Notícias

Diretoria da Ocepar recebeu o senador Osmar Dias

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O senador Osmar Dias reuniu-se, por cerca de duas horas, com a Diretoria da Ocepar, no começo da tarde de ontem, quando foram discutidos vários assuntos de interesse do sistema cooperativista. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, afirmou ao senador que o cooperativismo espera ansiosamente a aprovação do Projeto de Lei do Cooperativismo, cuja primeira versão foi apresentada ainda em 1989. Na atual legislatura, nova versão aperfeiçoada do projeto foi reapresentada pelo senador Osmar Dias, tendo sido nomeado relator o senador Francelino Pereira. Na conversa com o senador, ficou definido que nos próximos dias será realizada reunião com o senador, com participação da OCB, para discutir alternativas que visem a aprovação do projeto. A Ocepar ainda discutiu com o senador a aprovação da reforma tributária, a reformulação da lei trabalhista e a pendência de recursos do governo para pagamento das indenizações da Cosesp. Quanto à reforma trabalhista, o senador vai adotar uma nova estratégia, que é apresentação de projetos de lei por assunto, objetivando a aprovação mais rápida. A Ocepar se comprometeu a prestar assessoria na discussão do assunto. Quanto ao pagamento do seguro por parte da Cosesp, o senador Osmar Dias se comprometeu a insistir junto ao Ministério do Planejamento para que libere os recursos complementares.

Os números, segundo a Ecovia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O representante da Ecovia, à reunião na Secretaria dos Transportes, apresentou os seguintes dados estatísticos da movimentação de caminhões na praça do pedágio:

Janeiro 00 ? 3,2 mil caminhões

Janeiro 01 ? 5,7 mil caminhões

Fevereiro 00 ? 3,2 mil caminhões

Fevereiro 01 ? 14,73 mil caminhões

Março 00 ? 22,8 mil caminhões

Março 01 ? 42,63 mil caminhões

Embarques neste ano

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A movimentação geral é 35% superior à do mesmo período no ano passado. Em março foram embarcados 40 navios contra 12 a 13 nos demais anos. São descarregados, em média, 1400 caminhões/dia. São embarcadas nos navios cerca de 60 mil toneladas de produtos/dia. Ontem havia cerca de 2900 caminhões entre o pátio de triagem e a fila que chegava a Curitiba. Até o final de março os embarques somaram:

* 723 mil toneladas de milho;

* 890 mil toneladas de soja em grãos ? 174% superior ao mesmo período do ano passado;

* 797 mil toneladas de farelo ? 56% superior ao mesmo período do ano passado;

* 57 mil toneladas de açúcar.

Em média passam 2,5 mil caminhões por dia na praça de pedágio, ontem foram 1,4 mil caminhões. No porto há capacidade total para armazenagem de 1 milhão e 200 mil de toneladas de produtos. Ontem a capacidade era de 86 mil toneladas, o que equivale a 3.185 carretas (27 toneladas cada, em média).

Os problemas do Porto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A capacidade diária de descarga do porto é 80 mil toneladas/dia, somados todos os terminais, rodoviários e ferroviários. Teoricamente, esses terminais têm capacidade para absorver a carga de quase 3 mil caminhões. No entanto, a falta de melhor organização ou estrutura têm impedido que os terminais funcionem a pleno vapor. Ontem, por exemplo, 30 caminhões de milho da Coamo ficaram na fila perto de Curitiba, enquanto o terminal operou parcialmente. Os caminhoneiros, desinformados, impediram que esses caminhões se dirigissem diretamente ao terminal, reduzindo a fila. A diária dos caminhoneiros que ficam na fila, após 24 horas, é de R$ 162,00. Para ajudar a controlar o fluxo de caminhões, a Polícia Rodoviária Federal conta com 15 policiais a mais, além do efetivo normal. Foram solicitados novos efetivos e um helicóptero para apoio ao efetivo atual.

Medidas devem reduzir pressão sobre o Porto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A imensa fila de caminhões entre o Porto de Paranaguá e Curitiba era fruto não apenas da grande safra e das exportações de milho, mas também da falta de melhor organização. Ontem, a Secretaria dos Transportes realizou reunião com os setores envolvidos com o movimento do Porto em busca de solução ao problema. A Ocepar, que só foi convocada depois de telefonar perguntando se deveria participar da reunião, cobrou novamente a atuação das autoridades para que retirassem das filas do pátio de triagem os caminhões destinados aos terminais privados. Após três horas de discussões, foram definidas as seguintes medidas:

1. A partir das 8 horas de hoje, uma força tarefa composta pela APPA, Polícia Rodoviária Federal e representantes dos terminais privados, irá à fila para retirar os caminhões que destinam aos terminais privados onde houver espaço para descarga. Essa ação se repetirá diariamente, aliviando a pressão sobre a fila dos caminhões que se destinam ao pátio de triagem e evitando que terminais fiquem ociosos, como vinha ocorrendo periodicamente. A presença da Polícia Rodoviária Federal e do Porto tem por objetivo impedir a ação dos ?fura-fila?.

