COOPERMIBRA: Coleta itinerante retirou mais de 21 mil embalagens do campo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em apenas quatro campanhas realizadas nas unidades regionais de São Jorge do Ivaí, Doutor Camargo, Terra Boa e Jardim Alegre, o programa de Coleta Itinerante da Coopermibra ajudou a retirar do campo mais de 21 mil embalagens de agrotóxicos. O trabalho, que é realizado anualmente, apresentou este ano uma novidade: um calendário fixo para a entrega.
Objetivo - De acordo com o coordenador do programa e gestor ambiental da Coopermibra, Rafael Metchko, a medida foi adotada visando melhorar ainda mais o atendimento a milhares de agricultores paranaenses. "O calendário fixo está agilizando a entrega", comenta Metchko destacando o aumento na quantidade de embalagens recebidas.
Média - "Se a média registrada até agora for mantida, devemos encerrar 2009 com o recolhimento de mais de 150 mil embalagens", diz. Em 2008, os agricultores associados à Coopermibra devolveram mais de 136 mil embalagens de agrotóxicos, um volume 63,6% maior do que o registrado em 2007, que foi de 83.129 unidades. Conforme o calendário, cada unidade da Coopermibra tem dois dias para o recebimento das embalagens, em cada semestre do ano. Nesse primeiro semestre o recebimento vai até o fim de maio. No segundo semestre a coleta acontecerá entre os meses de outubro e dezembro.
Próximas coletas - As próximas coletas estão agendadas para: Manoel Ribas (dias 14 e 15 de maio); Pitanga (18 e 19); Mamborê (19 e 20) e Campina da Lagoa nos dias 20 e 21 de maio. Todo material recolhido é enviado para a ADITA - Associação de Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária, que é a responsável pela destinação final do material. (Texto e fotos: Imprensa Coopermibra)