Unimed Curitiba já superou metas do ano
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A Unimed Curitiba, quarta maior Unimed do País, conseguiu atingir a meta de crescimento prevista para este ano já no primeiro semestre, chegando a 400 mil usuários. O desempenho se deve principalmente às vendas de planos de saúde para o segmento empresarial, que em apenas seis meses superaram as vendas realizadas em todo o ano passado. Foram 196 contratos firmados, o que representa cerca de 16 mil novos usuários. É quase o dobro dos planos empresariais vendidos em 2002 (106 empresas) e um recorde para a cooperativa. O presidente da Unimed Curitiba, Robertson D'Agnoluzzo, explica que a conquista de boa parte dos novos associados, cerca de 60 empresas, é resultado de um convênio firmado com a Associação Comercial do Paraná (ACP) há três meses. O acordo oferece desconto de 10% nas mensalidades para os associados da ACP, com o diferencial de atingir empresas com o mínimo de cinco colaboradores, ao invés de 11. "Com isso, conseguimos atender as pequenas empresas, ampliando o alcance dos nossos serviços de pequenos bares a grandes restaurantes", considera.
Plano sob medida
- D'Agnoluzzo conta que a exclusividade desses contratos originou um diferencial
para a Unimed Curitiba. Ele diz que, a partir da necessidade dos pequenos comércios,
foi traçado o Plano sob Medida, que permite ao associado escolher quais
serviços deseja ter em seu plano de saúde. O bom desempenho registrado
no primeiro semestre também é atribuído ao Plano Amigo,
lançado em 2002. D'Agnoluzzo estima que, sozinho, o plano tenha colaborado
com 25% do crescimento obtido no período. Voltado tanto à pessoa
física quanto às empresas, o plano de co-participação
tem como principal diferencial a assistência gratuita de cinco anos aos
familiares cujo titular morreu. Segundo D'Agnoluzzo, o Plano de Extensão
Assistencial (PEA) é previsto pela Agência Nacional de Saúde,
mas sua obrigatoriedade é de apenas três anos.
Recuperação
de clientes - Outra ação desenvolvida foi a recuperação
dos clientes cancelaram o plano de saúde, em sua maioria por problemas
financeiros. Para eles, a Unimed vem oferecendo planos mais adequados à
situação atual, o que vem permitindo recuperar cerca de 60% dos
usuários desistentes. A nova demanda de usuários exigiu da Unimed
a ampliação do quadro de cooperados em 88 profissionais, que aguardavam
na lista de espera. O total de cooperados já chega a 3,7 mil. Em relação
às demais Unimeds espalhadas pelo País, a de Curitiba é
a terceira que mais cresce, segundo D'Agnoluzzo. No ano passado, seu faturamento
foi de R$ 434 milhões, 12% mais que em 2001. Para este ano, D'Agnoluzzo
diz que a expectativa é de um crescimento menor em faturamento, na medida
em que a tabela de preços, regulamentada pela Agência Nacional,
está sofrendo reajustes menores do que a inflação. "Nos
planos familiares, o aumento permitido foi de 9,7%, sendo que somente o Índice
de Inflação Médica, calculado pela Fundação
Getúlio Vargas (FGV), foi de 52%", considera.(Fonte: Gazeta Mercantil)