Tribuna Livre em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas é o destaque desta edição

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

relacoes institucionais 15 08 2025A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (15/08), o Informe Semanal referente ao período de 11 a 15 de agosto. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.

Ocepar realiza Tribuna Livre sobre o Ano Internacional das Cooperativas

Na manhã de 13 de agosto, a Câmara Municipal de Curitiba sediou uma sessão especial da Tribuna Livre em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU. A iniciativa foi proposta em articulação da Ocepar com a vereadora Indiara Barbosa e reuniu vereadores, autoridades do setor e convidados para discutir o papel estratégico do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social do Paraná.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou os números do cooperativismo no Paraná, que somam mais de 4 milhões de cooperados e geram mais de 146 mil empregos diretos. Entre as maiores empresas do Paraná, estão as cooperativas, que juntas movimentam um faturamento anual superior a R$ 205 bilhões.

Durante sua apresentação, o presidente da Ocepar Ricken detalhou a representatividade dos diferentes ramos do cooperativismo no estado. Ricken enfatizou o papel das cooperativas na redução da pobreza, especialmente considerando que a maioria dos cooperados possui pequenas propriedades, com menos de 100 hectares. A força do setor paranaense está relacionada ao planejamento de longo prazo, que vem sendo executado há mais de cinco décadas e agora está na fase do PRC 300 e 500.

A sessão contou com a participação de diversos vereadores, que fizeram questionamentos sobre políticas de incentivo, tributação, infraestrutura e programas voltados à juventude. Ricken sugeriu que Curitiba discuta uma lei municipal do cooperativismo, complementar às legislações existentes nos âmbitos federal e estadual, apresentada pela vereadora Rafaela Lupion (PSD), ressaltando que não se trata de buscar benefícios, mas de criar condições para fomentar o setor. Foram debatidas propostas para reduzir a alíquota do ISS para outros ramos além da saúde, apoiar a formação de jovens por meio de colégios agrícolas e cooperativas mirins, e ampliar a atuação das cooperativas em áreas como habitação e transporte urbano e cuidado com idosos.

A iniciativa integra um esforço para incentivar que cooperativas de todo o Paraná promovam ações semelhantes de Tribuna Livre em suas respectivas câmaras municipais. 

Mais

O boletim traz ainda informações sobre as sabatinas realizadas no Senado Federal e as novas proposições protocoladas na Assembleia Legislativa do Paraná.

Clique aqui e confira na íntegra o Informe Semanal da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados