Tania Zanella representa o IPA e cooperativismo na 2ª Cúpula Agro Global
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A superintendente do Sistema OCB e presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Tania Zanella, participou da 2ª Cúpula Agro Global Sul-Americana, que ocorreu na quarta (23/04) e quinta-feira (24/04), em Buenos Aires, na Argentina. O evento, realizado no Congresso Nacional Argentino, reuniu parlamentares e lideranças de toda a América do Sul para debater os principais desafios e oportunidades do setor agropecuário na região.
Com o apoio do IPA, a comitiva brasileira contou com representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Freencoop), além de outras autoridades do segmento, e teve como objetivo principal fortalecer a cooperação regional, ampliar o diálogo entre o setor produtivo e os formuladores de políticas públicas e fomentar o desenvolvimento sustentável. O encontro marcou a continuidade das discussões iniciadas em 2024, na primeira edição da Cúpula, realizada em Brasília.
Durante o evento, Tania destacou a importância da aproximação entre as frentes parlamentares do agro dos países sul-americanos, ressaltando o modelo brasileiro como uma referência. “Estamos aqui representando o Instituto Pensar Agro (IPA) e muito felizes pois é muito importante essa aproximação. Tenho certeza de que o nosso trabalho serve de exemplo para esses países, que querem adotar esse modelo que temos”, afirmou.
Tania participou de um dos painéis no segundo dia de evento, onde elogiou a iniciativa e compartilhou sua experiência à frente do IPA. “No Brasil, temos esse modelo tão exitoso que é essa relação entre o setor produtivo, representado pelo IPA, em total alinhamento com a FPA. Me coloco à disposição para ajudar vocês na criação desse modelo, e quero reforçar que isso é um processo cíclico: todas as nossas demandas nascem da necessidade do nosso setor produtivo, e essa demanda precisa ser trabalhada e alinhada com os parlamentares. O fator de sucesso do IPA é a relação de confiança estreita entre os produtores e a defesa que eles têm dentro do Congresso Nacional. Vamos colocar a mão na massa e construir uma proposta para os nossos países”, declarou.
A programação da Cúpula incluiu painéis sobre segurança alimentar, sustentabilidade, comércio global, conectividade e infraestrutura no campo. Além disso, parlamentares do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia e Peru discutiram estratégias de integração e fortalecimento da agropecuária no continente. (Sistema OCB)