Sistema OCB e Apex-Brasil concluem o Peiex Coop

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema OCB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) realizaram, na quinta-feira (22/08), o evento de encerramento do Peiex Coop. A iniciativa busca fortalecer as cooperativas brasileiras para que aumentem sua capacidade de exportação. Com uma metodologia especialmente adaptada para esse modelo de negócios, o programa oferece qualificação e suporte técnico por meio de seu núcleo, que atende cooperativas em todo o Brasil e facilita o acesso ao mercado internacional de forma planejada e segura.

Desde dezembro de 2022 até julho de 2024, 50 cooperativas foram qualificadas pelo projeto, com suporte técnico durante quatro meses, o que resultou em avanços nos processos de exportação de todas elas, que vão desde produtores de café (30%) até fruticultores (26%) e representam 56% dos produtos exportados. As regiões Norte e Nordeste abrigam a maior parte dessas cooperativas (36%), enquanto a maioria dos participantes está localizada no Sudeste (39%). Em 2023, 95 cooperativas foram apoiadas pela Apex-Brasil, das quais 81 foram exportadoras e representam 2,5% do total das exportações brasileiras no ano.

Pamella Lima, coordenadora de negócios do Sistema OCB, destacou a importância de mostrar que a exportação não é um privilégio exclusivo das grandes empresas. "Nós entendemos que exportação não é só coisa para os grandes, é para os pequenos e médios também. Para isso, é necessário preparação, qualificação e organização. Exportar é possível para todas as cooperativas, pois agrega valor, diversifica, traz benefícios para o cooperado e para a comunidade em que está inserida", declarou. 

Para Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, o encerramento deste ciclo não é apenas um fim, mas o início de novas oportunidades. "As próximas ações incluem o mapeamento de exportações, a criação de um catálogo de cooperativas exportadoras, e a oferta de assessoria internacional sob demanda. Além disso, já está programada uma segunda turma de qualificação, que começará em fevereiro de 2025, com a participação de mais 20 cooperativas".

Resultados

Os resultados deste último ciclo foram notáveis. Mais de 61 mil cooperados foram impactados pelo programa, com uma média de 1.200 cooperados beneficiados por cooperativa. Além disso, 97% das cooperativas se sentem mais preparadas para exportar após a qualificação, e 58% implementaram novas iniciativas a partir do programa.

Clarissa Alves Furtado, gerente de competitividade da Apex-Brasil, expressou o entusiasmo da organização em trabalhar com as cooperativas. "A Apex gosta muito da parceria que faz com cooperativas, queremos ter sempre mais coops como parceiras. Sabemos do potencial que esse modelo de negócio possui para gerar emprego e renda", disse. 

Por sua vez, a coordenadora de competitividade da Apex-Brasil, Rita de Cássia da Silva, ressaltou o marco que este momento representa. "As cooperativas param para pensar numa estratégia de internacionalização e, no fim desse ciclo de qualificação, é o momento de comemorar. Cooperativas são originadas de um desafio, e passar por esse ciclo de qualificação é dar início a uma jornada de sucesso", celebrou. 

O Sistema OCB reiterou ainda, o compromisso em ofertar ações de suporte às exportações. “A partir de uma diretriz estratégica aprovada no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), orientaremos nossa atuação para aumentar o número de coops exportadoras buscando diversificar e agregar novas oportunidades no mercado internacional. Este trabalho será desenvolvido de forma próxima e articulada com as Organizações Estaduais (OCEs)”, completou Pamella. (Sistema OCB)

Conteúdos Relacionados