SESCOOP: Experiência do PR com jovens cooperativistas norteia ação nacional
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Setembro/15/201191515813/{/gallery}A trajetória da juventude cooperativista está em debate nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/09), em Curitiba, no Paraná. O Fórum dos Agentes de Cooperativismo, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Paraná (Sescoop/PR), reúne 40 participantes, entre agentes, assessores e coordenadores de cooperativismo das cooperativas paranaenses, além de representantes das unidades paulista e nacional do Sescoop. Objetivo é analisar e discutir a formatação do Itinerário Juvenil Cooperativista, agregando experiências e propiciando uma estratégia de desenvolvimento dos programas sociais do Sescoop que envolvem crianças, adolescentes e jovens cooperados, como o JovemCoop, o CooperJúnior e o Cooperjovem. “A proposta é, nestes dois dias, mostrar o que as cooperativas estão fazendo para a perenidade do sistema, ou seja, trazer a experiência da cooperativa e colocá-la numa proposta maior, a qual será levada para o Sescoop Nacional”, explica o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche.
Padronização – Atualmente, cada estado executa os programas de forma diferenciada, mas a meta do Sescoop Nacional é elaborar uma proposta única que vai nortear as ações de cada um dos programas, respeitando a realidade de cada unidade. “O Paraná, juntamente com o estado de São Paulo, está sendo nossa referência”, afirma a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop Nacional, Andrea Sayar. Segundo ela, a forma de trabalho com as cooperativas, o envolvimento dos agentes de Desenvolvimento Humano, a visão de cronologia em relação à faixa etária e objetivos mais claros de cada um dos programas, os métodos e resultados, são alguns dos pontos em que o Paraná se destaca “Estamos construindo uma nova visão para o Cooperjovem e para o programa Jovens Lideranças e, a partir da visão do Itinerário que é trabalhado no Paraná, estamos absorvendo as experiências para poder reformular os programas que já temos ou criar novos programas e novas metodologias”, disse.
Diferenças regionais - Na opinião do presidente do Sescoop e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, os programas desenvolvidos pela instituição são fundamentais para semear um cooperativismo mais próspero de futuro e precisam caminhar de acordo com a realidade de cada região. “Os sotaques e as diferenças culturais são muitos e nós temos que respeitar essa diversidade, construindo a unidade dentro da diversidade. Os programas são importantes porque funcionam como carros-chefe podendo, cada um, tomar o seu sotaque regional, mas sempre com uma linha de referência”, afirmou Freitas.
Programação - O evento está sendo realizado no Hotel Petras, das 8h às 18h. A programação contempla os seguintes temas: o sistema cooperativo brasileiro; apresentação do Itinerário Juvenil; discussão de metodologias; criação de conceitos e descrição de manuais dos programas. As atividades são desenvolvidas com apoio dos facilitadores Rafael Giuliano e Beatriz Akemi. Uma nova reunião sobre o Itinerário Juvenil está programada para os dias 09 e 10/11, em Brasília (DF). (Com informações imprensa OCB)