Avicultores da Cocari melhoram performance com técnicas de gestão da qualidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os avicultores da Cocari estão melhorando a performance dos aviários ao aplicar técnicas e ferramentas de gestão da qualidade rural. Donos de 17 propriedades na região concluíram nessa semana um treinamento de nove módulos do Qualidade Total (QT) Rural, iniciativa conjunta da Cocari, da Aurora Coop e do Sebrae/PR.
Essa é a segunda turma do QT Rural, que faz parte do Encadeamento Produtivo Aurora Coop, com foco na gestão e controle financeiro das propriedades. Os cooperados da Cocari já passaram pela primeira etapa do programa, quando realizaram o curso De Olho na Qualidade, com seis módulos. A ideia é capacitar todos os 120 cooperados do sistema Cocari/Aurora na região.
O presidente da Cocari, Marcos Trintinalha, fez questão de prestigiar o encerramento do QT Rural, na sede da unidade em São Pedro do Ivaí. Para ele, o programa oferece aos empresários do campo a capacitação necessária para atender às necessidades de um mercado cada vez mais exigente. “A avicultura tem um desenvolvimento muito rápido e os detalhes na gestão da produção fazem diferença para assegurar performance e qualidade”.
Segundo Trintinalha, “preparados como empresários rurais, os avicultores conseguem fazer os investimentos com mais segurança para uma vida melhor na propriedade e com impacto em toda a comunidade”.
Exatamente por isso, explica o presidente da cooperativa, a Cocari tem seu programa de desenvolvimento de cooperados, o Sou Mais Cocari, que oferece uma série de ações e projetos para a melhoria contínua e a maximização da produtividade nas propriedades rurais.
“Esse trabalho de investir em qualidade é estratégico. Permite retorno para o produtor, que passa a ter controles que ajudam aprimorar a produção e chegar a melhores resultados”.
Gestão da qualidade e mais competitividade
O gerente do setor de Desenvolvimento Rural Cooperativista da Aurora Coop, Marcos Tolentino Lopes, por sua vez, explica que quando se pensou no Encadeamento Produtivo Aurora, a prioridade era oportunizar aos produtores se verem como empresários e suas propriedades como empresas rurais. “Ele é um empresário e como tal, precisa gerir seu negócio. Começa com o De Olho, para organizar a propriedade, faz o QT Rural e passa a ter conhecimentos para gerir custos, receitas, fazer planilhas, enfim, passa a entender o negócio e a ter controles sobre seus processos, seus custos e receitas”, diz.
O fundamento do programa, de acordo com o gerente geral da Unidade da Aurora em Mandaguari, Gilmar Luis Gruber é a qualidade. “Entendemos que a qualidade que queremos e que o mercado exige para nossos produtos começa lá no primeiro momento da cadeia produtiva, que é na propriedade de nossos integrados”. Ele destaca que a indústria percebe a mudança nas propriedades a partir dos cursos. “Eles entregam produtos de mais qualidade na medida em que se capacitam na gestão das unidades”.
Por sua vez, Rafaela Jaques, que é assistente da coordenação estadual de Agronegócio do Sebrae/PR, destaca que as ações conjuntas fazem toda a diferença. “É importante que o produtor tenha consciência do papel dele dentro de um ecossistema. Ele não está sozinho na propriedade. É um empresário que faz parte de uma cadeia produtiva e que, unido a outros empreendedores, tem resultados muito melhores”. E isso ocorre quando na capacitação, recebem instrumentos que permitem reduzir desperdícios, reduzir custos, aumentar produtividade e fazer a cadeia mais competitiva.
Cooperados se veem como empresários rurais
Entre os cooperados da Cocari que fizeram o curso QT Rural, é unanimidade a ideia de que hoje se enxergam como empresários. É o que diz Júlio Maria de Freitas, por exemplo, dono de uma propriedade no KM 14, em São Pedro do Ivaí. “A gente começou com o programa De Olho na Qualidade, de organização da propriedade e agora terminamos o QT Rural. Com o que aprendemos nesses cursos, quando direcionamos todo o aprendizado, passamos a tratar o aviário, a propriedade, como uma empresa rural.”
Jeferson Luiz Cisz, cooperado Cocari em Terra Boa, no distrito de Malú, destaca que em 20 anos de experiência produzindo frangos, jamais fez um único balanço. “Agora aprendi sobre a importância disso e sei o que significa”, afirma. Para ele, o curso foi muito bom. “A gente pensa de um jeito e quando conversa com outros produtores, quando faz o curso, vê que as coisas são diferentes do que se pensava. Aplicando o que se aprendeu, o desenvolvimento é muito melhor, com mais qualidade e controle de toda a produção”.
“A parceria Cocari, Aurora e Sebrae, para nós, foi decisiva. Só melhora. A produção aumenta, a qualidade melhora e a rentabilidade também. Eu estou muito feliz com os técnicos, com os cursos. Eles ensinam a gente como se deve fazer, do início até o fim”.
José Afonso Conto, de São João do Ivaí, por sua vez, garante que depois do curso, tem, de fato, a administração da empresa rural na mão. “Até então não tinha muita noção dessas coisas de gestão. Agora, não, estamos mais atentos, com mais controle”, conta. “A administração da propriedade está mais na mão. Tem como olhar e saber que num lote se gastou mais ou menos, compreendemos por que e conseguimos fazer os ajustes”.
O cooperado avalia que o que a Cocari fez “é a melhor coisa do mundo, tanto para ela quanto para o produtor. Hoje, além da tecnologia, a gente tem os dados na palma da mão, a gente já sabe o que precisa, valores, tudo”.
Outro produtor, Francis Sedorko, também de São João do Ivaí, diz que antes do treinamento era um tanto relutante em fazer planilhas. “O curso nos deu ferramentas e essa disciplina. Ter números para aplicar corretamente onde temos mais resultados. A parte de gestão de números está mais controlada, mais ajustada. Os números estão mais claros”, diz. Com números mais alinhados e confiáveis, diz, acabou o achismo na gestão da propriedade. “Agora sei se está melhorando, onde e por quê”.
Francis diz que agora tem motivação para não achar que sua propriedade seja só um sítio. “É uma empresa mesmo”, afirma. “A gente desenvolveu um brasão, uma nova valorização do nosso negócio, hoje temos missão e valores definidos, estamos mais competitivos, mais preparados”. (Assessoria de Imprensa Cocari)