Sistema Ocepar recebe professores da UFPR para debater hidrogênio renovável

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Apresentar projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de hidrogênio renovável. Foi com esse objetivo que professores da instituição estiveram na sede do Sistema Ocepar, na tarde dessa segunda-feira (28/04), em Curitiba. Eles foram recebidos pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, pela coordenadora de Relações Institucionais, Daniely da Silva, e pelo analista da área, Diogo Tavares, além da analista da coordenação Técnica e de Sanidade, Bruna Mayer.

O professor e pesquisador do departamento de Engenharia Química da UFPR, Helton José Alves, falou sobre o intuito do encontro. “O Paraná está se preparando para poder ser um dos players, talvez um dos principais, na área do hidrogênio renovável no Brasil. Na nossa visão, é importante estreitar essa relação com a Ocepar, de forma que nós estejamos na mesma página. Nós sabemos da expansão do setor de biogás e biometano no Brasil. Fazer esse link com o hidrogênio e trazer tecnologias que viabilizem tecnicamente e economicamente o hidrogênio para o estado do Paraná é o nosso principal intuito. A Ocepar pode fazer parte desse contexto, tem um papel fundamental para nos auxiliar nessa articulação com o setor do agronegócio no Estado Paraná.”

A analista da Ocepar, Bruna Mayer, complementou. “A reunião visa fomentar a aplicação da Lei ordinária 21454/2023, que dispõe sobre parâmetros de incentivo ao uso de hidrogênio renovável no Estado do Paraná. Conhecemos alguns projetos desenvolvidos pela UFPR, focados na produção de hidrogênio renovável a partir de biogás e biometano, visando identificar soluções para a valorização de resíduos agrossilvopastoris provenientes das cooperativas.”

O encontro contou com a participação do assessor parlamentar Carlos Garcez, do gabinete da deputada estadual Maria Victoria (PP). A parlamentar é coordenadora da Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável na Assembleia Legislativa do Paraná.

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados