CAPAL: Produtores participam de palestra sobre reprodução de suínos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de 70 pessoas, entre suinocultores e seus funcionários, participaram na noite de segunda-feira (25/06), de uma palestra sobre "Como minimizar os problemas reprodutivos das fêmeas suínas". O evento, que aconteceu na Asfuca, em Arapoti (PR), foi realizado em parceria com a M. Cassab, empresa fornecedora de medicamentos e ingredientes de nutrição para a Capal.

Reprodução - O objetivo da palestra foi orientar os produtores sobre as causas e as formas de prevenção e solução dos problemas de reprodução de suínos, que afetam todo o ciclo e são responsáveis por baixa produtividade nas granjas. "É importante orientar os suinocultores, pois muitas vezes eles acham que os problemas de reprodução estão ligados a doenças ou à genética, entre outros, quando muitas vezes são consequência do manejo incorreto dos animais, e as soluções são mais simples do que se imagina." afirma Lisiane Pires de Souza, médica veterinária da M. Cassab e palestrante do evento.

Aprimoramento - Os criadores presentes se mostraram satisfeitos com as orientações passadas pela palestrante e gostaram da iniciativa da Capal em realizar esse evento. "Estes temas técnicos são muito importantes para quem lida com as granjas de suínos, tanto os funcionários quanto os produtores. Nós precisamos estar sempre aprimorando nossas técnicas pra ter uma maior produção com um menor custo, e os problemas de reprodução só trazem prejuízos", afirma o produtor Arie Willem Bronkhorst.

Frequência - O produtor Gerrit Verburg também aprovou a iniciativa e acha importante que isso seja feito com frequência. "A linguagem usada na palestra foi muito clara e isso é fundamental para compreendermos as orientações. Além disso, as visitas às propriedades, que compreendem a parte prática dessa iniciativa da Capal são muito importantes, pois as veterinárias podem ver de perto os problemas e orientar os produtores na própria granja. Deveríamos ter mais palestras como essa, pois existem muitos temas para serem trabalhados com o produtor", comenta Verburg. (Imprensa Capal)

Conteúdos Relacionados