SEMINÁRIO FRENCOOP I: Cooperativas agropecuárias se mobilizam para defender o setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O movimento cooperativista brasileiro se mobilizou nesta quarta-feira (28/09) para discutir os desafios e as perspectivas para o ramo agropecuário. Reunidos no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília (DF), representantes do setor, do Executivo e do Legislativo participaram o 3º Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Representaram o Sistema Ocepar no evento, o presidente João Paulo Koslovski, o assessor da diretoria Guntolf van Kaick e o gerente técnico e econômico Flávio Turra.

 

Código Florestal – Entre os pontos discutidos estiveram o projeto do novo Código Florestal, que tramita na Casa. “Praticamente 50% da produção agrícola brasileira passa por cooperativas. As cooperativas são, hoje, marcos essenciais para o desenvolvimento do país”. Assim, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, abriu o encontro, enfatizando a força das 1.548 cooperativas agropecuárias no cenário nacional. Segundo Freitas, mais do que um movimento social, o cooperativismo é um alternativa econômica para ajudar a promover o desenvolvimento do País. “Todo produtor quer preservar, mas quer, também, continuar produzido”, complementou Freitas, reforçando a posição do sistema cooperativista sobre o novo Código Florestal. Para o TTsidente da OCB, a matéria precisa ser aprovada com urgência.

 

Necessidade de avanço –A ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, também falou da importância de se avançar nessa questão. Segundo ela, o setor precisa de segurança jurídica para continuar crescendo. Ideli lembrou ainda que, em 2012, Ano Internacional das Cooperativas,  o cooperativismo estará em evidência. “É muito importante o envolvimento de todos para que em 2012 tenhamos esse avanço efetivo do cooperativismo, democratizando as relações produtivas e beneficiando cada vez mais a população”, afirmou a ministra.

 

Senadores – O senador Luiz Henrique, relator do projeto do novo Código Florestal no Senado, defendeu que o Brasil precisa assegurar a sua missão de ser um grande supridor de alimentos no mundo.  Rodrigo Rollemberg foi outro senador que defendeu a aprovação da matéria.  “É estratégico para o Brasil um Código Florestal que garanta tranquilidade e segurança jurídica, para que o país continue se desenvolvendo”, disse. (Com informações da OCB)

{gallery}noticias/2011/Setembro/29/2011929144548/{/gallery}

Conteúdos Relacionados