Segunda rodada dos Encontros de Núcleos é encerrada com mais de 500 participantes
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
A segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2024 está sendo encerrada, nesta sexta-feira (11/10), somando um total de 504 participantes nas quatro reuniões promovidas pelo Sistema Ocepar ao longo da semana. A última ocorre no auditório do Sicoob Arenito, anfitrião do evento, com 88 lideranças de 17 cooperativas do Norte e Noroeste, dos ramos agro, crédito, saúde, transporte, infraestrutura e trabalho, produção de bens e serviços
O primeiro encontro, com 110 representantes do Centro-Sul, foi realizado em Curitiba, tendo a Unimed Paraná e a Coonagro como anfitriãs, na segunda-feira (07/10). Na quarta-feira (09/10), 105 lideranças do Sudoeste do Paraná se reuniram, em Capanema, no auditório da sede administrativa da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, anfitriã do evento, juntamente com a Coagro. Nessa quinta-feira (10/10), a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e a C.Vale receberam 201 lideranças do Oeste, em Palotina.
O evento desta sexta-feira conta com as presenças dos coordenadores do Núcleo Norte, João Francisco Sanches, e Noroeste, Wellington Ferreira, e diretores da Ocepar e Fecoopar, além de conselheiros de Administração do Sescoop/PR. O presidente do Sicoob Arenito, Waldir Armelino Campana, fez a apresentação da cooperativa anfitriã. Constituída em 16 de julho de 2004, com 23 sócios fundadores, atualmente a cooperativa de crédito possui 18 agências no Paraná, sendo quatro em Umuarama, 16 no estado de São Paulo, e mais uma agência digital.
Planejamento
Convidado a falar sobre o planejamento do Estado do Paraná e as parcerias com o cooperativismo, o secretário estadual Guto Silva, participou das quatro reuniões desta rodada dos Encontros de Núcleos. “Nós percorremos diversas regiões com o objetivo de que o Estado consiga acompanhar o crescimento econômico das cooperativas. Queremos entender para onde estão indo os investimentos do setor, que permitirão planejar obras, trevos, infraestrutura e a demanda de energia que os processos agroindustriais exigem”, disse o secretário. “Onde há cooperativa, há qualidade de vida e melhora no índice de desenvolvimento humano (IDH). Por isso, temos que apoiar, pois as cooperativas do Paraná nos enchem de orgulho”, ressaltou.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou a importância da presença do secretário nos eventos. “A intenção nossa foi identificar, dentro do plano de planejamento de governo, onde podemos inserir os projetos do cooperativismo do Paraná. O Guto Silva é um secretário de governo mas, também, um grande profissional na área de mercado, muito conhecido no meio cooperativo. Ele foi um dos pioneiros em ajudar as cooperativas na exportação de frango. Então, primeiro, ele está em casa, o pessoal conhece a capacidade dele. Segundo, ele é o secretário de Planejamento, e nós acreditamos em planejamento. Se existe uma pequena diferença no cooperativismo do Paraná em relação a outros estados, é que aqui sempre tivemos um planejamento forte. Isso tem tudo a ver com o planejamento bem estruturado do Estado do Paraná, independentemente de qual governo esteja no poder”, afirmou Ricken em entrevista concedida ao jornalista Renan Pereira, da Assessoria de Comunicação da C.Vale.
“As cooperativas têm uma grande participação na economia do Paraná, e por isso, não podemos ficar de fora desse planejamento. A vinda do Guto facilita todo esse processo e ele entendeu essa mensagem. Talvez esta seja a rodada de núcleos mais importante que já tivemos, no sentido de trazer para o debate o planejamento estratégico, prever as coisas antes que aconteçam. Precisamos planejar com antecedência, para fazer acontecer e depois investir”, complementou o presidente do Sistema Ocepar.
PRC300/500
Nos quatro encontros, Ricken, juntamente com os superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, e Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, discorreram sobre o andamento do Plano Paraná Cooperativo 300 e 500 (PRC300 e PRC500), o novo ciclo do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense que está projetando que as cooperativas do Paraná alcancem faturamento anual de R$ 300 bilhões até 2026 e de R$ 500 bilhões até 2030.
Sobre o evento
O presidente do Sistema Ocepar também lembrou que esta é a 64ª edição dos Encontros de Núcleos Cooperativos. “Esse é um encontro tradicional que organizamos duas vezes por ano, sendo a primeira no mês de março. Estamos promovendo este evento há 32 anos, sem falhar. E isso é uma estratégia do cooperativismo de descentralização, porque a maioria das cooperativas está no interior. A Ocepar vai até a região, que possui um coordenador de Núcleo em cada uma. É uma forma de discutir o cooperativismo com mais detalhes em âmbito regional e isso é muito importante para nós”, finalizou.
Balanço 2ª rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2024