2. Pede-se às empresas exportadoras que reduzam imediatamente o envio de caminhões com destino ao Porto, pois já há mais de 3 mil caminhões na fila e os silos estão sem espaço para receber a produção, com o agravante da chuva, que impede o carregamento de navios. Essa medida visa reduzir a pressão da fila, principalmente devido os feriados desta semana.

3. As polícias Militar e Civil, a em conjunto com a Secretaria dos Transportes, atuarão para ampliar a segurança aos caminhoneiros.

4. A Ecovia se responsabilizou pela instalação de banheiros volantes, visando amenizar as precárias condições de saúde dos caminhoneiros.

5. A Secretaria dos Transportes está estudando uma solução definitiva ao problema das filas com a implantação de um sistema informatizado, que permite a inscrição dos caminhões que se dirigirão ao Porto, programando assim o envio das cargas que serão rapidamente descarregadas. Esse sistema deverá funcionar na próxima safra.

6. Uma nova reunião de avaliação será realizada nesta quarta-feira de manhã.

Apoio ao Mercosul

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Para reafirmar o apoio do Brasil ao Mercosul o presidente Fernando Henrique Cardoso declarou na quinta-feira que o "Mercosul será cada vez mais uma alavanca de desenvolvimento. As eventuais dificuldades são dificuldades que nada têm de extraordinário, sobretudo se examinadas no contexto de um processo de integração dessa magnitude". O presidente destacou também que os benefícios gerados pelo Mercosul são visíveis e reclamou do destaque que a imprensa tem dado às crises vividas pelo bloco. "Chegamos a um ponto no Mercosul em que os benefícios já se tornaram moeda corrente, um fato da vida. Por isso mesmo que as eventuais dificuldades atraem mais a atenção da imprensa", afirmou

Sadia suspende investimentos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A crise na Argentina fez o frigorífico Sadia colocar em compasso de espera seus planos para o país vizinho. Segundo o presidente do Conselho de Administração, Luis Fernando Furlan, a primeira medida foi a redução no investimento em marketing. Os planos de expansão estão temporariamente parados, a espera de uma definição sobre o rumo da economia no país.

Carne de frango

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Outro segmento a sobressair na pauta das exportações foi o de proteína animal, com destaque para a carne de frango, com aumento de 67,8%, na média diária, sobre março/2000, tendo como destino principalmente a Arábia Saudita, Alemanha, Países Baixos, Japão, Reino Unido, Hong Kong e Rússia; a carne bovina ?in natura? (+16,4%), para Países Baixos, Chile, Itália e Reino Unido; e carne suína (176,8%), destinando-se para Rússia, Argentina, Hong Kong e Uruguai. A maior competitividade dos produtos brasileiros desse setor, a melhoria e a maior oferta de produtos, especialmente com maior agregação de valor ? a exemplo de enchidos de carne e de aves ?, os investimentos em promoção comercial, aliados às restrições fitossanitárias impostas aos produtos congêneres de origem européia, estão gerando para o setor a recuperação de mercados, como o do Oriente Médio para a carne de frango, e a inclusão de novas regiões consumidoras para os produtos brasileiros. (Fonte: Secex)

A realidade nas vilas rurais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O Ipardes acaba de divulgar o levantamento ?Avaliação da Atividade Vilas Rurais?, concluído em parceria com a Emater Paraná através da realização de 732 entrevistas. A publicação informa que havia, então, 120 vilas rurais no Paraná, com 4.756 lotes, nos quais moravam 21.775 pessoas. Quanto à origem das famílias beneficiadas, 54% moravam na área urbana e 46% na área rural. A pesquisa também indica a baixa mobilidade dos moradores, pois 73,4 % deles moravam, há mais de 5 anos, no município onde está instalada a vila rural e 15 % sempre morou no município. Chama atenção a baixa renda dos moradores das vilas: apenas R$ 241,23 por mês, em média, incluindo trabalho remunerado, aposentadoria, pensão e outros benefícios. A principal justificativa para adesão à vila rural foi a oportunidade de possuir terra com moradia (94%).

