VAREJO I: Profissionais de cooperativas participam de masterclass da Academia de Liderança do Varejo, em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com uma masterclass presencial ministrada pelo professor Ricardo Pastore, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), teve início, na tarde desta quinta-feira (23/06), em Curitiba (PR), o curso Academia de Liderança do Varejo. Cerca de 40 profissionais de cooperativas do Paraná das áreas de marketing, trade e varejo participam da formação promovida pelo Sistema Ocepar, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) e da ESPM. “Queremos aumentar a participação das cooperativas no varejo com a estrutura que temos hoje e um dos caminhos para que possamos atingir esse objetivo é investir em capacitação”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na abertura do curso.
Compromisso - O dirigente explicou que a Academia de Liderança do Varejo é um dos desdobramentos do PRC200, o novo ciclo do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, trabalho coordenado pelo Sistema Ocepar visando garantir o desenvolvimento sustentável do setor a médio e longo prazo. “Entre os 20 projetos prioritários do PRC200, temos o projeto 4 que trata especificamente de mercado. O foco é auxiliar as cooperativas a ampliarem o market share de seus produtos e serviços. As ações estratégicas desse projeto incluem, além de capacitação, participação em feiras, a exemplo da Mercosuper, promovida em Curitiba pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras)”, contou.
Panorama - O Paraná possui mais de 120 agroindústrias de cooperativas. Com forte investimento em pesquisa e inteligência de mercado, as cooperativas desenvolvem e colocam no mercado um portfólio amplo e variado de produtos alimentícios. Leite e derivados, farinha de trigo, óleos, carnes, embutidos, sucos, peixes, café, hortigrangeiros, enfim, a lista de produtos nos pontos de venda com a marca de cooperativas é grande. “Hoje a industrialização e comercialização respondem por quase 50% da receita das cooperativas. O setor recebe 62% de toda a produção de grãos do Paraná e 45% de carne e lácteos. E grande parte de toda essa matéria-prima in natura é industrializada, garantindo que o consumidor compre produtos de qualidade e com garantia de rastreabilidade. Esta estratégia de industrialização gera mais renda na origem para o produtor rural. Cria mais oportunidades de desenvolvimento. E também leva a marca do cooperativismo para longe. Hoje, os alimentos industrializados das cooperativas do Paraná estão em todo o território nacional e em mais de 120 países. Do interior do Brasil ao Japão, o consumidor tem acesso aos alimentos que saem das nossas cooperativas”, comentou.
Um novo varejo - O início do curso Academia de Liderança do Varejo também contou com a presença do empresário paranaense Carlos Beal, da rede de supermercados Festval e presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras). Convidado para falar sobre o cenário do varejo no Brasil, Beal disse que as cooperativas têm um espaço grande para crescer, porém, elas precisam ficar atentas aos novos hábitos de consumo. “O que vimos na pandemia é que mais do que atender, precisamos entender o cliente. Varejo é experiência. Se você não investe nisso, então, tem que focar em preço, e daí vira tiroteio. O cliente só vai vir para a loja se ele tiver uma experiência melhor que no site”, disse.
O curso - O Curso Academia de Liderança do Varejo foi dividido em três módulos. O primeiro, iniciado ontem, trata sobre inovação e novos modelos de negócios. Neste módulo, além da masterclass presencial com o professor Ricardo Pastore sobre inovação e tendências do varejo, o conteúdo programático terá aulas sobre Estratégias de Varejo Omnichannel, Experiência e jornada de compra do Omnishopper e a Loja do futuro. O módulo encerra com um projeto aplicado. Os demais módulos terão como temática inteligência de mercado e trade marketing e execução no PDV. Em todos os módulos, os alunos terão masterclass presencial, como a realizada em Curitiba nesta quinta e sexta-feira, com 8 horas de duração, aulas presenciais e projetos aplicados.