UNIMED PONTA GROSSA: Profissionais do HGU são destaques da enfermagem no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Três profissionais de enfermagem do Hospital Geral Unimed (HGU), da Unimed Ponta Grossa, estão entre os profissionais mais votados no estado para o Prêmio Protagonistas, promovido pelo Conselho Regional de eEnfermagem do Paraná (Coren/PR).
Eleitos - Dos 60 profissionais eleitos em todo o estado, quatro são de Ponta Grossa e três atuam no Hospital Geral Unimed (HGU): os enfermeiros José Carlos da Silva, do Pronto Atendimento; e Mireila Rogoski Acunha, da Unidade de Internação; e o técnico de enfermagem Marcelo de Almeida Krutsch, da UTI adulto.
Origem - O Prêmio foi criado para homenagear, destacar e reconhecer o trabalho dos profissionais de enfermagem no combate à pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021.
Períodos críticos - A gerente assistencial do HGU, Luciane Zanetti, enfatiza que os períodos críticos da pandemia também afetaram os profissionais de saúde e relaciona com um contexto de guerra. “Lidou-se com o desconhecido, com cenário de incertezas, os profissionais sendo levados à exaustão e todos sendo colocados à prova. Reconhece e destacar aqueles que estiveram à frente desta batalha é uma oportunidade de reforçar o quanto foram e são especiais, corajosos e resilientes. O HGU se sente honrado e orgulhoso de ter estes grandes profissionais representando a equipe de Enfermagem da instituição”.
Representatividade - Para José Carlos, receber o reconhecimento fortalece a representatividade da profissão tanto entre os próprios profissionais quanto para os pacientes e a comunidade.
Dedicação - “Estou na área hospitalar desde 95. Tenho me dedicado intensamente em fazer o melhor e esse reconhecimento desperta ainda mais o desejo de manter esse trabalho melhor e mais vivo. Nesse período de pandemia, vi a importância dos colaboradores na assistência do HGU, que fizeram a diferença, se dedicaram integralmente em fazer o melhor atendimento. Agradeço todos os colegas, amigos, familiares. A população teve a oportunidade de votar e votou em mim e nos meus colegas para representá-los”, orgulha-se o enfermeiro.
Emoção - Ao saber do resultado, Marcelo volta no tempo e se emociona ao lembrar do período. “Quando perguntaram quem queria ser voluntário pra trabalhar com a Covid, senti um medo sem tamanho, mas fui com a coragem e o pouco conhecimento sobre a doença. Vivi, enfrentei, sofri, chorei, mas vencemos. Receber esse reconhecimento mostra o quanto a classe da enfermagem é forte e resiliente. E representa todos que contribuíram pra isso, os colegas que partiram, os que ficaram bem. Fica o agradecimento pela valorização ao que somos”.
Propósito - A intensidade de emoções vivenciada durante o período pandêmico, de acordo com a enfermeira Mireila, refletem sobre o propósito da profissão. “Me sinto honrada e grata por poder participar dessa premiação. Foram dias de luta, incerteza, tristeza, angústia e também de muita esperança. Foi uma entrega incondicional ao cuidado do próximo, lutei junto com meus colegas, ao lado dos nossos pacientes e famílias. Nossa classe desde sempre trabalhou e trabalha muito, com ou sem pandemia. Portanto, todos são merecedores dessa linda homenagem, da valorização e do respeito. Que possamos continuar cumprindo esse propósito colocado em nossas vidas, vencendo os desafios diários”.
Honraria máxima - Todos os profissionais contemplados pelo prêmio irão receber durante um evento do Coren, no dia 12 de maio, a honraria máxima da enfermagem paranaense. (Imprensa Unimed Ponta Grossa)