FÓRUM DOS PRESIDENTES IV: Vencedores paranaenses do concurso Cooperativa do Ano são premiados
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cocamar, Coagru, C.Vale, Unimed Curitiba, Lar e Coamo são as vencedoras da etapa estadual do 8º Prêmio Cooperativa do Ano, promovido pelo Sistema OCB. A entrega dos troféus e dos certificados aconteceu na manhã desta sexta-feira (09/11), em Curitiba, no encerramento do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Agropecuárias e de Crédito. Os projetos paranaenses selecionados nas sete categorias do concurso vão concorrer, na etapa nacional, com os demais projetos finalistas dos outros estados brasileiros. A premiação nacional acontece em Brasília, no dia 20 de novembro.
Referência Estadual – No evento em Curitiba também foram entregues certificados às cooperativas que foram contempladas com o selo “Projeto Referência Estadual”, reconhecimento concedido às que alcançaram, em cada uma das categorias, mais de 60 pontos na avaliação dos jurados, fato que, segundo a OCB, atesta a qualidade dos trabalhos. A Comissão Julgadora foi formada por 15 membros. Durante os dias 22 e 26 de outubro, analistas da OCB, do Sescoop e do Sebrae, além de consultores, estiveram reunidos na sede da OCB julgando os 212 projetos de 138 cooperativas de 20 estados da federação. Nesta edição, 18 cooperativas paranaenses inscreveram 35 projetos no Prêmio Cooperativa do Ano.
Evolução - O superintendente do OCB, Renato Nobile, lembrou que o prêmio obteve uma evolução em relação às edições anteriores, reflexo da mudança de formato que passou de anual para bianual, e também em função da divisão por categoria. “Tivemos um grande sucesso no número de inscrições, além do que os projetos estão maravilhosos. Em contrapartida, nos comprometemos em, no início de 2013, elaborar o Manual de Boas Práticas de Projetos”, disse.
Qualidade - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, parabenizou as vencedoras da etapa estadual e as contempladas com o selo “Referência Estadual”. Ele destacou ainda a qualidade dos trabalhos inscritos. “Vamos torcer para que as classificadas para a etapa nacional tragam algum prêmio para cá”, declarou.
Orgulho - Para o presidente da Coagru, Áureo Zamprônio, vencer a etapa estadual foi gratificante e emocionante. “Trata-se de um programa novo, realizado há apenas três anos em Ubiratã, mas que tem dado um bom resultado”, conta. Segundo ele, a expectativa em torno da premiação nacional é grande. “Vai ser uma honra dupla, uma satisfação e um orgulho”, disse. A Coagru venceu na etapa estadual com o projeto Cooperidoso - Programa Coagru de Promoção do Idoso Rural. Já o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini disse que premiações como essa da OCB são importantes porque incentivam a participação e a apresentação de novos projetos. “Ficamos felizes em sermos reconhecidos, além do que isso anima as cooperativas a apresentarem novos projetos”, afirmou. A Coamo foi uma das vencedoras na etapa estadual com o projeto Integração da Família Cooperativista, na categoria Fedelização. Também recebeu o selo “Referência Estadual”, na categoria Desenvolvimento Sustentável, com o projeto Tecnologia de Aplicação.
Alegria – O presidente da Unimed Curitiba, Sérgio Ioshii, expressou grande contentamento com a conquista. “Ficamos muito contentes em sermos premiados, principalmente porque são dois projetos que nós nos dedicamos fortemente nos últimos dois anos. Por meio do ‘Cooperando com a Educação’, nós colaboramos com as escolas públicas de Curitiba. É uma ação de longo prazo e a alegria demonstrada pelas crianças nos mostra o quanto ele é importante. O outro projeto escolhido foi o de inovação dentro da nossa cooperativa. É uma iniciativa que trará novas possibilidades de sermos competitivos nesse mercado complexo de saúde suplementar. Assim, receber esse reconhecimento da OCB e sermos escolhidos realmente é uma grande alegria, uma grande satisfação, principalmente porque nós defendemos com uma alma muito forte o cooperativismo”, afirmou.
Contribuição – O presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, espera que o projeto premiado “Aproveitamento de resíduos sólidos e tratamento de efluentes líquidos de abatedouro de aves para a produção de petfood, biodiesel e geração de energia elétrica” possa ajudar outras cooperativas a desenvolver um trabalho semelhante. “Recebemos o prêmio com satisfação e esperamos que a Cooperativa Lar esteja dando uma contribuição às demais cooperativas na medida em que ela desenvolveu um sistema na Unidade Industrial de Aves para transformar os resíduos em energia elétrica. Aquilo que seria um problema acaba gerando um resultado econômico mas o mais importante é, sobretudo, a questão de não termos o passivo ambiental. Essa é a nossa grande alegria Esperamos que essa experiência possa servir para outras cooperativas também”, frisou.
Coroamento – “Para nós, essa premiação representa o coroamento de um objetivo traçado no início do 2000, ou seja, fazer com que o produtor tivesse um atendimento uniforme e de qualidade em todas as áreas de atuação da cooperativa.”, declarou o vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Junior. A cooperativa foi uma das vencedoras do Paraná no Prêmio Cooperativa do Ano com o projeto “Integração, Lavoura e Pecuária”. “Nós realmente temos o foco no cooperado e no cliente final da cooperativa e todos os esforços são direcionados nesse sentido. Assim, receber o prêmio é o reconhecimento a esse empenho desenvolvido por toda a equipe de colaboradores da cooperativa, pela dedicação e engajamento para atingirmos esse objetivo final nosso, que é o atendimento ao cooperado e ao consumidor final da cooperativa”, disse.
Projetos vencedores na etapa estadual do 8º Prêmio Cooperativas do Ano
Projetos contemplados com o selo “Referência Estadual”
{gallery}noticias/2012/novembro/09/forum_IV/{/gallery}