Presidente da Frencoop comemora os bons números do agronegócio
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR), presidente da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo), durante pronunciamento realizado nesta segunda-feira, 22 de março, no plenário da Câmara dos Deputados, comemorou os números anunciados pelo ministério da Agricultura com relação ao desempenho do agronegócio em 2003. O parlamentar citou vários exemplos do sucesso e da competência do agronegócio nacional, entre os quais, o resultado das exportações que já chegaram a mais um recorde histórico no primeiro bimestre deste ano de 2004, chegando a 13 bilhões e 800 milhões de reais. No ano passado, foram verificadas vendas ao exterior de R$ 92 bilhões e R$ 100 milhões em produtos do setor agropecuário, ou 44% de todas as vendas externas do Brasil.
Agronegócio - Micheletto salientou que o PIB (Produto interno Bruto) do agronegócio cresceu 5% em 2003, isso num ano marcado pelo pior desempenho da renda brasileira desde 1992. O PIB do agronegócio já responde por 34% do PIB nacional, segundo dados do IPEA-USP. no ano passado, mais uma vez o agronegócio salvou a economia brasileira de um desastre ainda maior, afirma o deputado. "Os números evidenciam o peso do setor agropecuário dentro da economia brasileira e refletem sua importância para o progresso do país", afirma. "Nossa agropecuária é uma das mais eficientes e competitivas do mundo por sua elevada capacidade de gerar empregos, criar saldos positivos na balança comercial e produzir renda e riqueza", comenta Micheletto.
Competência - De acordo com o parlamentar os produtores rurais têm dado sucessivas demonstrações de sua extrema competência com os resultados alcançados que asseguram não apenas o abastecimento interno, como também a exportação. "O setor agrícola produziu no ano passado 123 milhões e 200 mil toneladas de grãos, o que superou em 27,5% a safra anterior e essa colheita recorde levou o país a conquistar o posto de maior exportador do complexo de soja do mundo", destacou Micheletto. O país passou também a ser o maior exportador de carne bovina do mundo, ultrapassando a Austrália e os Estados Unidos, com vendas de quatro bilhões e 500 milhões de reais. Em frangos, o Brasil também assumiu a liderança mundial, com exportações totais de cinco bilhões e 400 milhões de reais. A dianteira mundial também se deu na produção e exportação de café, suco de laranja, cana de açúcar e tabaco.
Recursos - Micheletto destacou ainda a importância dos recursos que foram destinados para mais de dois milhões de produtores rurais que se beneficiaram das linhas de crédito que o Governo Federal disponibilizou no ano passado. No total foram 32 bilhões e 500 milhões de reais para o crédito rural distribuídos entre custeio, investimento e comercialização, o que correspondeu a um aumento de 25% em relação ao montante orçado no ano de 2002.
Elogios a Roberto
Rodrigues - O parlamentar paranaense disse que tudo isso ocorreu graças
belo trabalho desenvolvido pelo ministro Roberto Rodrigues e pelo presidente
Lula. Micheletto disse ainda que Rodrigues é um dínamo para o
setor. "Além do ministro ser um produtor rural e líder cooperativista,
sua visão estratégica da economia rural o coloca como ponta de
lança nas negociações agrícolas internacionais",
pontuou o parlamentar cooperativista. Micheletto destacou algumas das iniciativas
do ministro que beneficiaram a ampliação da comitiva de parlamentares
e embaixadores de diversos países às feiras agropecuárias,
especialmente à maior delas, a Agrishow, em Ribeirão Preto. Foi
de iniciativa também do ministro de lançar a proposta da parceria
público-privada no agronegócio.