Sistema Ocepar e parceiros preparam proposta conjunta para Plano Safra 2026/2027

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

plano safra Cooperativa Agrária colheira milhoO Sistema Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar) está mobilizando as cooperativas associadas dos ramos agropecuário e crédito e, também, as demais instituições ligadas ao agronegócio paranaense, para elaborar proposta conjunta do Paraná para o Plano Safra 2026/2027. Em março, um documento consolidado será encaminhado aos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). As proposições devem servir de subsídios para a elaboração do Plano Safra nacional, a ser anunciado oficialmente pelo governo federal no final de junho ou início de julho desse ano.

O Plano Safra regulamenta o crédito de custeio, investimento , comercialização e industrialização, o seguro agrícola e as demais diretrizes para o ano agrícola.  No caso desse ciclo – 2026/2027 – o período de vigência se estende de 1º de julho de 2026 a 30 de junho de 2027, abrangendo todas as etapas da safra - preparo do solo, plantio, colheita e comercialização.  

Proposta conjunta

O levantamento das proposições no Paraná está centralizado pelo Sistema Ocepar, com a participação das demais instituições, entidades e órgãos ligados ao agronegócio do estado. Estão participando desse trabalho, além da Ocepar e das cooperativas, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), a Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep).

“Vamos também elaborar um documento específico com as propostas do cooperativismo paranaense com as contribuições das cooperativas agropecuárias e de crédito”, informa Salatiel Turra, analista de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar. “Esse documento será encaminhado à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), que consolidará a proposta do cooperativismo nacional para também ser encaminhada aos dois ministérios (Mapa e MDA)”, destaca. (Comunicação Sistema Ocepar).

Conteúdos Relacionados