Sincopeças constituiu sua cooperativa Sicredi

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em assembléia geral realizada no começo da noite de ontem (30), revendedores de automóveis e de auto-peças constituíram a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Comerciantes de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos de Curitiba e Região - Sincocred, integrante do sistema Sicredi. A constituição da cooperativa foi aprovada recentemente pelo Banco Central, que deve autorizar o funcionamento nos próximos dois a três meses. A assembléia elegeu a diretoria, composta pelo presidente da Fecomércio, Darci Piana, como presidente; Vanderley Antonio Nogueira, vice-presidente; Ari dos Santos, Nereu Luiz Piovezan, Glenan Lopes Vieira e Mauro Kiyoshi Hagi como conselheiros de administração. O conselho fiscal efetivo é composto por Marcio Antonio da Rosa, Evaldo Kosters e Flávio Nadolny; tendo como suplentes Eduardo Nadolny, Plínio Toniolo Schmidt e Juarez Berti Rizzo.

Apoio do Sicredi - A assembléia de constituição foi acompanhada pelo diretor da Sicredi Central Paraná, Armando Hammerschmitt, pela assessora jurídica Mara Santana, pelo gerente de Desenvolvimento Cesar Schmidt e pelo assessor de expansão Rafael Preis. Armando Hammerschmitt parabenizou os revendedores ligados ao sindicato Sincopeças pela determinação em constituir uma cooperativa que, num futuro próximo, deverá trazer inúmeros benefícios ao desenvolvimento do setor. Lembrou que o cooperativismo de crédito do Paraná começou a se organizar há 20 anos, quando quase tudo era proibido para as cooperativas. Hoje atuando com uma legislação mais propícia, que prevê um sistema de controle profissional através das cooperativas centrais, o sistema está em franco desenvolvimento e, apenas no Paraná o Sicredi integra mais de 170 mil associados. Finalizou dizendo que, por integrar o Sicredi, a nova cooperativa surge em condições de prestar muitos serviços aos seus associados.

Fortalecimento do setor – O presidente eleito da cooperativa Sincocred, Darci Piana, que idealizou a organização da nova sociedade, disse que o objetivo é fornecer aos associados um instrumento de desenvolvimento. Hoje, afirmou Piana, a obtenção de crédito pelo setor é difícil, além de caro. Através da união dos empresários distribuidores de auto-peças e dos revendedores é possível organizar melhor e fortalecer os empresários, o sindicato e a cooperativa. O presidente disse ainda que, como presidente da Fecomércio, nos próximos três anos pretende fomentar a constituição de pelo menos seis cooperativas em cidades pólos no interior do Estado.

Conteúdos Relacionados