Featured

Programa de Formação para Presidentes realiza nova etapa em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Começou, nessa quinta-feira (24/04), a etapa 2025 do Programa Internacional de Formação para Presidentes, uma iniciativa de aprimoramento de gestão das cooperativas. Promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, o programa é desenvolvido pelo ISE Business School. A etapa, que acontece em Curitiba, no Hotel NH The Five, continua nesta sexta-feira (25/04).

O Programa foi lançado em setembro do ano passado, com o propósito de reunir os presidentes para tratar assuntos relevantes do cooperativismo em âmbito mundial, com temas relacionados a mercado, liderança e governança. Participam dessa etapa presidentes de 18 cooperativas paranaenses.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, abriu a programação falando sobre a importância da formação para enfrentar os desafios para os negócios cooperativistas. “O foco está principalmente nas cooperativas do setor agro, com temáticas muito boas, como infraestrutura, produção e mercado”, disse.

 O diretor secretário-geral da Ocepar e presidente da cooperativa Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, destacou os trabalhos da organização em prol do setor agro, como em negociações com o governo federal para melhorar as condições do Plano Safra, por exemplo. “Precisamos fazer com que nos ouçam, e estamos trabalhando nisso”.

Também participaram da abertura do evento o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, e o superintendente do Sescoop/PR, José Ronkoski. Para 2025, além desta etapa nacional, está prevista para junho uma segunda etapa, que é internacional, em Valência, na Espanha.

Participação

Além do conteúdo preparado, o curso proporciona uma importante troca de experiências, avalia o presidente da Cocari, da Rodocoop e membro do Conselho Administrativo do Sescoop/PR, Marcos Trintinalha. “É uma visão mais ampla, com gente de fora trazendo cases diferentes, que podemos aplicar no dia a dia. E a troca de informações entre os presidentes agrega muito, porque ouvimos aqueles que já passaram alguma situação que podemos enfrentar”, explica.

Professores

Nessa quinta-feira (24/04), o evento começou com o tema “Transformação Digital na Cadeia do Agro”, com o professor Ricardo Engelbert. Na sequência, o professor Pedro Belisário falou sobre Dimensões da Tomada de Decisão e os Desafios da Governança. Nesta sexta-feira (25/04), a programação começou às 9 horas, com o tema “O mandato do presidente e a dimensão política de direção”, com José Paulo Carelli.

Formação

Confira a formação dos professores do curso

Ricardo Engelbert

Diretor dos Departamentos de Empreendedorismo, Operações, Tecnologia e Informação e Professor de Inovação e Direção Geral

Lecturer | IESE Business School

AMP – Advanced Management Program | IESE Business School

Doutorado e Mestrado em Administração| Universidade Positivo

com Doutorado Sanduíche no Sam M. Walton College of Business, University of Arkansas

Pedro Belisário

Diretor Acadêmico do ISE Business School, Diretor do Departamento de Análise de Decisões, além de Professor do Departamento de Direção Financeira

Doutor em Gestão Financeira | IESE Business School

Mestre em Financial Management | IESE Business School

José Paulo Carelli

Diretor Geral do ISE Business School e Professor de Direção Geral, Direção Financeira, Ética nos Negócios e do Núcleo de Humanismo e Empresa

Lecturer | IESE Business School

Doutor em Governo e Cultura das Organizações | Universidade de Navarra

Mestre em Economia | EPGE/FGV-RJ

Felipe Ornellas

Diretor de Programas Customizados

PMD Program for Management Development | IESE Business School

MBA | ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing

Internacional Business | Universidad Nebrija

FOTOS: Gisele Barão / Assessoria Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados