REVISTA PR COOPERATIVO: Edição 200 destaca o Programa de Educação Política para o Cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A edição de maio da Revista Paraná Cooperativo destaca o Programa de Educação Política para o Cooperativismo. O setor se articula para ampliar sua representatividade política nas eleições de 2022. Mais do que aumentar o número de parlamentares de sua bancada no Congresso Nacional, o trabalho tem por objetivo formar uma base de apoio qualificada e alinhada com a causa cooperativista. O Paraná se engajou novamente no Programa, com a expertise de tê-lo implantado em 2018, aproveitando o aprendizado para aprimorar e ajustar as ações previstas com o foco nas eleições de 2022.
Participação - Para impulsionar o engajamento e conscientização de seus públicos, o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) lançou, em 2018, o Programa de Educação Política para o Cooperativismo, uma ação retomada em 2022. A essência do projeto é fomentar a participação política dos cooperativistas brasileiros, potencializando a representação político-institucional do setor. Para o pleito de 2022, a expectativa do Sistema Ocepar é unir em torno do programa de educação mais de 2 milhões de paranaenses, com o trabalho direto de multiplicadores que representam as 222 cooperativas registradas na entidade, e estes vão expandir a rede para centenas de lideranças do setor. “Nossa missão é conscientizar o público cooperativista para a importância do voto. Vamos disseminar a educação política junto aos cooperativistas do Paraná, contribuindo para o engajamento e a valorização das ações da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) no Congresso Nacional”, explica o presidente José Roberto Ricken.
Neutralidade partidária - Respeitando a legislação e o princípio da neutralidade partidária e ideológica, o Programa de Educação Política para o Cooperativismo pretende alinhar ideias e ações com todas as unidades estaduais, confederações, conselhos, cooperados, mulheres e jovens. Cabe à OCB a recomendação de diretrizes do programa, geração de conhecimento técnico (materiais) e elaboração de propostas para o cooperativismo, cartilha de boas práticas, perfil parlamentar, vídeos, cards e demais materiais informativos. As unidades estaduais implementam o programa, atuam para engajar a base cooperativista, formam coordenadores, multiplicadores e grupos focais. Às cooperativas cabe a responsabilidade de indicar os nomes que vão compor os grupos focais, multiplicadores, coordenadores e participantes voluntários nos diferentes públicos cooperativistas.
Entrevista - A entrevista desta edição foi com o desembargador e presidente do Tribunal Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Wellington Emanuel Coimbra de Moura. O magistrado falou sobre a importância da participação popular no processo eleitoral, combate às informações falsas (fake news), segurança da urna eletrônica, entre outros temas. “A Justiça Eleitoral não tem nenhuma ideologia política ou predileção por qualquer candidato. O nosso objetivo é fazer uma eleição transparente. É essa transparência que nos dá legitimidade”, afirmou.
Cooperlíder - A edição 200 também destaca o Encontro das Lideranças Femininas – Cooperlíder Feminino, que reuniu 350 mulheres no Centro de Eventos da Agrária, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. O evento é realizado anualmente pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). O objetivo é reunir integrantes dos núcleos femininos para, além da integração, discutir o papel da mulher na sociedade, trazer novos conhecimentos, desenvolver competências, trocar experiências e incentivar a intercooperação.
Marco histórico - Matéria destaca o marco histórico alcançado pela Revista Paraná Cooperativo: a edição de número 200! Em 18 anos, a publicação acompanhou os desafios, lutas e conquistas do setor, documentando a expansão do cooperativismo e sua importância crescente para o desenvolvimento social e econômico do estado. “Alcançar a edição número 200 mostra a importância deste veículo de comunicação para a difusão de informações jornalísticas relevantes para os cooperativistas e demais leitores”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
Temas - Nesta edição, o leitor pode ainda acompanhar entrevista com o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Luiz da Costa Souza. Também cobertura jornalística dos fóruns Financeiro e de Diversidade, além de informações sobre o trabalho da Frencoop e as ações de cooperativas nos diversos ramos de atividades. Boa leitura!
Clique aqui para conferir a íntegra da edição 200 da revista Paraná Cooperativo