UNICAMPO: Principal cooperativa de trabalho do setor agrícola cresce rápido
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em 2008, 16 anos após ter sido fundada, como resultado de um projeto de terceirização da Cocamar, a Unicampo - Ccooperativa de Trabalho dos Profissionais de Agronomia Ltda, sediada em Maringá (PR), faturou 35,143 milhões, 50% a mais que no ano anterior, contabilizando ainda um patrimônio líquido de R$ 6,387 milhões (27,97% maior) e sobras de R$ 421,9 mil. "Vamos dar continuidade a esse trabalho", diz Nivaldo Barbosa de Mattos, o presidente. Mattos foi eleito no dia 21 de março, para um mandato de 3 anos (2009/12), substituindo a Antonio Carlos Marcolli, que estava no cargo desde 2003, e do qual era vice-presidente.
Agrícola - A Unicampo é uma das maiores cooperativas de trabalho do Brasil e a principal no setor agrícola. Conta com 3,6 mil cooperados distribuídos em praticamente todos os Estados e uma carteira de mais de 40 clientes entre empresas agroquímicas, instituições financeiras, órgãos de apoio a pesquisa e desenvolvimento da agricultura, cooperativas agrícolas e companhias de seguro.
Cocamar - A Cocamar, que era a única cliente no início, representa hoje 10% do faturamento, "mas continua sendo uma parceira fundamental que sempre nos apoiou e continua a abrir portas", ressalta o presidente. A cooperativa presta assistência técnica a produtores, de pós-venda e de crédito rural, ministra cursos de capacitação, faz pesquisa e desenvolvimento de produto, agricultura de precisão, regularização ambiental (Sisleg) e fundiária (Georreferenciamento), perícia, avaliação e fiscalização. Cerca de 82% dos cooperados são engenheiros agrônomos, mas o quadro é formado também por técnicos agrícolas e em agropecuária, engenheiros cartógrafos, profissionais graduados em Ciências Agrárias, Química, Ciências Biológicas, Geografia e Geologia, que prestam serviços no setor agropecuário.
Base sólida - "Desde o início, associados e funcionários trabalharam firmes para construir uma base sólida o que hoje garante, mesmo em tempos difíceis, o desenvolvimento e o crescimento da cooperativa", afirma Nivaldo. Para ele isso se deve aos princípios do cooperativismo que sempre foram seguidos, à prestação de serviços de qualidade, diversificação das atividades, administração transparente e adequadas condições de trabalho aos cooperados. Sediada de estrutura própria em Maringá, a Unicampo conta ainda com uma unidade em Cuiabá (MT), para atendimento aos cooperados da região do Centro-Oeste.(Assessoria de Imprensa)
Visita técnica - O analista econômico e financeiro da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão do Sistema Ocepar, Emerson Barcik, esteve reunido com representantes da Unicampo na manhã desta sexta-feira (22/05), durante visita técnica realizada à cooperativa.