SHOW RURAL COMEÇA COM MUITAS ATRAÇÕES TECNOLÓGICAS
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Avicultura - A Coopavel aproveitou a abertura do evento para premiar os avicultores integrados que obtiveram os melhores resultados em Índice de Eficiência Produtiva e Conversão Alimentar no exercício de 2001, nas categorias de frango convencional e frango livre de antibiótico para o mercado de exportação. O Índice de Eficiência Produtiva leva em consideração fatores d peso, conversão alimentar, mortalidade e idade de abate dos frangos. A Conversão Alimentar avalia quanto o frango consome para produzir 1 Kg de carne, ou seja, quanto menos ração consumir maior será a eficiência, pois menor será o custo e maior a remuneração do produtor por parte da cooperativa. O diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, falou aos produtores que "nada na vida acontece por acaso, depende de dedicação, trabalho e persistência. As atividades relacionadas ao frango estão indo muito bem; hoje, significa 25% dos trabalhos da Coopavel". O melhor resultado de Conversão Alimentar - Frango Livre de Antibiótico: Ricardo Michels (R$ 200,00 + troféu). E o melhor resultado de conversão alimentar - frango convencional: José Broca (R$ 200,00 + troféu). Foram premiados também os avicultores que se destacaram dentro do Programa 5S.
Produção - A Coopavel conta atualmente com 450 produtores de frangos integrados, o que soma cerca de 5,5 milhões de frangos no campo. Esses produtores recebem atendimento de dois médicos veterinários que cuidam da parte sanitária e cinco técnicos que dão assistência na questão do manejo. O Frigorífico de Aves abate 140 mil frangos/dia. No estande da avicultura no SRC/2002, os visitantes podem acompanhar todo o processo de produção, desde as matrizes, passando pelo desenvolvimento embrionário, o nascedouro, até o estágio em que os pintinhos vão para os aviários nas propriedades de integrados. Os profissionais técnicos da avicultura estão à disposição do público para prestar todos os esclarecimentos necessários. Além disso, há uma videoteca com dezenas de títulos sobre sanidade e manejo de aviários e demais aspectos ligados à avicultura.
Estacionamento - O Show Rural Coopavel oferece aos visitantes e expositores uma área para estacionamento gratuito. Esta área tem capacidade para receber 6 mil veículos simultaneamente, proporcionando maior conforto e segurança ao público que visita o evento.
Ministro - Quem já confirmou presença no Show Rural da Coopavel é o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, que na quinta-feira (7), virá especialmente para conhecer este mega evento do cooperativismo paranaense. Estarão acompanhando a comitiva do ministro, o secretário da Agricultura, Deni Schwartz, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e o deputado federal e vice-presidente da Faep, Moacir Micheletto, que aproveitarão a passagem do ministro por Cascavel para entregar um documento contendo as principais reivindicações da agropecuária paranaense para as safras de verão e inverno deste ano.