Com exposição inédita, Casa Paraná Cooperativo tem agenda intensa no Show Rural Coopavel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Casa Paraná Cooperativo está pronta para receber os visitantes do 38º Show Rural Coopavel a partir da próxima segunda-feira (09/02). O evento acontece até a sexta-feira (13/02) no Parque Tecnológico da cooperativa em Cascavel. A principal novidade desta edição é uma exposição histórica que celebra os 55 anos da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Criada em 2 de abril de 1971, a entidade tem a missão de representar e defender os interesses das cooperativas filiadas, além de fomentar o desenvolvimento do sistema e de seus integrantes.
Quem visitar o piso térreo da Casa Paraná Cooperativo verá objetos, documentos, fotos e painéis informativos que narram a trajetória e a força do cooperativismo paranaense. A maior parte das peças pertence ao acervo do Sistema Ocepar, e alguns documentos são reprodução de itens disponibilizados pelo Arquivo Público do Paraná, que também colaborou com empréstimo de materiais expográficos de apoio. Inédita no Show Rural, a mostra tem entrada gratuita e é aberta para todo o público da feira.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, considera a exposição uma maneira de comemorar o aniversário da entidade em um ambiente bastante significativo para o cooperativismo. “Temos muitos motivos para celebrar. Desde a nossa origem, trabalhamos de forma organizada para oferecer o suporte necessário ao avanço do setor. Nosso planejamento estratégico, atualizado constantemente, permite contabilizar resultados positivos ano após ano”, diz.
Recepção
Em 2026, a equipe do Sistema Ocepar vai receber na Casa Paraná Cooperativo 221 comitivas de cooperativas paranaenses. A expectativa é que aproximadamente 20 mil pessoas visitem o espaço ao longo dos cinco dias de Show Rural, entre cooperados, dirigentes, técnicos e lideranças políticas. Esta edição também marca uma repaginação da fachada do prédio, que recebeu uma placa alusiva aos 55 anos da Ocepar, pintura e troca de letreiro. A Casa fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, com mesas de trabalho, acesso a uma praça interna e sala de imprensa.
Estrategicamente localizada ao lado da Assessoria de Imprensa e da Administração do Show Rural Coopavel, a Casa Paraná Cooperativo foi inaugurada em 2020, com o objetivo de divulgar o cooperativismo, receber autoridades de todo o país e delegações de visitantes do exterior. O projeto surgiu de uma intercooperação entre o Sistema Ocepar, a Coopavel e o Sistema OCB.
Eventos
A programação do sistema cooperativista vai se dividir entre a Casa Paraná Cooperativo, a Praça de Inovação da UFPR e o espaço Show Rural Digital. (Confira detalhes sobre os locais e horários ao final da matéria).
09 de fevereiro
Na segunda-feira (09/02), das 10h30 às 12h, o auditório principal da Casa Paraná Cooperativo receberá a Mesa de Diálogo Acordo Mercosul – perspectivas e desafios, promovida pela Itaipu Binacional. O evento, que promete aprofundar a discussão sobre os impactos e oportunidades do acordo para diversos setores, contará com a participação de autoridades e especialistas.
A acolhida e a abertura serão realizadas pelo diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. A moderação ficará a cargo de Gisele Ricobon, da Itaipu Binacional. A programação prevê a participação de Tatiana Prazeres, analista de comércio exterior do Ministério das Relações Exteriores, do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, do ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, além do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
10 de fevereiro
Na terça-feira (10/02), às 10 horas, Casa Paraná Cooperativo vai sediar uma reunião com as presenças do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e do vice-presidente de Agronegócio e Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Gilson Alceu Bittencourt. A ideia é conversar com as cooperativas agropecuárias sobre financiamentos para produtores.
Também acontece no dia 10 o Fórum de T.I, organizado pelo Sistema Ocepar, direcionado aos profissionais da área das cooperativas. O credenciamentp acontece às 8 horas. A abertura está prevista para as 9h30 com o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Às 10 horas e às 11 horas, acontecem as palestras de Júlio César de Oliveira, sobre Conectividade Rural e com Renato Chaves, sobre Redes Autônomas Baseadas em IA.
O Fórum continua no período da tarde com palestra de Álvaro Machado Dias sobre Inteligência Artificial, às 14h15. E com Leandro Ferreira, às 15h15 sobre Cibersegurança. A partir das 16h15, começa o Painel das Cooperativas, com participação da Comigo, Sicredi, Coopavel e Pindó.
Outros dois eventos estão programados para o dia. Infraestrutura e Logística do Oeste do Paraná serão o tema de uma reunião liderada pelo Sistema Fiep. Já a Superintendência de Ordenamento Territorial do Governo do Paraná organizou um encontro com participação da Coopavel, das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), Instituto Água e Terra (IAT), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). A programação inclui lançamento da Certidão Agroambiental e de um curso de educação a distância para técnicos do setor.
11 de fevereiro
O Fórum de Sanidade Agropecuária chega à Casa Paraná Cooperativo na quarta-feira (11/02), com representantes da Adapar, da Embrapa e de cooperativas paranaenses. Às 9 horas, acontece a 1ª Reunião Ordinária 2026 do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa). Às 14 horas, começa a reunião do Comitê Estadual de Sanidade Suína (Coesui).
Também na quarta-feira (11/02), a Casa receberá uma comitiva oficial do governo de Moçambique. A missão internacional vem ao Brasil para conhecer tecnologias e modelos produtivos. A delegação é formada por autoridades governamentais e empresários da província de Maputo, que buscam alternativas para impulsionar o desenvolvimento agrícola moçambicano nos próximos anos.
12 de fevereiro
Na quinta-feira (12/02), estão agendados a reunião do Conselho Administrativo da Cresol, às 8h30, e o Fórum de Meio Ambiente, às 9 horas.
A programação do Fórum inclui um debate sobre Inovação e soluções sustentáveis para o agronegócio, com representantes do Sebrae e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR ). O Instituto Água e Terra (IAT) participa com uma palestra sobre procedimentos e orientações para a queima de resíduos de grãos.
Também haverá participação do Corpo de Bombeiros, discutindo segurança e licenciamento ambiental de silos e armazéns; e do Ibama, explicando detalhes da Instrução Normativa 23/25, que regulamenta a obrigação de inscrição no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais.
Exames preventivos
Neste ano, mais uma vez serão realizados gratuitamente exames preventivos de câncer de pele, de mama e de próstata (exame PSA) na Unidade Móvel do Sesi Cuide-se+, parceria do Sistema Ocepar com o Sesi/PR. A ação é promovida pelo Sescoop/PR com foco na promoção da saúde de cooperados e da comunidade.
Expectativa de público
Organizado pela Coopavel desde 1989, o Show Rural tem o propósito de difundir conhecimentos, tecnologias e oportunidades para o agronegócio. São mais de 600 expositores e 720 mil m². Em 2026, a expectativa é de que o público ultrapasse 360 mil visitantes, do Brasil e do exterior. (Comunicação Sistema Ocepar).
Programação da Casa Paraná Cooperativo no Show Rural Coopavel 2026
