AGRÁRIA I: Cooperativa completa 56 anos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Agrária completa este mês 56 anos de existência. Fundada no dia 5 de maio de 1951 a Agrária é hoje uma das principais geradoras de desenvolvimento no setor do agronegócio na região Centro Sul do estado. Naquela data, a entidade humanitária "Ajuda Suíça para a Europa" concretizava um projeto de emigração para oferecer uma nova pátria a suábios do Danúbio (povo de etnia e cultura alemãs) que na Segunda Guerra haviam deixado o sudeste da Europa e viviam então em abrigos para refugiados na Áustria. Depois de haver escolhido o Paraná para a implantação do projeto, a comissão de emigração formada pela entidade humanitária se reuniu no Hotel Central, em Guarapuava, e num ato oficial fundou a Cooperativa Agrária Mista Entre Rios Ltda. Com apoio financeiro da Ajuda Suíça, a cooperativa instalou sua sede no distrito de Entre Rios, onde adquiriu propriedades para formar uma área inicial. A Agrária redividiu e revendeu as terras aos suábios. Os primeiros imigrantes de um grupo de 500 famílias começaram a chegar em junho daquele ano. Os últimos vieram em fevereiro 1952. Alojamentos comunitários e a construção das primeiras moradias marcaram o início da colonização. No final da década de 60, sucessivas frustrações de safra haviam levado cerca de metade dos suábios a abandonar Entre Rios e voltar à Europa, onde se fixaram principalmente na Alemanha.

Tecnologia - Na mesma época, a adoção de novas tecnologias e de novas culturas começou a reverter aos poucos o quadro de dificuldades. O plantio tecnificado de trigo, cevada, soja e milho e a criação de indústrias, como a Agromalte (uma das maiores maltarias do país) contribuíram para o desenvolvimento dos agricultores suábios e para a consolidação da Cooperativa. Atualmente, a Agrária possui cerca de 500 cooperados, 1.000 funcionários, 4 indústrias (maltaria, moinho de trigo, fábrica de rações e indústria de óleo e de farelo de soja) e 3 entrepostos, em Entre Rios, Pinhão e Guarapuava. A Cooperativa criou a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), que desenvolve com várias instituições públicas e privadas pesquisas para elevar a produtividade e a qualidade de soja, milho, trigo, cevada e aveia.

História - A Agrária mantém o Museu Histórico, situado ao lado de sua sede, o Colégio Imperatriz, o Hospital Semmelweis, realiza ações sociais no distrito e apóia grupos de música, dança e teatro, que revivem as tradições dos suábios do Danúbio. A partir de 2006, o programa PAIS (Programa Agrária de Integração Solidária) unificou e intensificou atividades sociais da Agrária, com campanhas de alimentos e agasalhos em favor de entidades assistenciais de Guarapuava, Pinhão e Entre Rios.  

 

Conteúdos Relacionados