AÇÃO COOPERATIVA: Dia da Cooperação mobiliza cerca de 800 pessoas em Rancho Alegre D’Oeste

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um dia diferente em Rancho Alegre D’Oeste, município paranaense com população aproximada de 3 mil habitantes. A comunidade participou da Ação Cooperativa, promovendo a cooperação entre as pessoas das mais diversas atividades. A data escolhida foi 26 de junho e o ‘Dia da Cooperação’ envolveu 50 entidades e empresas e aproximadamente 800 pessoas, entre crianças e adultos. A solicitação foi que onde as pessoas estivessem: em casa, no trabalho ou na escola, elas pudessem praticar a cooperação por 10 minutos. “O objetivo foi mostrar que cooperar é simples e pode acontecer das mais diversas formas”, comentou a assessora de comunicação e programas sociais da Sicredi Vale do Piquiri, Cláudia Bonatti.

Atividades - O dia em que a comunidade experimentou a cooperação começou com café da manhã cooperativo e a partir daí aconteceu quase de tudo. Teve higienização e pintura das calçadas, recolhimento de entulho, doação de roupas para a Pastoral da Criança, solidariedade com os alunos, retomar a pratica de contar historias, dinâmicas em grupo, brincadeiras, teatro, orientação, organização de estoques/produtos e arquivos, a igreja da cidade foi lavada, teve gente de novo visual, reflorestamento e assim, aos poucos a população foi experimentando a cooperação. “Não tem como não perceber que algo diferente está acontecendo. Eu gostei de participar deste dia diferente”, disse o empresário Adão Aparecido Primo.

Mascote - O mascote do programa A União Faz a Vida colaborou. Ele ajudou a comunidade nesta experiência única, num dia em que vai ficar na lembrança de muita gente. “Vai demorar para esquecer este dia. Foi muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e foi bem legal”, avalia o estudante  Rodrigo da Silva.

Preparação - A comunidade se preparou por mais de um mês para esse dia. Teve palestra falando sobre cooperativismo. Mutirão das professoras para orientar como tudo ia acontecer. “Valeu a prática de convidar o outro para ajudar, seja para terminar mais rápido ou para compartilhar. Foi incrível como a população atendeu ao nosso pedido em participar”, disse a professora Beatriz Bernal.

Iniciativa - A Ação Cooperativa acontece em 53 municípios e vai envolver cerca de 38 mil alunos de todo o Paraná. É uma iniciativa conjunta de dois dos maiores programas de educação cooperativa do estado do Paraná - o Cooperjovem, do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o A União Faz a Vida, do Sistema de Cooperativas de Crédito Sicredi. O objetivo é difundir o cooperativismo e a cultura da cooperação, além de celebrar o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU. “Nós não podíamos ficar de fora desta forma de mobilização tão importante, que é a cooperação”, lembrou o gerente da Sicredi Marcos Inocente.

Parceria - Em Rancho Alegre D’Oeste, a ação foi promovia em parceria entre Sicredi, secretarias de educação e saúde, sindicato rural, associação comercial e professores e alunos que participam do programa A União Faz a Vida. “A mobilização da comunidade se contrapõe ao individualismo e isso é fantástico’, avaliou a secretaria de educação, Adriana Pepece. (Imprensa Sicredi Vale do Piquiri)

{gallery}noticias/2012/junho/28/acao_cooperativa/{/gallery}

Conteúdos Relacionados