Sistema Ocepar promove curso sobre Reforma Tributária para cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 80 profissionais tributaristas, das áreas jurídica, contábil e fiscal das cooperativas paranaenses, estão participando da segunda turma do curso sobre Reforma Tributária, que está sendo promovido pelo Sistema Ocepar. A programação teve início nesta terça-feira (29/04) e prossegue com aulas nas seguintes datas: 30/04 e 05, 06 e 07 de maio, sempre das 8 às 12 horas, de forma online, pela plataforma Zoom.

A abertura foi feita pelo coordenador jurídico do Sistema Ocepar, Rogério Croscato.  Ele informou que a turma anterior do mesmo curso, realizado de 17 a 21 de março, reunindo 70 profissionais de cooperativas, foi muito bem avaliada pelos alunos. “Esse treinamento é muito importante para as cooperativas. Com as alterações, têm muitas coisas a serem vistas, muitas questões que afetam o dia a dia das cooperativas”, declarou.  

Aumento da arrecadação

A professora Natália Dib, mestre e doutora em Direito Econômico pela PUCPR, que ministrou a primeira aula, frisou que toda reforma tributária tem caráter arrecadatório. “A finalidade é aumentar a arrecadação do estado”, pontuou.  O tema da primeira aula foi “Reforma Tributária – Principais mudanças e conceitos gerais de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS)”. Dib falou sobre os três grandes grupos que tiveram modificações na tributação a partir da nova legislação: patrimônio, herança e doações e consumo.    

A próxima aula, que acontece nesta quarta-feira (30/04), terá como tema “Aspectos Práticos e Ato Cooperativo” e será ministrada pelo professor Ricardo de Holanda, advogado e consultor tributário, especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A aula do dia 05 de maio tratará de Conceitos Gerais de IBS, CBS e IS (Imposto Seletivo), pela professora Natália Dib e por Pamela Prates, advogada e mestre em Direito pela PUCPR.

Agro e Saúde

No dia 06 de maio, a aula será sobre CBS Aspectos práticos e será ministrada por Eduardo Ribas, advogado especialista em direito tributário, societário, fusões e aquisições.  Ribas vai tratar da transição entre os modelos tributários e dos impactos sobre os serviços financeiros. O último encontro, em 07 de maior, terá como tema IBS e CBS – regimes diferenciados – e será conduzido por Ricardo de Holanda. Ele vai detalhar os impactos da reforma tributária no agro e nos planos de saúde.  

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados