Sistema Ocepar avalia medida provisória para amparar setores impactados pelo “tarifaço”
- Artigos em destaque na home: Nenhum
FOTO: Jonathan Campos / AENO Sistema Ocepar se manifestou, nessa quinta-feira (14/08), com relação à Medida Provisória (MP) "Brasil Soberano", iniciativa emergencial anunciada pelo Governo Federal para apoiar setores produtivos afetados pelas recentes tarifas impostas pelos Estados Unidos. A MP prevê ações de fomento e compensação, como linhas de crédito especiais, incentivos fiscais e suporte à exportação para novos mercados, com o objetivo de mitigar os prejuízos e buscar novas oportunidades comerciais para os produtores brasileiros.
Para o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a medida cria uma expectativa positiva para a difícil situação de diversos setores produtivos. “Esta iniciativa pode reduzir o impacto econômico das novas tarifas. Setores do café, piscicultura, mel e madeira foram diretamente impactados e precisam de um apoio urgente. Esperamos que a MP crie oportunidades para que cooperativas e empresas reequilibrem suas operações e fortaleçam a economia regional”.
Ricken ressalta que as 227 cooperativas paranaenses têm movimentação econômica anual superior a R$ 200 bilhões e são responsáveis pela geração de 150 mil empregos diretos, muitos dos quais podem ser impactados caso não haja atenção especial por parte do governo.
Sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos, Ricken afirmou: “Temos uma visão muito clara disso. A instabilidade traz consequências graves porque o produtor e a indústria deixam de investir, gerando retração.” Para ele, o tema não deve ser discutido apenas entre governos. “É um assunto para ser tratado dentro da Organização Mundial do Comércio (OMC). O mercado deve ser uma política de Estado, de longa duração, e não de governo.”