SINDIVET: Ocepar será homenageada nos 250 anos da medicina veterinária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Entre as diversas entidades escolhidas para serem homenageadas durante o encerramento das comemorações dos 250 anos de existência da Medicina Veterinária no mundo, a diretoria do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet) escolheu o Sistema Ocepar. A homenagem acontecerá no dia 9 de dezembro, durante um jantar comemorativo a ser realizado no Graciosa  Country Club, em Curitiba. O anúncio desta homenagem foi dado na manhã desta terça-feira (22/11) ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski pelo presidente do Sindivet Cezar Amin Pasqualin e pelo vice-presidente, Demétrio Reva. Segundo Pasqualin, “a escolha da Ocepar se deve não só a importância que entidade representa para o desenvolvimento do Paraná, mas também pela sua atuação forte na defesa das cooperativas de nosso estado, importantes geradoras de emprego e renda”, frisou.

Paraná – O presidente do Sindivet Paraná disse que as principais comemorações aos 250 anos da ciência veterinária no Brasil se concentraram no Paraná, com a realização de diversos eventos ao longo do ano. “No dia 9 será a data de encerramento das festividades, com a presença de profissionais de todo o País, quando teremos a oportunidade de prestar esta justa homenagem à Ocepar e tantas outras entidades que tem contribuído para o fortalecimento da profissão”. Hoje o Paraná conta com 8 mil médicos veterinários, dos quais, 1.350 são filiados ativos ao sindicato.

Profissão - Nos diversos eventos realizados em 2011 pelo Sindivet, a finalidade era de evidenciar sobre a importância da profissão de Médico Veterinário que trabalha, ao longo destes 250 anos, em beneficio da saúde animal e da saúde humana. Segundo Pasqualin, “o médico veterinário é uma pessoa conectada com o mundo atual e exerce sua atividade com dedicação e profissionalismo e precisamos falar isto para sociedade. São agentes atuantes não apenas para a saúde e o bem-estar dos animais, mas também, para a saúde pública por sua responsabilidade na promoção da segurança alimentar, controle de zoonoses, pesquisas e proteção ao meio-ambiente e a biodiversidade.”, destaca.

História – Apesar dessa ciência confundir-se com os primórdios da civilização humana, foi em 1761, em Lyon na França que houve a fundação da primeira escola de ensino da Medicina Veterinária, tendo assim início a veterinária científica. Em seguida, em 1764, foi criada a Escola Veterinária de Alfort, próxima a Paris. Ambas foram iniciativas do Advogado Francês Claude Bourgelat. No Brasil, a primeira escola de medicina veterinária foi fundada em 1914, no Rio de Janeiro.  

{gallery}noticias/2011/Novembro/22/20111122155114/{/gallery}

Conteúdos Relacionados