Safra recorde garante maior renda

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A esplêndida safra agrícola deste ano não vai repetir o desastre das duas últimas grandes safras que o Brasil colheu, em 91/92 e 94/95, que foram seguidas de quedas expressivas nos preços. Essa afirmação é do professor de Economia da USP e ex-secretário de política agrícola Guilherme Dias. Ele afirma que dois fatores principais garantem a renda no setor agrícola este ano, que deve colher uma safra recorde de cerca de 93 milhões de toneladas. Primeiro, houve importante ganho de produtividade, o que permite maior rentabilidade, mesmo com a queda de preços; segundo, vêm surgindo novas chances comerciais, abertas pela crise do segmento de carnes na União Européia, o que significa mais vendas para o setor no Brasil e aumento de demanda por grãos para alimentação de aves e suínos. De acordo com Dias, os setores que apresentam melhores condições de alcançar desempenho positivo são os de algodão e de suínos.

Aurora amplia indústria

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Com investimentos de R$ 35 milhões, a Aurora/Cooperativa Central Oeste Catarinense inaugura, nesta quarta-feira, a nova unidade de industrializados, construída junto à unidade de Chapecó, e que permite processar 100% do seu abate. Neste ano, a central ultrapassará o número de 1 milhão e 800 mil suínos abatidos. A capacidade de abate é de 146.000 suínos por mês (128.000 em SC e 18.000 em MS). A nova fábrica, em sua plena operacionalização, incrementará em 11% a receita operacional bruta da central que, no ano passado, foi de R$ 766,8 milhões

Produtos agrícolas lideram as exportações

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O crescimento das exportações no mês é atribuído, principalmente, ao desempenho das vendas do setor de básicos, que gerou incremento, pela média diária, de 19,6%, e dos manufaturados, com 5,7%, sobre março/2000. Já sobre fevereiro/2001, predominaram as vendas de básicos, com crescimento de 7,1%, enquanto os manufaturados aumentaram 4,3%. Entre os produtos com melhor desempenho, na comparação março-2001/2000, no grupo dos básicos, pode ser destacado o item farelo de soja, cuja receita cresceu, pela média diária, 46,2%, em razão do aumento de 31,9% nas quantidades embarcadas e 10,5% nos preços, tendo como principais países de destino os Países Baixos, França, Itália e Bélgica, seguindo tendência verificada desde o início do ano, por conta da maior demanda, por parte da União Européia, de ração de origem vegetal. Em razão disso, cresceram também as exportações de soja em grão (48,7%, +53,0% na quantidade e ?3,1% no preço), sendo a Alemanha, Países Baixos,

Portugal e Bélgica responsáveis por 78% das compras totais.

Fim da greve em Santos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Os trabalhadores do Porto de Santos, o maior da América Latina, decidiram ontem à noite suspender a greve que durava 13 dias. O porto perdeu 6 milhões de dólares no faturamento com a greve, que suspendeu a operação na maioria dos terminais, segundo autoridades portuárias. Santos normalmente movimenta cerca de 65 milhões de dólares em carga por dia.

Alca - proteção agrícola

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
As negociações para o estabelecimento da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) na semana passada, em Buenos Aires, ressaltou os pontos mais difíceis para se chegar a um acordo hemisférico. As medidas de apoio interno a agricultura e regras anti-dumping foram os assuntos que ocuparam a maior parte do tempo dos negociadores. Com a criação da Alca, o Brasil participará de um bloco maior que a união européia, como pode ser visualizado no quadro seguinte:

Exportações de suínos para a Rússia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Pela primeira vez, uma viagem oficial teve resultados muito além das expectativas, refletindo direta e imediatamente sobre o agronegócio catarinense e ainda abrindo caminho para negócios em nível nacional. Efetivamente, além dos resultados imediatos obtidos pelos exportadores de carne suína, que este ano vão vender 60 mil toneladas do produto para consumo direto (cortes congelados) e para processamento industrial, os negócios com os russos atingem toda a cadeia de produção. Os contratos diretos entre frigoríficos catarinenses e importadores russos elevaram em 33,3% o preço do quilo vendido, passando de R$ 1,05 para R$ 1,40 o preço pago ao produtor. O mais animador é que os contratos, negociados diretamente entre importadores russos e frigoríficos brasileiros, estão sendo amarrados de forma a manter o fornecimento contínuo.

Reunião discute problemas e soluções

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma reunião marcada para as 16 horas desta segunda-feira, na Secretaria dos Transportes, com a participação da Ocepar, APPAA, terminais privados e transportadoras, discute os problemas que estão ocorrendo no Porto de Paranaguá e as possíveis soluções. Alguns representantes de terminais privados insistem na necessidade de estabelecer regras que privilegiem quem está organizado. Hoje, por exemplo, alguns terminais estavam descarregando lentamente porque alguns dos caminhões que seriam descarregados ainda estavam na longa fila que chegava ao contorno Sul, em Curitiba.