Sicredi Sincocred tem apoio empresarial

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a presença de significativo número de lideranças classistas, foi inaugurada no começo da noite de ontem (14/02), a Sicredi Sincocred – Cooperativa de Crédito Mútuo dos Comerciantes de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos de Curitiba e Região, que terá um aporte inicial estimado em R$ 2,5 milhões. O presidente da cooperativa, Darci Piana, que também preside a Fecomércio, afirmou em seu discurso que a decisão de constituir a Sicredi Sincocred foi tomada depois do Sindicato Sincopeças analisar formas de apoiar os varejistas do setor. A cooperativa, afirmou, vai apoiar o crescimento do setor através de empréstimos oriundos de depósitos feitos na cooperativa pelos empresários atacadistas. Piana estimou que há um potencial de 25 mil pessoas se associarem à cooperativa.

Autoridades - A solenidade de início de funcionamento da cooperativa foi prestigiada, entre outras, pelas seguintes autoridades: Milton Buabssi, secretário especial de Relações com a Comunidade do Governo do Paraná; João Paulo Koslovski, presidente da Ocepar; Seno Cláudio Lunkes, presidente da Sicredi Central Paraná; Rubens Brustolin, presidente do Conselho Regional do Sesc Paraná; Rycheta Arten, presidente da Agência do Fomento do Paraná; Elizabeth Lobo Elpo, superintendente do INSS; Geraldo Serathiuk, delegado Regional do Trabalho no Paraná, e Vanderley Antonio Nogueira, presidente do Sincopeças. Os sindicatos Sinditintas, Sindilojas, Simaco, e dos setores de farmácia e de empresas de turismo também se fizeram representar por seus dirigentes. O presidente da cooperativa congênere de Porto Alegre (RS), Luiz Alberto Rigo, também prestigiou a inauguração.

Alternativa importante - A solenidade iniciou com o discurso do presidente do Sincopeças e vice-presidente da cooperativa, Vanderley Antonio Nogueira, que discorreu sobre a expectativa do setor com o início de funcionamento da Sincocred. O secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, elogiou a iniciativa do Sincopeças por apoiar a constituição da cooperativa, representando uma alternativa de organização da sociedade objetivando reduzir os juros bancários. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, ao parabenizar as lideranças do setor, lembrou que o sistema de crédito cooperativo paranaense nasceu com o incentivo da organização que constituiu, na década de 1980, um comitê de apoio à constituição de cooperativas. Hoje o sistema está organizado, atuando de forma segura e profissional, apoiando milhares de associados em todo o Paraná.

Capitalização - Por sua vez, Seno Cláudio Lunkes, presidente da Sicredi Central Paraná, parabenizou Darci Piana, pela iniciativa em constituir a nova cooperativa, apelando que num primeiro momento os associados se preocupem em capitalizá-la, para depois poderem se beneficiar. Lembrou que o Sicredi tem 35 cooperativas filiadas – 26 das quais singulares – e que está presente em 226 municípios através de 272 unidades de atendimento. “Hoje, o sistema Fecomércio e os empresários ligados ao sindicato Sincocred iniciam uma importante parceria com o Sicredi, adotando sua marca, seus produtos e serviços, como fizeram as cooperativas da Federação das Indústrias de São Paulo e, em Curitiba, a Sicredi Credjuris, dos juizes e promotores; a Sicredi Medicred, dos profissionais da saúde; e a Sicred Credenoreg, dos notários, cartorários e registradores”. Finalizou afirmando que a cooperativa tem condições de ser, em pouco tempo, uma referência para o setor.

Fortalecimento do setor - Ao discursar no encerramento da solenidade de inauguração da Sicredi Sincocred, Darci Piana, discorreu sobre a história da constituição da cooperativa, lembrando que a categoria profissional buscava forma de fortalecer o setor. Depois de inúmeras discussões, optou pela cooperativa, que atuará apoiando especialmente os comerciantes varejistas na obtenção de empréstimos a custos mais acessíveis para financiamento de suas atividades. Os empresários do setor atacadista de autopeças devem alocar os primeiros recursos necessários para o financiamento do setor. Piana afirmou que há expectativa de grande crescimento da cooperativa, pois outros setores afins ao setor, como oficinas mecânicas, lojas de pneus e acessórios, também poderão aderir à cooperativa. Finalizou dizendo que o setor escolheu o Sicredi como instituição apoiadora em função de ser um sistema organizado, capaz de oferecer a segurança do Fundo Garantidor e do sistema de controle, por delegação do banco central.

Conteúdos Relacionados