A importância das cooperativas do Paraná na geração de empregos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
FOTO: FrimesaEste feriado nacional – 1º de maio, Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, é uma excelente oportunidade para homenagear aqueles que fazem a economia crescer e fortalecer a nossa sociedade: os trabalhadores. E, neste contexto, não podemos deixar de destacar o papel fundamental das cooperativas do Paraná na geração de emprego e na distribuição de renda. “O foco do cooperativismo é o desenvolvimento das pessoas, dos cooperados e das comunidades. Nossa missão, como cooperativistas, é criar oportunidades para que as pessoas tenham renda e possam realizar seus sonhos com qualidade de vida”, ressalta o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
Para o dirigente, “as 227 cooperativas paranaenses têm sido uma força motriz na criação de 146 mil empregos diretos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico do estado, através de uma movimentação econômica que em 2024, chegou a R$ 205,6 bilhões. Nossas cooperativas promovem não apenas oportunidades de trabalho, mas também fortalecem o espírito de união, solidariedade e sustentabilidade entre seus membros”, frisou Ricken.
Além de gerar empregos, as cooperativas paranaenses atuam em sete ramos: Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, e Transporte, impulsionando o desenvolvimento local. Elas representam uma alternativa sólida e sustentável ao modelo tradicional de negócios, promovendo uma distribuição mais justa dos resultados e incentivando a participação ativa dos trabalhadores na comunidade.
Segundo o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, “no ano passado, através de ações do Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, Fecoopar e Ocepar, foram realizados 15.216 eventos de capacitação e treinamento para 413.094 pessoas, entre eles, trabalhadores e dirigentes de cooperativas e cooperados, com foco na profissionalização e desenvolvimento das pessoas”.
E, neste ano, em especial, o cooperativismo celebra em todo mundo o Ano Internacional das Cooperativas, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela importância do movimento no desenvolvimento sustentável, na transformação social e na geração de milhares de empregos.
“Neste dia especial, é importante reconhecer e valorizar o esforço de todos esses profissionais que, através de suas atividades, ajudam a construir um Paraná mais forte, justo e próspero. Que essa homenagem sirva também como inspiração para continuarmos apoiando e fortalecendo as cooperativas, que são verdadeiros pilares do desenvolvimento social e econômico do nosso estado. Parabéns a todos os trabalhadores e às cooperativas do Paraná! Vocês fazem a diferença todos os dias”, destacou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
História
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é feriado nacional no Brasil. Isso está assegurado pela lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, que determina que o país tem onze feriados nacionais estipulados por lei, sendo o dia 1º de maio um deles. Apesar da lei, o Dia do Trabalhador já havia sido transformado em feriado durante a Primeira República. Isso aconteceu durante o governo de Artur Bernardes (1922-1926) por meio do decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924. Na ocasião foi criado o feriado nacional em comemoração aos “mártires do trabalho”, em alusão a morte de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos no século XIX. No entanto, a celebração do Dia do Trabalhador já era realizada no Brasil desde a década de 1910.