Unimed Curitiba facilita ajuste dos planos antigos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em função da recente decisão do Superior Tribunal Federal garantindo a validade dos antigos contratos celebrados (planos não regulamentados) entre clientes e prestadores de planos de saúde, a Unimed Curitiba vai facilitar os ajustes dos contratos dos seus usuários através do Plano Amigo, que é um plano de co-participação nos custos das consultas e exames. Essa informação foi dada ontem, prelo presidente da Unimed Curitiba, Robertson D'Agnoluzzo, durante encontro que manteve com o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e com o superintendente Nelson Costa. Além de D'Agnoluzzo, estiveram em reunião na Ocepar o presidente da Federação Unimed do Paraná, Luiz Carlos M. Palmquist, o presidente da Federação Uniodonto do Paraná, Luiz Francisco Gianini, e outros diretores.

Pendência judicial - Com a regulamentação dos Planos de Saúde através da Lei 9656/98 e diversas medidas provisórias e resoluções, a Agência Nacional de Saúde passou a exigir que os contratos anteriores entre clientes e prestadores de serviços (planos de saúde) tivessem atendimento integral, de acordo com a nova regulamentação. Até então, os clientes de planos de saúde optavam por coberturas integrais ou limitadas ao seu orçamento ou necessidade, pagando custos proporcionais. Com a determinação da Agência Nacional de Saúde, os planos antigos, de menor custo, acabaram sendo beneficiados, o que motivou as prestadoras de saúde a questionarem na justiça essa esse benefício. A decisão do STF, afirma Robertson D'Agnaluzzo, é final, portanto irrecorrível.

Ajustes negociados - "A Unimed Curitiba, sensibilizada com a situação econômica do país e dos clientes, com a perda do poder aquisitivo, está desenvolvendo ações para facilitar a migração para ter direito a todos os benefícios, pagando um ajuste através do Plano Amigo", afirmou D'Agnaluzzo. No Plano Amigo, que está disponível também para novos clientes, o optante paga um percentual variável de acordo com a opção escolhida, sobre o valor das consultas e dos exames médicos, reduzindo substancialmente o custo mensal. O custo máximo da participação do cliente (usuário do plano de saúde) da Unimed Curitiba é de R$ 50,00. A implantação desse plano está trazendo outro benefício aos próprios clientes: uma redução substancial no número médio de consultas. Enquanto no plano convencional Uniplan o número médio de consultas por cliente é de 7,5/ano, no Plano Amigo a média caiu para 3,5/ano.

Conteúdos Relacionados