento. A justiça considerou a greve abusiva e estipulou uma multa de R$ 200 mil por dia caso os trabalhadores não retornem ao serviço.
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O primeiro ministro francês, Lionel Jospin, que se encontrou ontem com o presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou que a França continuará a proteger sua agricultura e aconselhou o governo brasileiro a não centrar suas negociações com a União Européia no comércio agrícola. Com FHC, Jospin combinou que as negociações seriam globais, incluindo indústrias, serviços, barreiras tarifárias e não tarifárias. Afirmou também que apesar das barreiras, a França compra mais produtos agrícolas do Brasil do que dos Estados Unidos e que no ano passado exportou US$ 7,85 bilhões em produtos do agronegócio para a União Européia, contra US$ 3,49 bilhões para os Estados Unidos.