Rodrigues diz que ano foi difícil, mas 2004 será melhor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
"Um ano difícil para o governo como um todo e particularmente para a agricultura, principalmente nas áreas de defesa sanitária, de estrutura e logística". Essa é a avaliação do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, do primeiro ano do governo Lula. Para ele, os agricultores brasileiros é que estão fazendo a parte deles e compensando o que falta ao governo. ?Plantaram 2,6 milhões de hectares a mais para o ano que vem e o vão nos dar uma safra de 130 milhões de toneladas. Isso quer dizer que o produtor rural brasileiro está fazendo a parte dele e o governo tentando fazer tudo para não atrapalhar?, disse.

Exportador - Sobre as projeções para 2004, o ministro lembrou que o Brasil, que já era o maior exportador mundial de café, de suco de laranja e de açúcar, assumiu neste ano a liderança mundial das exportações da cadeia de soja e carnes bovina e de frango. ?É óbvio que isso perturba os concorrentes e essa perturbação se traduz nas negociações internacionais. E em 2004, teremos mais outro recorde de produção agrícola e toda a luta será concentrada na abertura de mercado", afirmou.

Alca - A respeito dos entraves em relação a implantação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), o ministro disse que isso se deve particularmente aos Estados Unidos que declararam que não discutirão a redução dos subsídios internos para os produtores norte-americanos, enquanto isso não for tratado na OMC (Organização Mundial do Comércio). ?Como a OMC está brecada, então há um horizonte nebuloso nesse assunto. Mas estamos trabalhando em busca de compensações?, disse.

Conteúdos Relacionados