Safra recorde: Agricultura anuncia produção de 115,2 milhões de ton de grãos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Soja - De acordo com a estimativa da Conab, a produção de soja chega a 50,3 milhões de toneladas, atingindo o recorde pelo 3º ano consecutivo, com incremento de 20,1%. “Esse número está praticamente fechado, pois mais de 90% da lavoura já foram colhidos”, disse o ministro. Devido ao bom desempenho da comercialização nas últimas safras, houve um crescimento de 10,8% na área plantada da oleaginosa.
Milho - Para o milho 1ª safra, a produção prevista é de 33,7 milhões de toneladas, 15,8% superior à da safra passada. O aumento é atribuído à retomada dos níveis normais de produtividade, sobretudo nos estados da Região Sul onde houve quebra devido à forte estiagem no período anterior. Com relação à área plantada de milho, ocorreu um aumento global de 1%, devido ao crescimento no Norte/Nordeste. Na Região Centro-Sul, que participa com 90% da produção, houve redução de 0,2% na área cultivada.
Safrinha - Na segunda safra de milho, a safrinha, o aumento da área é de 10,7% em função da recuperação dos preços. A produção está estimada em 9,06 milhões de toneladas, 46,6% superior à da safra passada. O incremento total na produção de milho (1ª e 2ª safras) será de 21,2% podendo atingir a produção recorde de 42,8 milhões de toneladas. “Com esse volume, o abastecimento deverá ser regularizado e as exportações ampliadas para 3,7 milhões de toneladas”, afirmou o Roberto Rodrigues. O incremento na área plantada total será de 3,3%, representando um acréscimo de 401,3 mil hectares.
Trigo - Além dos bons desempenhos da soja e do milho, o Brasil deverá registrar aumento significativo na produção de trigo, que saltará de 2,91 milhões na safra 2001/2002 para 4,52 milhões de toneladas nesta safra, um crescimento também incentivado pela expectativa de bons preços. O ministro Roberto Rodrigues ressaltou, no entanto, que esse nível de produção depende das condições climáticas. A área plantada do cereal crescerá de 2,05 para 2,31 milhões de hectares.
Algodão e Arroz - Para o algodão em caroço, a estimativa é de uma produção de 1,351 milhão de toneladas, o que representa um crescimento de 8,6% sobre a safra passada, de 1,245 milhão de toneladas. Com uma colheita avaliada em 829,4 mil toneladas, o aumento da safra de algodão em pluma é de 8,2% ante 766,2 do período anterior. Segundo a Conab, a produção de arroz este ano será igual a passada, de 10,6 milhões de toneladas. A colheita de feijão já está encerrada e se confirma em 3,23 milhões de toneladas.