MERCADO PODE PAGAR MELHOR PELO LEITE
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O aumento dos preços dos lácteos, especialmente queijos e leite longa vida, no mercado atacadista, sinaliza aos produtores de leite que as indústrias de laticínios já podem melhorar o preço pago pelo produto. No caso do leite longa vida, que até dezembro do ano passado era vendido para os supermercados por menos de R$ 0,70 o litro, neste momento está sendo comercializado por mais de R$ 0,80. "Os produtores já podem reivindicar melhores preços às indústrias", diz Paulo Bernardes, presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil -, lembrando que é prática das indústrias retardarem o repasse dos ganhos de mercado aos produtores rurais. Explica, no entanto, que melhorar a remuneração do produtor não resulta obrigatoriamente em aumento de preço ao consumidor, pois as margens de comercialização do varejo estão muito altas e, na maioria dos casos, podem absorver essas alterações.
Importações menores - Dados da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior -, apontam que, em 2001, houve uma redução de 52,1% no valor das importações de lácteos. De janeiro a dezembro de 2000 foram importados US$ 373,1 milhões, enquanto que, no ano passado, as compras externas de leite e derivados caíram para US$ 178,6 milhões. Em termos de volume, a redução das importações apresenta números ainda mais significativos, caindo de 1,8 bilhão em equivalente litros de leite adquiridos no mercado externo para 780 milhões de litros importados em 2001, representando queda de 57,2%. (Fonte: CNA)